MotoGP 2024: Bagnaia vai do céu ao inferno
Um fim de semana que se adivinhava positivo para Pecco Bagnaia, terminou na gravilha de Misano. O italiano deu um passo em frente, mas acabou por dar dois atrás na luta pelo campeonato de pilotos deste MotoGP 2024. A Ducati confirmou o seu domínio e faturou mais uma vez.
Após uma sexta-feira difícil, onde Miguel Oliveira sofreu uma queda, no sábado de manhã era hora de dar a volta por cima na Q1, tentando garantir a qualificação para a Q2.
E o português voou alto e garantiu a presença na Q2. Brad Binder foi o piloto mais rápido, ao marcar um tempo de 1:31.070. Oliveira ficou logo atrás, a 76 milésimos do sul-africano. Assim, estes dois pilotos juntavam-se a outros 10 na luta pela pole position.
Na Q2, a Ducati dominou como seria de esperar e a pole position foi conquistada por Francesco Bagnaia. 1:30.031 foi o tempo do italiano, 214 milésimos mais rápido que o segundo posto, Jorge Martín. Enea Bastianini fechou o top-3, a mais de meio segundo do companheiro de equipa. Oliveira não foi além do 12º posto, a mais de um segundo do pole-sitter.
Na sprint, com um sol radiante a brilhar sobre Misano, as luzes desligaram-se e Martín, com um fantástico arranque, saltou para a liderança da prova. Brad Binder, com um arranque semelhante ao do espanhol, ‘saltou’ para a vice-liderança.. No entanto, ainda durante a primeira volta, o piloto da KTM perdeu posições para Bagnaia, Bastianini e Márquez. O português Oliveira, com um mau arranque, perdeu três posições.
🚦 ROUND TWO IN MISANO IS GO! 🚦@PeccoBagnaia has been relegated to third! @88jorgemartin leads! 🚀#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/fRgxh1SzmM
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 21, 2024
Logo na segunda volta ficou definida a ordem das batalhas da corrida. Os quatro primeiros do campeonato ocuparam as duas primeiras posições, mas Martín e Bagnaia começaram a ganhar vantagem em relação aos outros dois, deixando no ar que seriam aqueles a lutar pela vitória.
Grande destaque para a prova que Oliveira estava a fazer. Após perder várias posições no arranque, o português recuperara para a 11º na sétima volta.
Foi na volta oito que Bagnaia conseguiu ultrapassar o arquirrival, quando este alargou na passagem pela curva 13.
🚨 MARTIN GOES WIDE! 🚨
@PeccoBagnaia forces @88jorgemartin to crack!
The hunter is now the hunted! 🔄#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/htHuWm1VMp
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 21, 2024
E a partir do momento em que se viu na liderança, nunca mais a perdeu. Baganaia venceu a sprint, Martín ficou em segundo lugar e Bastianini fechou o pódio. É a vitória número quatro para o bicampeão em sprints nesta temporada. Miguel Oliveira fechou em 11º lugar.
A #TissotSprint victory that sees the championship gap close to just for points 💨
We're back tomorrow for the next instalment in the 2024 title chase ⚔️#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/yRWinN55XJ
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 21, 2024
No domingo, Martin fez um excelente arranque e chegou mesmo a passar por Bagnaia na curva 1, mas logo na curva dois o italiano respondeu ao espanhol, retornando à liderança. Bastianini seguiu logo atrás dos dois, apesar do ataque de Binder nas primeiras curvas. Oliveira segurou a 12ª posição no arranque, mas perdeu uma posição para Jack Miller na curva 10. Martin passou por Bagnaia na curva 7 da quarta volta, numa altura em que Bastianini, Pedro Acosta e Marc Márquez se juntavam à luta pela vitória.
💥 @88jorgemartin attacks again!
This time he holds it! 👊#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/8lyFndTRmx
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 22, 2024
Na volta seguinte, as contas complicavam-se para Bagnaia, depois do seu companheiro de equipa o ter passado na curva 10. Depois da queda de Binder na segunda volta, foi Acosta a cair na volta 9, dificultando as contas do campeonato de construtores à KTM e praticamente oferecendo o título à Ducati. A corrida entrou numa fase monótona por volta de meio da prova. Martin liderava com cerca de seis décimos de vantagem para Bastianini. Por sua vez, o 23 da Ducati levava uma vantagem de 2,5 segundos para Bagnaia
No entanto, o número 1 começava a apertar o ritmo e aos poucos começou a aproximar-se dos dois da frente. Nesta fase, o piloto rodava no segundo 30 constantemente, já os dois da frente rodavam em 31.Mas Baganaia foi demasiado rápido e foi ao inferno na volta 21. Na travagem para a curva 7 o italiano sofreu um ‘low-side’ e caiu, acabando por completo as aspirações de vencer esta corrida.
CAN YOU BELIEVE IT?! 🤯@88jorgemartin has just been GIFTED a possible 29-point championship advantage! 💥#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/p0mUTnHABL
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 22, 2024
As últimas voltas trouxeram uma luta brilhante entre Martín e Bastianini que só ficou resolvida na última volta. Na chegada à curva 4, Bastianini travou tardíssimo e ficou lado a lado com Martín, mas um ligeiro toque entre ambos levou Martín para fora de pista. Uma manobra com um toque de polémica, mas assim são as corridas.
🚨 ONE LAP TO GO! 🚨@BESTIA23 FORCES @88JORGEMARTIN TO GIVE! 🤯#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/l7zz01URvj
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 22, 2024
Bastianini venceu a corrida, a segunda da temporada. Martín ficou com o segundo lugar e Márquez fechou o pódio. Miguel Oliveira, com mais uma boa corrida, terminou em 10º.
The Beast prevails in the battle of Emilia Romagna! 🏁#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/SFFbEsSmax
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 22, 2024
Com este resultado, a Ducati venceu o campeonato de construtores. É o quinto seguido para a marca de Borgo Panigale e o sexto na história.
Constructors' Championship secured at Round 14 ✅👑@ducaticorse make more history on home turf! 🏆
Congratulations on a remarkable season that is still far from over! 👏#EmiliaRomagnaGP 🏁 | #MotoGP pic.twitter.com/Y8iNE1YhrE
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 22, 2024
Classificação do campeonato de pilotos:
It's time to pack our bags and fly off to Indonesia! 🇮🇩
Six rounds in eight weeks to decide the 2024 #MotoGP crown and if today is anything to by…
Expect the unexpected 👊#EmiliaRomagnaGP 🏁 pic.twitter.com/jcvDn41z00
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 22, 2024