NBA 23/24: 5 trocas propostas pela comunidade
Atingido o ponto de estagnação de atividade na NBA, e sendo ainda cedo demais para iniciar previsões para a temporada que se segue em 23/24, pairam apenas, no mundo da liga norte-americana, dúvidas sobre o possível destino de alguns nomes sonantes que demonstram (ou aparentam demonstrar) algum descontentamento com o cenário atual. Assim, utilizando a trade machine da Fanspo, avaliamos possíveis trocas por Damian Lillard, James Harden, Pascal Siakam e Zach Lavine, propostas pelos seus utilizadores.
MIAMI HEAT: Damian Lillard
PORTLAND TRAIL BLAZERS: Ben Simmons, Duncan Robinson, Jaime Jaquez Jr., Nikola Jovic, 4 picks de 1ª ronda
BROOKLYN NETS: Tyler Herro, Jusuf Nurkic
Das três equipas, poucas dúvidas haverá sobre quem aceitaria primeiramente a troca proposta. Com um pacote que não foge ao discutido ao longo das últimas semanas, os Heat conseguiriam juntar o seu alvo mais desejado ao plantel, sem se desfazerem de Butler ou Adebayo, mantendo Lowry ou podendo utilizá-lo numa outra troca.
Os Nets facilitariam a troca absorvendo o contrato de Nurkic, que neste cenário hipotético seria um backup bastante decente de Nic Claxton, juntando Tyler Herro ao seu core mais jovem composto por Mikal Bridges, Cameron Johnson e Cam Thomas. A equipa de Brooklyn manter-se-ia suficientemente competitiva, podendo incluir uma das picks swaps com Houston – a menos favorável e, por isso, pouco interesse a Sean Marks ficar fora dos playoffs – para garantir os talentos de Herro.
A mais hesitante das equipas seria invariavelmente a do estado de Oregon. Joe Cronin, GM dos Blazers, tem-se demonstrado apreensivo com o retorno apresentado pelos Miami Heat. A diferença seria a chegada de Ben Simmons, ao invés de Herro, a uma equipa já bastante rica em bases (Henderson, Sharpe, Simons). Poderá Ben Simmons ser o desbloqueador da troca de Lillard para Miami? Improvável, mas dependerá do quão confiantes os Blazers estiverem na ressurreição da carreira do jogador australiano.
Nota: Jaime Jacquez Jr. só poderá ser trocado a partir do dia 31 de Julho.
LOS ANGELES CLIPPERS: James Harden, P.J. Tucker
PHILADELPHIA 76ERS: DeMar DeRozan, Norman Powell
CHICAGO BULLS: Marcus Morris Sr., Robert Covington, 1 pick de 1ª ronda e 2 picks de 2ª ronda
O pedido de saída de Philadelphia por James Harden surgiu com surpresa (Q.b.), porém passou rapidamente para segundo plano com o início da free agency e com a exigência de uma troca de Lillard. O rumor mais sonante é a de que o antigo MVP da liga apenas vê com bons olhos uma transição para os Clippers de Los Angeles que aceitariam certamente de bom grado a vinda de Harden e de Tucker, por umas picks futuras e os 3 jogadores envolvidos.
Também Daryl Morey, GM dos Sixers, já admitiu só trocar Harden por outro All-Star, apesar do base estar em último ano de contrato e ter tornado pública as suas vontades. Sem saber se DeRozan, também em final de contrato, será suficientemente aliciante para a equipa de Philadelphia, a realidade é que será muito provavelmente um dos melhores jogadores disponíveis para juntar a Embiid e Maxey, com a vinda de Powell a adocicar o pacote.
Porém, toda a troca dependerá da vontade dos Bulls em se desfazerem da sua principal figura, em prol de uma reconstrução na qual parte do seu capital de draft está nas mãos dos Orlando Magic. Se os Bulls optarem por um rebuild e Philadelphia se contentar com outra estrela no final do seu prime, não serão os Clippers a travar a concretização do negócio.
TORONTO RAPTORS: Julius Randle, Immanuel Quickley, 2 picks de 1ª ronda
NEW YORK KNICKS: Pascal Siakam
Uma troca direta entre Knicks e Raptors que as aproximaria mais dos seus objetivos. Os Knicks tornar-se-iam mais competitivos com Pascal Siakam, apesar da saída de Quickley que é o elemento-chave da troca. A equipa de Toronto abria espaço para Barnes e Anunoby nas posições de extremo, acreditando que a estadia de Randle em Toronto seria breve, servindo como nova moeda de troca num futuro próximo.
Os Knicks poderão demonstrar-se hesitantes em trocar o vice-sexto-homem-do-ano ou não confiarem nas hipóteses de renovar com Siakam – ainda que Nova Iorque possa mudar as ideias do extremo camaronês, aparentemente apenas interessado em ficar no Canadá. Quanto aos Raptors, Quickley (um base de que carecem), 2 escolhas e um Randle bem-afinado, com a possibilidade de render mais talento jovem e/ou escolhas, deverá ser um dos melhores pacotes disponíveis no mercado.
NEW ORLEANS PELICANS: Zach Lavine
CHICAGO BULLS: CJ McCollum, Dyson Daniels, 2 picks de 1ª ronda
Com a situação clínica de Zion Williamson constantemente em causa, faz sentido que os Pelicans procurem alternativas de rejuvenescimento. Caso os Bulls entrem em reconstrução, como visto anteriormente, é possível que procurem colocação para as suas três principais figuras procurando talento jovem e escolhas de 1ª ronda. Um pacote que os Pelicans poderão oferecer, controlando praticamente todas as suas escolhas, e algumas dos Lakers, mais uma panóplia de opções jovens, neste caso o selecionado Dyson Daniels, para juntar Lavine a Zion e Ingram.
McCollum teria de ser incluído por questões salariais, porém os Bulls não parecem interessados em seguir essa direção, pelo menos para já. Lavine e Derozan são nomes a ter em conta na trade deadline, caso não sejam trocados até lá.