MotoGP 2023: Recital italiano na Argentina
Realizou-se o GP da Argentina de MotoGP e tanto os pilotos italianos como as motos italianas mostraram que estão cá para tomar partido do MotoGP. Miguel Oliveira e Marc Marquez, ambos lesionados após o acidente de Portimão, falharam esta ronda do mundial de motovelocidade.
Qualificação
Alex Marquez e Fabio Quartararo foram os pilotos que se qualificaram no Q1, com o espanhol a fazer o melhor tempo da sessão. 1:47.317 foi tempo cronometrado pelo piloto da Team Gresini. No final, Marquez ainda protagonizou um momento arrepiante quando um incendio deflagrou na sua moto.
Alex Marquez crashes, rejoins, CATCHES FIRE pic.twitter.com/r6xGcfGV5M
— Simon Patterson (@denkmit) April 1, 2023
No Q2, o mesmo Marquez surpreendeu e conquistou a “pole position”, ficando à frente de Marco Bezzechi e de Francesco Bagnaia. Foi a primeira “pole” do piloto de Barcelona no MotoGP Também surpreendente foi a qualificação de Franco Morbidelli. O italiano conseguiu qualificar-se em quarto lugar, fazendo a sua melhor qualificação desde o GP de Espanha de 2021.
⏱️ Q1
? Last lap crash
? Bike sets on fire
?️ Scooter back to the pits
⏱️ Q2
? POLE!Eventful enough, @alexmarquez73? ?#ArgentinaGP ?? pic.twitter.com/jztbEKdoCq
— MotoGP™? (@MotoGP) April 1, 2023
Sprint
Na sprint, Morbidelli teve um “arranque canhão” e chegou momentaneamente a primeiro lugar, mas uma trajetória mais alargada na curva 1 devolveu a ponta da corrida a Marquez. Ainda na primeira volta, o piloto da Yamaha ascendeu à liderança. Destaque foi para Brad Binder que ganhou 12 posições e no final na primeira volta já ia em 3º.
INCREDIBLE first lap from @BradBinder_33! He's in 3rd from 15th! ?
And @FrankyMorbido12 LEADS! ?#ArgentinaGP ?? pic.twitter.com/BPPGqjul0V
— MotoGP™? (@MotoGP) April 1, 2023
Joan Mir também sofreu uma queda na curva 7 e viu-se obrigado a abandonar. O espanhol foi transportado para o centro médico e, mais tarde, para o hospital onde foi diagnosticado com um traumatismo na cabeça e no pescoço, sem fraturas.
Medical Info Update ?
Following his review on Sunday morning, #MotoGP rider #36 @JoanMirOfficial has been declared unfit for the #ArgentinaGP ?? due to head and neck trauma. X-rays on his ankle showed no fractures
— MotoGP™? (@MotoGP) April 2, 2023
A 10 voltas do fim, Binder ultrapassou Morbidelli e ficou na liderança até ao fim. No final, Marco Bezzechi ainda tentou ameaçar o sul-africano, mas o piloto da KTM aguentou a pressão e venceu o segundo sprint da época. A VR46 completou o pódio com Bezzechi em segundo e Marini em terceiro.
The best part?
We get to go racing again tomorrow ?#ArgentinaGP ?? | #TissotSprint pic.twitter.com/NZ4MKlSs3o
— MotoGP™? (@MotoGP) April 1, 2023
Corrida
Marquez com um mau arranque perdeu a posição para Marco Bezzechi. Na curva 5, Binder caiu, mas manteve-se na prova, Quartararo também foi empurrado para fora de pista por Takaaki Nakagami, no entanto, voltou à pista em 16º lugar.
? LIGHTS OUT ?
Bezzecchi bursts through into Turn 1!?️#ArgentinaGP ?? pic.twitter.com/paYlntiG2n
— MotoGP™? (@MotoGP) April 2, 2023
Jack Miller começou a ganhar posições e rapidamente entrou no top-10. Em apenas 6 voltas o australiano ganhou 9 posições, usufruindo da sua habilidade no piso molhado. Esteve durante muitas voltas em lutas com Johann Zarco pela sétima posição, no entanto o francês acabou por levar a melhor.
A familiar sight in wet conditions! ?@jackmilleraus has made huge progress since the start! ?#ArgentinaGP ?? pic.twitter.com/IFXVKOgq7s
— MotoGP™? (@MotoGP) April 2, 2023
Francesco Bagnaia passou a maior parte da sua corrida em terceiro, a perseguir Alex Marquez. O Campeão do Mundo ultrapassou o espanhol na volta 15. Porém, o segundo lugar não durou muito tempo. “Pecco” cometeu um erro 3 voltas mais tarde e caiu. O piloto da Ducati caiu assim para 16º. Apesar da queda, é notória a evolução do italiano em condições adversas.
O maior destaque da corrida e até de todo o fim de semana vai para Franco Morbidelli. O piloto da Yamaha esteve numa forma impressionante, possivelmente calando muito críticos. O ideal seria voltar à forma de 2020, ano em que foi vice-campeão do mundo. Os quartos lugares conquistados nas duas corridas na Argentina são promissores e a época é longa. Nas próximas corridas perceberemos se estes resultados foram algo esporádico ou se o romano deu uma reviravolta à sua carreira.
Marco Bezzechi talvez tenha sido a grande figura do Grande Prémio. Segundo lugar no Q2, segundo lugar na Sprint, vitória na corrida e liderança do campeonato. O pupilo de Valentino Rossi está a mostrar toda a sua qualidade neste início de temporada. Na corrida mostrou um domínio absoluto e uma exibição perfeita à chuva. Resta saber até onde a Ducati deixará Bezzechi “esticar a corda” e se deixará incomodar os principais pilotos da construtora italiana.
Como já foi referido, Bezzechi venceu, Alex Marquez cruzou em segundo e Johann Zarco fechou o pódio. Com o resultado, Bezzechi lidera o campeonato. O próximo GP realiza-se entre 14 e 16 de abril, em Austin, Texas.
A new contender is born! ?#ArgentinaGP ?? pic.twitter.com/g0rrq1mwkd
— MotoGP™? (@MotoGP) April 2, 2023
Classificação do Campeonato de Pilotos:
Leaderboards don't come much better if your name is Marco Bezzecchi! ?️#ArgentinaGP ?? pic.twitter.com/WxvUxFnR8x
— MotoGP™? (@MotoGP) April 2, 2023