MotoGP 2024: Bagnaia, o ‘Toro’ da Áustria
Mais um fim-de-semana de excelência no Campeonato do Mundo de MotoGP. Bagnaia dominou e conquistou a pontuação máxima, mostrando que é o piloto mais forte nesta segunda metade da temporada.
A Q1 foi agridoce para Miguel Oliveira. Fez um grande tempo, mas não foi suficiente para se qualificar, visto que fez exatamente o mesmo tempo de Pol Espargaró, wild-card da Red Bull KTM este fim de semana. 1:28.635 foi o tempo feito pelos pilotos ibéricos, no entanto, como o espanhol realizou primeiro a volta, ficou com o segundo e último lugar de qualificação para a Q2. Jack Miller foi o mais rápido da sessão ao marcar 1:28.567.
E na Q2 só deu Jorge Martín. Não só teve o tempo todo na primeira posição, como garantiu a ‘pole position’ ao fazer uma volta absolutamente espetacular. 1:27.748 valeu a ponta da grelha e o recorde de pista, deixando Pecco Bagnaia a 141 milésimos e Marc Márquez a mais de meio segundo.
🔥 @88jorgemartin obliterates a new all-time lap record and puts it on pole with a 1:27.748! @PeccoBagnaia and @marcmarquez93 will fire from the front row tomorrow 🚀#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/9h6AuRL7mX
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 17, 2024
um grande arranque de Bagnaia deixou o italiano na liderança ainda nos primeiros metros da sprint. Na chegada à primeira curva, Bagnaia, Martín e Márquez disputaram a primeira posição, mas o pupilo de Rossi levou a melhor sobre os espanhóis. Alex Márquez foi o primeiro piloto a cair, na chicane.
Ainda assim, Martin respondeu a Bagnaia na curva três, roubando a primeira posição ao piloto número 1.
🚦 LIGHTS OUT in the #TissotSprint 🚦@PeccoBagnaia gets the holeshot 🚀#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/bAYM33ytgW
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 17, 2024
Porém, uma travagem tardia de Martin fez o espanhol falhar a chicane, perdendo a primeira posição para o rival da Ducati. Nessa mesma volta, os comissários de prova abriram uma investigação ao piloto da Pramac para averiguarem se ganhou algum tipo de vantagem. Três voltas, o 89 foi penalizado com uma volta longa por não ter feito o traçado da escapatória de uma forma correta. Duas voltas depois, cumpriu a penalização e perdeu o segundo posto para Marc Márquez.
LOCKING HORNS EARLY! And Martin goes wide 💥@PeccoBagnaia retakes the lead after an early battle with @88jorgemartin ⚔️😅#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/j7qfA7QkIK
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 17, 2024
Na décima volta Bastianini em modo-ataque ascendeu ao quinto lugar após uma belíssima ultrapassagem a Franco Morbidelli na curva 1. Na mesma volta, mas na curva 3, Marc Márquez caiu quando rodava na segunda posição.
😱 💥 @marcmarquez93 HAS GONE DOWN!
The Spaniard has dropped from 2nd to the back of the field 📉#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/vmWa9slwgp
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 17, 2024
E não deu hipóteses. Pecco Bagnaia venceu a sprint com cerca de 4,6 segundos de vantagem para Martin. Venceu aquele que não cometeu nenhum erro. Aleix Espargaró completou o pódio. Miguel Oliveira terminou em 13º, após passar quase toda a prova em 10º.
Com este resultado, Bagnaia e Martín ficaram empatados na tabela do campeonato com 250 pontos.
As luzes apagaram-se e deu-se início à corrida principal. Pecco Bagnaia fez um grande arranque, mas desta vez Martín conseguiu fazer um bom arranque, deixando em aberto a disputa pela liderança para a primeira curva. Quem ficou fora dessa luta foi Marc Márquez, que ao falhar a ativação do ‘holeshot’ sofreu um mau arranque, acabando por perder várias posições. Na chegada à curva 1, Bagnaia chegou a estar à frente do rival, mas na saída, Martín levou melhor sobre o campeão do mundo. Márquez envolveu-se num toque com Morbidelli, levando ambos os pilotos a incursar fora de pista. Márquez caiu, assim, para a 14ª posição. Oliveira também fez um bom arranque, mas um erro na curva três demoveu o piloto para 18º.
🚦 LIGHTS OUT IN SPIELBERG 🚦@88jorgemartin leads @PeccoBagnaia as @marcmarquez93 falls backwards! 😱#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/qMXEHQMBda
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 18, 2024
Mas era o dia de Bagnaia e o italiano não se demorou a recuperar a ponta da corrida. Fê-lo logo na curva 1 da segunda volta, depois de aproveitar toda a aspiração da GP24 de Martín.
Coming in hot 🔥@PeccoBagnaia hits the front! And @Bestia23 has climbed up to 3rd 📈#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/AzHWUSf97a
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 18, 2024
A partir daqui foi uma perseguição endiabrada do piloto da Pramac ao da Ducati durante várias voltas. Bastianini estava na terceira posição e tentava aproximar-se dos dois da frente, no entanto, a distância só aumentava, deixando o 23 da Ducati em ‘terra de ninguém’, chegando a estar a mais de quatro segundos da frente e a seis do piloto em quarto, Brad Binder.
Márquez também já tinha começado a sua recuperação, voltando ao top-10 na volta 4 ao ultrapassar Pol Espargaró.
Back into the Top 10 🔙@marcmarquez93 gets past @polespargaro 🔄#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/ySeprCGpsJ
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 18, 2024
As distancias foram aumentando entre todos os pilotos e, a dada altura, Bagnaia liderava com dois segundos de vantagem sobre Martin, e este já estava a seis segundos de Bastianini. Márquez chegou ao quarto lugar a 11 voltas do fim, mas a tarefa de chegar ao pódio já era quase impossível, dado que o piloto da moto 23 já estava a oito segundos.
Miguel Oliveira também foi um dos pilotos em destaque pela sua posição. Durante algumas voltas, o português chegou a ser um dos pilotos mais rápidos em pista, dando mesmo a sensação que a má-fortuna da qualificação estivesse a ser o entrave para um grande resultado.
E assim terminou a corrida. Bagnaia venceu a prova, conquistando a sétima vitória de 2024 e a 25ª na carreira, Martín seguiu-lhe no segundo lugar e Bastianini fechou o pódio. Oliveira terminou em 12º. Jack Miller foi o único a sofrer uma queda, mas ainda voltou à prova. Raul Fernandez e Luca Marini abandonaram por problemas técnicos.
👑 @PeccoBagnaia reigns supreme in the Ring!
He does the double in Spielberg ahead of @88jorgemartin and teammate @Bestia23 🥈🥉#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/hQ6FEQ5CYw
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 18, 2024
Bagnaia assume, assim, a liderança isolada do campeonato com 275 pontos, mais cinco do que Martín e mais 61 do que Bastianini.
275 🆚 270 @PeccoBagnaia seized the Championship lead yesterday and today he extends it 📈#AustrianGP 🇦🇹 pic.twitter.com/FYpTxlaWOS
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 18, 2024
O MotoGP volta no fim de semana de 30 de agosto a 1 de setembro, para o Grande prémio de Aragão.