MotoGP 2024: Jorge Martín com uma mão no título
O MotoGP 2024 foi à Malásia cumprir a 19ª e penúltima ronda do Mundial de 2024. Num fim de semana em que os destaques foram, naturalmente, os candidatos ao título, um erro de Bagnaia poderá ter decidido o campeonato para o lado de Martín.
Bagnaia era dado como o favorito neste fim de semana. Historicamente, o piloto sempre se deu muito bem na pista de Sepang e Martín admitiu que seria difícil bater o italiano naquele país do sudeste asiático.
E confirmou a superioridade numa sessão de qualificação absolutamente extraordinária, em que confirmou a pole position na sua última volta, tendo sido duas décimas mais rápido que o rival da Pramac.
A grelha ficava definida tal e qual como todos queríamos: os dois candidatos nas duas primeiras posições. Alex Márquez completava a primeira linha da grelha, mas sem grandes esperanças de incomodar a luta cimeira com a sua GP23.
Chegando à sprint, pequenas gotas de chuva começaram a cair momentos antes da saída para a volta de aquecimento, não sendo suficiente para obrigar a trocar os pneus para compostos de pista molhada. Na partida, Bagnaia foi incapaz de seguir Martín e perdeu a liderança antes mesmo da chegada à curva 1. Bagnaia via-se, agora, obrigado a perseguir o piloto da Pramac de forma a poder tirar pontos na tabela. Porém, ao fim de apenas três voltas, o piloto da Ducati perdeu a frente e caiu na curva 9. Um balde de água fria caia sobre a sua cabeça.
Neste momento, terminava a emoção da prova. E não foi pelo facto de não haver luta pela vitória, foi mesmo pela falta de lutas ao longo do pelotão.
E assim terminou a sprint. Martín venceu, Márquez ficou em segundo lugar e Bastianini fechou o pódio. O grande destaque foi para Quartararo que, longe das lutas, conquistou um muito sólido quinto lugar, a melhor classificação da temporada para a Yamaha.
Com estes resultados, Martín abria uma vantagem de 29 pontos na liderança e deixava as contas do título praticamente encerradas. Ainda assim, ainda precisava de terminar a corrida de domingo.
No domingo, a história não poderia ser melhor para os fãs. Um grande arranque de Martín, à semelhança de sábado, meteu os dois pilotos em disputa pela liderança na chegada à curva 1. Bagnaia apertou o espanhol, que teve dificuldades na inserção da curva, e ultrapassou-o com uma “tesoura”, garantindo a ponta na curva dois. Porém, um grave acidente entre Jack Miller, Fabio Quartararo e Brad Binder, trouxe a bandeira vermelha e consequente interrupção da prova. Felizmente, os três pilotos escaparam ilesos do sucedido e o piloto francês da Yamaha ainda pode participar com a segunda moto no reinício.
Na segunda partida, repetiu-se o cenário da anterior, mas desta vez Martín ficou pelo primeiro lugar. O que se sucedeu de seguida foi uma maravilha como poucas que acontecem no desporto motorizado. Os dois pilotos trocaram de posição 11 vezes em três voltas e o piloto da Ducati saiu afortunado com a liderança da corrida. Mas o que vale mesmo a pena é ver o espetáculo:
Sem palavras, que luta! 🥵#sporttvportugal #MOTOGPnasporttv #MotoGP #MalaysianGP pic.twitter.com/l86WUAJFFV
— sport tv (@sporttvportugal) November 3, 2024
Martín percebeu que não era ele que precisava de arriscar, mas Bagnaia. Daí, o piloto 89 pensou nas contas do campeonato e jogou pelo seguro, desistindo da luta. Os dois pilotos também se afastaram de Marc Márquez, deixando praticamente definido o top-3. Só que Márquez pensou que poderia ir atrás do segundo lugar e apertou ritmo, no entanto, as esperanças terminaram com a sua queda na última curva. Márquez ainda regressou à prova, mas no fundo do pelotão.
Seguiu-se assim toda uma gestão de Bagnaia até ao fim. Aliás, o ainda campeão precisava de fazê-lo, uma vez que tinha calçado o pneu macio na dianteira da sua GP24. Quanto a Martín, tinha optado pelo médio.
Nas voltas finais, o líder do campeonato aumentou o ritmo para tentar alcançar a vitória, fazendo uso dos pneus em melhores condições, todavia, uma quase queda a cinco voltas do fim foi o alerta para que se contentasse com o segundo posto e a perda de apenas cinco ponto, da mesma forma que na passagem pela reta da meta na volta seguinte tenha sido aconselhado pela equipa a acalmar o ritmo.
E assim deu-se a vitória de Bagnaia. O italiano conquistou a décima vitória na temporada e a 28ª na carreira. Martín chegou em segundo e Bastianini fechou o pódio.
Com estes resultados, Jorge Martín está a apenas dois pontos de se tornar campeão do mundo de MotoGP pela primeira vez na carreira. Vencer a sprint do próximo GP será suficiente.
#TheRematch rolls on to the finale! 🤩
24 points apart with #TissotSprint and a race left in order to decide the #MotoGP Championship ⚔️#MalaysianGP 🇲🇾 pic.twitter.com/NUd7VIYaY3
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 3, 2024
A localização do próximo Grande Prémio ainda não foi anunciada, uma vez que a catástrofe climática na Comunidade Valenciana obrigou a alterar os planos para a 20ª ronda do Mundial de motovelocidade. Ainda assim, os rumores apontam para Barcelona, em data que será também confirmada.