MotoGP 2024: Chuva abençoada dá força a Bagnaia
O MotoGP 2024 foi à Tailândia realizar a 18ª ronda do mundial de 2024. Num fim de semana de condições atmosféricas variadas, Francesco Bagnaia tirou três pontos a Jorge Martín adiando mais a decisão do campeonato.
Comecemos pelo piloto da Ducati Team. Bagnaia tinha muito trabalho a fazer e usou essa pressão a seu favor para conquistar a pole position, partindo em vantagem para as duas provas pontuáveis do fim de semana. E mais motivado terá ficado ao ver Martín apenas na terceira posição da grelha. Mas ainda faltava o mais importante: conquistar pontos ao rival.
Já sendo conhecidos os problemas do tricampeão do mundo nas sprints, o arranque não foi um deles. Uma boa partida do italiano sobre Bastinanini e Martin, fez-lhe conservar a ponta da prova por pouco mais de duas centenas de metros, até uma manobra musculada de Martín para tentar ascender à liderança a partir do terceiro lugar, levando o piloto de Turin a sair de pista momentaneamente. A saída foi suficiente para cair até ao terceiro posto, acabando por ver o seu companheiro de equipa e Marc Márquez chegarem às duas primeiras posições. Mas nem tudo foi mau para o piloto, pelo menos viu Martín a cair para quinto, atrás de Pedro Acosta. ‘Pecco’, para sua felicidade, ultrapassou Márquez na saída da curva 3. Todavia, não era o dia do piloto de 27 anos, como nunca é nas sprints, e começou a criar um fosso para Bastianini e parecia ficar cada vez mais difícil vencer. Ao fim de cinco voltas, a diferença já superava o 1 segundo. Para piorar, Martín já começara a sua ‘remontada’ e situava-se no terceiro posto. E não demorou muito. Na sétima volta, Martín ultrapassou o rival italiano.
E assim ficou a sprint. Bastianini venceu, conquistando a segunda vitória em sprint esta temporada. Martín cruzou em segundo e Bagnaia fechou o pódio.
No domingo Bagnaia precisava de fazer diferente e, desta vez, à chuva. Repetiu o excelente arranque de sábado, mas o que não esperava é que Martín arrancasse como se num foguete estivesse, ascendendo, assim, à liderança nos primeiros 50 metros da prova. Bagnaia precisava agora de ir atrás do prejuízo e fê-lo ainda na primeira volta, mas não arriscando uma ultrapassagem em momento tão prematuro da prova. Seguiu então o espanhol, esperando pelo momento certo, mas olhando sempre para trás, dado que Márquez espreitava a luta pela vitória. Na curva três da volta cinco chegou esse momento. Martín alargou na entrada da curva, saiu de pista e abriu a porta para a ultrapassagem de Bagnaia e de Márquez. Entrava em défice de pontos nesta prova, o que não era ideal para si. No entanto, havia uma luta a três que poderia calhar em quedas para qualquer um dos pilotos. Márquez não queria saber da luta pelo campeonato e viu uma oportunidade para vencer pela quarta vez esta época. Pressionou, pressionou, chegou a estar momentaneamente em primeiro na volta 11, mas na volta 13, viria o fim da luta para o piloto da Gresini. Uma passagem demasiado rápida na curva oito provocou a queda do octocampeão do mundo, terminando assim as aspirações de vencer. Martín também já havia desistido da luta, pensando apenas no campeonato e levando uma desvantagem superior a dois segundos para Bagnaia, ficando assim estendida a passadeira para o piloto da Ducati.
E assim foi. Bagnaia venceu a prova e conquistou a nona vitória na época, Martín cruzou a linha em segundo e Pedro Acosta fechou o pódio, terminando assim a sua seca de pontos que começara no Japão.
No composto do fim de semana, Bagnaia apenas tirou três pontos a Martín e, neste momento, ser segundo lugar em todas as provas é suficiente para o piloto da Pramac se tornar campeão do mundo.
Este resultado também garantiu a conquista do campeonato de equipas à Ducati Team, que conquista assim o campeonato que fugira em 2023
Meet your 2024 TEAMS’ World Champions! 😍 #ForzaDucati #DucatiLenovoTeam pic.twitter.com/ZEWFZLELlv
— Ducati Corse (@ducaticorse) October 27, 2024
Classificação do campeonato:
After the #ThaiGP, the gap gets shorter 🔥
The @88jorgemartin vs @PeccoBagnaia fight is well and truly ON with just 2 Grand Prix left 🌶️#TheRematch 🏁 pic.twitter.com/j70NJdE1Ia
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 27, 2024
O próximo Grande Prémio de MotoGP realiza-se no próximo fim de semana (1-3 de novembro), no circuito de Sepang, Malásia.