Últimos dias do ano são sinónimo de balanço. O Fair Play não foge à regra e nos próximos dias trazer-lhe-á os melhores nadadores de 2017
Altura de retrospectivas e de recordar o ano 2017. O Fair Play dará destaque aos nadadores internacionais e nacionais que estiveram em maior destaque ao longo do ano que agora finda
Confessamos!
Este top não foi nada fácil de fazer, sobretudo porque só cabem 10 nadadores e porque o ano de 2017 – principalmente no sector masculino – pautou-se por um enorme equilíbrio.
Se nas senhoras Angélica André venceu todos os títulos nacionais que podia vencer, nos senhores o campeão nacional absoluto dos 10 km não conseguiu ser campeão nacional absoluto dos 5 km e nenhum dos dois foi campeão nacional absoluto dos 5 km no nacional de verão.
Para além da dificuldade de hierarquizar este top, ainda foi de extrema dificuldade escolher quem ficaria de fora. Nesse sentido, fazemos menção honrosa a quatro jovens nadadores que nos anos vindouros certamente entrarão nos 10 mais.
São eles, Mafalda Rosa (CNRM), a nadadora que conseguiu a segunda melhor classificação portuguesa de sempre num Europeu de Juniores, ao ser 7ª classificada nos 5 km, em Marselha, Diogo José (ASSSCC), campeão nacional júnior dos 7,5 km e 24º na mesma distância nos Europeus de Juniores, Sara Alves, igualmente da Columbófila Cantanhedense e igualmente campeã nacional júnior dos 7,5 km. Nos Europeus de Juniores foi 21ª da distância. Referência ainda para Diogo Nunes (CFP), o nadador júnior de 1º ano que terminou a temporada a bater-se com os melhores nadadores seniores, quer no nacional de Verão, quer no circuito nacional de Águas Abertas.
#10 - Diogo Marques (ASSSCC)
Foto: Luís Filipe Nunes
O nadador da Columbófila Cantanhedense foi o melhor português no Europeu de Juniores, classificando-se na 13ª posição e foi 2º no Nacional de Longa Distância.
Em 2017 foi convocado para nadar duas etapas da Taça do Mundo em representação de Portugal, mas não conseguiu concluir nenhuma das duas. Voltará, certamente, a ser aposta em 2018 e aí terá novas oportunidades de mostrar o seu enorme valor.
#9 - Eva Carvalho (SFUAP)
Foto: Luís Filipe Nunes
A nadadora que agora representa o Benfica coleccionou bronzes em 2017. Foi terceira nos 5 e 10 km nos nacionais de Inverno e 3ª nos nacionais de Verão.
Foi uma de três nadadoras portuguesas a competir na etapa de Setúbal da Taça do Mundo, mas as condições duras da baía setubalense obrigaram-na a desistir.
#8 - Hugo Ribeiro (ESJB)
Foto: Virgui Izquierdo
É difícil ter termo de comparação entre o nadador do Estrelas e os restantes neste top porque Hugo Ribeiro não participou na maior parte das provas que os rivais, mas o que é certo é que quando participou (no circuito nacional de águas abertas), na maioria das vezes ganhou. Foi vice-campeão do circuito, mas o feito maior de Ribeiro em 2017 foi a vitória na Tripla Coroa das Ilhas Atlânticas.
#7 - Tiago Campos (CNRM)
Foto: Luís Filipe Nunes
É o mais novo do top e uma das maiores promessas das águas abertas portuguesas. Ainda júnior, bateu o pé aos seniores, principalmente nos 10 km dos nacionais de Inverno quando foi vice-campeão nacional absoluto (e campeão júnior).
A carreira internacional iniciou-se este ano, nos Europeus de Juniores de AA, onde foi 22º classificado.
Certamente que em 2018 terá mais oportunidades de envergar a touca de Portugal
#6 - Mário Bonança (SCP)
Foto: Olhar by Pardal
O nadador do Sporting despediu-se este ano da alta competição, numa das melhores épocas da sua carreira.
Terminou sagrando-se vice-campeão nacional absoluto dos 5 km nos nacionais de Verão, melhorando uma posição em relação aos 5 km dos nacionais de Inverno, os mesmos onde foi bronze sénior aos 10 km.
#5 - Alexandre Coutinho (ASSSCC)
Foto: Luís Filipe Nunes
Campeão nacional sénior dos 5km no Inverno, campeão nacional absoluto dos 5 km no Verão. Os 5 km parecem ser a distância que assentam melhor ao nadador de Cantanhede, mas também nos 10 km não esteve mal, ao ser vice-campeão nacional sénior.
Representou Portugal na etapa de Setúbal da Taça do Mundo, onde foi 37º classificado.
#4 - José Carvalho (SFUAP)
Foto: Luís Filipe Nunes
Iniciou a época de AA da melhor maneira, ao ser campeão nacional júnior e absoluto dos 5 km e vice-campeão júnior e bronze absoluto nos 10 km. No Verão foi bronze absoluto nos 5 km.
Pelo caminho participou na etapa de Setúbal da Taça do Mundo (38º) e nos Europeus de Juniores (26º).
#3 - Rafael Gil (SLB)
Foto: Luís Filipe Nunes
Foi o melhor nadador masculino de AA em 2017.
Foi o campeão nacional dos 10km, o vencedor do nacional de longa distância e o vencedor do circuito nacional de AA.
A nível internacional foi sempre o melhor classificado dos portugueses. Em Setúbal foi 36º e em Abu Dhabi foi 52º.
#2 - Vânia Neves (CFP)
Foto: Luís Filipe Nunes
Um 2017 de prata. Foi a vice-campeã nacional dos 5 e dos 10 km no Inverno, vice-campeã dos 5 km no Verão e vice-campeã do circuito nacional.
Coloca-mo-la à frente de nadadores que foram campeões nacionais em 2017 porque a olímpica conseguiu o apuramento para os Mundiais (só acompanhada pela #1 do top), onde foi 41ª nos 10 km e 25ª nos 5 km.
#1 - Angélica André (CFP)
Foto: Luís Filipe Nunes
Sem hipótese!
Angélica esteve intransponível no plano interno vencendo tudo o que houve para vencer (5 km, 10 km, circuito nacional e longa distância). Foi a 19ª melhor do mundo nos 5 km na Hungria e 35ª nos 10 km.
Mas a grande nota de destaque vai para o 8º lugar na etapa de Setúbal batendo-se de igual para igual com as melhores do mundo.
É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.