MotoGP 2023: Emoção e golpe de teatro em Nova Delhi

Diogo SoaresSetembro 24, 20237min0

MotoGP 2023: Emoção e golpe de teatro em Nova Delhi

Diogo SoaresSetembro 24, 20237min0
Diogo Soares dá-nos conta do golpe de teatro em Nova Delhi na prova do MotoGP 2023 que não correu bem a Miguel Oliveira

O MotoGP estreou-se no Buddh Internacional Circuit, em Nova Delhi. A capital indiana ofereceu imensa emoção e terminou com um golpe de teatro protagonizado por Francesco “Pecco” Bagnaia.

Qualificação

Miguel Oliveira não obteve os resultados desejados nos treinos e teve de submeter-se à Q1, porém, a sorte não estava do lado do português. O Falcão apenas conseguiu o 19º, ficando longe dos lugares que dão acesso à Q2. Raul Fernandez liderou a sessão e conseguiu qualificar-se para a Q2, à frente de Alex Márquez, que seguiu o mesmo destino do piloto espanhol.

No entanto, Alex Marquez não viria a participar de todo na Q2. O piloto da Team Gresini sofreu uma queda no final da Q1 e queixou-se de dores. Imediatamente, o piloto foi levado ao posto médico do circuito, tendo, de seguida, sido transferido para o hospital anexo ao circuito, onde foram detetadas fraturas nas costelas. Marquez foi declarado inapto para correr no resto do fim de semana.

Na Q2, o domínio da Ducati voltou a ser avassalador. Bezzechi conquistou a “pole position”, à frente de Martín e Bagnaia, respetivamente. Os três candidatos ao título fecharam o top-3, prometendo “show” para as duas corridas do fim de semana. Mas a maior surpresa ficaria reservada para Joan Mir. O piloto da Repsol Honda conseguiu um brilhante 5º lugar na grelha, contrariando o sentido da época, que não tem sido feliz para o Campeão do Mundo de 2020.

Sprint

Jorge Martín com um arranque fortíssimo ascendeu à liderança ainda nos primeiros metros da sprint. Logo na curva 1, Marini falhou a travagem e embateu em Bezzechi, que se manteve de pé, mas Marini sofreu uma queda fortíssima. Foi levado ao centro médico onde detetaram uma fratura da clavícula. Também Pol Espargaró e Stefan Bradl envolveram num outro incidente, mas este apenas resultou no abandono de ambos.

As esperanças de um bom resultado para o Joan Mir terminaram na volta 4. O piloto da Honda sofreu um “low-side” na curva 3 e teve de abandonar a prova. Também Johann Zarco foi vítima da mesma curva na volta 6, mas o francês ainda voltou à prova.

Martín não deu hipóteses aos adversários e venceu a Sprint. Pecco Bagnaia terminou em segundo e Marc Marquez fechou o pódio, ele que não estava no pódio desde a corrida de domingo em Portimão. Marco Bezzechi, com uma recuperação extraordinária, terminou em quinto lugar. Miguel Oliveira cruzou em 12º.

Corrida

Martín repetiu a façanha o dia anterior, onde ascendeu a primeiro nos primeiros metros da largada. Pecco Bagnaia também conquistou o segundo lugar de Bezzechi na travagem para a curva 1 e seguiu ao ataque ao piloto espanhol.

Na curva 4, Jorge Martin travou tardissímo e alargou a trajetória, perdendo a liderança e a vice-liderança para Bagnaia e Bezzechi, respetivamente. Na chegada à última curva, Bagnaia e Bezzechi apareciam lado a lado, mas,com uma melhor entrada na reta da meta, o piloto da VR46 confirmou a subida à primeira posição.

Bezzechi rapidamente descolou na frente e deixou a luta nas mãos de Bagnaia e Martín, no caso, pelo segundo posto. E, na quinta volta, o piloto da Pramac surpreendeu o líder do campeonato e ultrapassou-o na passagem pela curva 4.

No entanto, na volta 13, Bagnaia ultrapassou Martín, após o espanhol ter alargado a trajetória na curva 8.

Mas o segundo lugar de Bagnaia seria breve, pois o piloto acabaria por cair na volta seguinte, deixando ainda mais em aberto as contas do campeonato.

A corrida parecia ter o seu destino traçado sobre quem ia ocupar os lugares do pódio, porém, na última volta, Martín alargou novamente a trajetória na curva 4 – chegando mesmo a sair de pista -, permitindo a aproximação e ultrapassagem de Fabio Quartararo na curva 5. O espanhol não desistiu, e na curva 6 recuperou a posição com uma manobra que teve tanto de espetacular como de agressividade. Os dois seguiram em luta acesa até à linha de chegada, mas o piloto da Pramac levou a melhor sobre o piloto da Yamaha.

E não deu para mais. Marco Bezzechi venceu de forma dominante a corrida em Nova Delhi. Martín cruzou em segundo e Quartararo levou o bronze para casa.

Classificação do Campeonato de Pilotos:

O próximo Grande Prémio de MotoGP realiza-se já no próximo fim-de-semana, em Motegi, no Japão.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS