MotoGP 2023: Pecco Bagnaia domina na Áustria
O Red Bull Ring foi a casa do MotoGP neste fim-de-semana. Na casa da KTM foi a Ducati e Pecco Bagnaia que domimaram a décima ronda do Mundial de Motociclismo.
Qualificação
A Q1 contou com a presença de um dos homens da equipa da casa, Jack Miller, da KTM. E Miller não desiludiu. O australiano foi o líder da sessão com um tempo de 1:28.831, garantindo a passagem à Q2. A acompanhar o piloto da KTM foi Luca Marini, que ficou a 289 milésimos de Miller.
A Q2, que contou com a presença de Miguel Oliveira – ele que teve qualificação direta para a sessão-, foi acompanhada de muita emoção. Francesco Bagnaia conquistou a “pole position”. 1:28.539 foi o tempo marcado pelo Campeão do Mundo. Maverick Viñales ficou em segundo, a apenas 37 milésimos do italiano. A fechar a primeira inha da grelha ficou Brad Binder, a 77 milésimos do tempo da “pole”. Miguel Oliveira conseguiu conquistar o oitavo posto da grelha.
Sprint
Bagnaia, que partia da pole, com umbelo arranque ‘disparou’ na frente da corrida. Na curva 1, um acidente a envolver 6 pilotos “atirou” Miguel Oliveira para fora da corrida. Jorge Martin travou mais tarde e partiu para a ultrapassagem a Quartararo. O francês ficou “ensanduichado” entre duas motas e, a partir daí, aconteceram uma série de colisões inevitáveis.
Na volta 3, Takaaki Nakagami abandonou a corrida após uma queda na curva…
Luca Marini ascendeu ao terceiro posto na volta 6 ao ultrapassar Jack Miller na travagem para a curva 1
Na volta 7, Jorge Martín subiu ao terceiro lugar, com uma ultrapassagem a Luca Marini na curva 3. No entanto, o piloto da Pramac tocou em Marini e provocou do piloto italiano. Incrivelmente, o piloto espanhol escapou a uma penalização.
Fabio Quartararo foi penalizado numa long lap penalty por pilotagem irresponsável ao provocar a queda de Lorenzo Savadori. Augusto Fernandez recebeu a mesma penalização, mas por exceder os limites de pista demasiadas vezes.
Johann Zarco abandonou a corrida na penúltima volta devido a problemas técnicos.
Pecco Bagnaia venceu a sprint, a 4ª da temporada, Binder em segundo e Jorge Martin fechou o pódio.
Após o final da “sprint”, Jorge Martin foi penalizado com uma “long lap penalty” para a corrida de domingo por pilotagem irresponsável no acidente que causou na curva 1.
Corrida
Os semáforos apagaram-se e deu-se início à corrida. Bagnaia e Binder dispararam na ponta da corrida. Maverick Viñales, com um péssimo arranque, perdeu imensas posições, e no fim da primeira volta situava-se na oitava posição. Miguel Oliveira também arrancou mal, perdendo quatro posições na primeira volta.
Alex Marquez ascendeu a terceiro lugar na volta 5, ao ultrapassar Jack Miller na curva 9.
Na volta 7, confirmava-se mais uma deceção para Miguel Oliveira e para os fãs portugueses. O piloto da RNF foi obrigado a abandonar a corrida devido a problemas no sistema híbrido da sua Aprilia.
Na frente da corrida, Bagnaia ia construindo a sua vantagem sobre Binder e as dúvidas sobre o grande vencedor do GP iam diminuindo. No pelotão intermédio a situação era outra. Muitos pilotos estavam em luta, mas as ultrapassagens estavam a tardar em acontecer.
Joan Mir voltava a confirmar a má fase que o assola desde o início da época, visto que caiu na curva 3. O espanhol continua sem conseguir terminar nenhuma corrida de domingo.
Bezzechi ascendia ao último lugar do pódio na volta 23 ao ultrapassar Alex Marquez na curva 9
A corrida terminava e Bagnaia confirmava a 5ª vitória da temporada, Binder cruzava em segundo e repetia o pódio de sábado. Marco Bezzechi fechou o pódio.
A próxima corrida de MotoGP realiza-se entre 1 e 3 de setembro em Barcelona, para o Grande Prémio da Catalunha.
Classificação do Campeonato de Pilotos