Moto GP 2022: Bagnaia vence na Malasia e adia decisões para Valência
A pole position estava estregue a Jorge Martín e em segundo partia um ainda candidato ao título do Moto GP, apesar das escassas hipóteses, Enea Bastianini. A completar a última posição da primeira fila da grelha, estava Marc Marquez. Francesco Bagnaia partia de nono, Aleix Espargaró de décimo e Fabio Quartararo de 12º. O português, Miguel Oliveira, partiu de 18º.
Um excelente arranque valeu ao espanhol da Pramac segurar a primeira posição nas primeiras curvas, mas o grande destaque vai para Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo que “saltaram” para segundo e sexto, respetivamente. Tendo o piloto francês ultrapassado o seu colega de equipa, Franco Morbidelli, no decorrer da primeira volta e, consequentemente, subindo à quinta posição.
Na volta 5 do GP da Malásia de Moto GP, Quartararo ultrapassou Marc Marquez, ascendendo, assim, à quarta colocação. Martin liderava com tranquilidade até cometer um erro que provocou a sua queda e consequente abandono da corrida. “Pecco” Bagnaia tornava-se o novo líder da corrida, seguido por Bastianini e Quartararo alcançava o último lugar de pódio. Marco Bezzecchi ainda chegou a ameaçar a posição do piloto da Yamaha, mas o problema foi rapidamente resolvido com o francês a impor um ritmo ao qual o piloto da VR46 Racing Team não conseguiu acompanhar.
THE RACE LEADER HAS THROWN IT AWAY! ?@88jorgemartin gits the lead to @PeccoBagnaia! ?#MalaysianGP ?? pic.twitter.com/IH949GWYj4
— MotoGP™? (@MotoGP) October 23, 2022
Na metade da corrida, Bastianini chegou à liderança com uma bela ultrapassagem ao compatriota da Ducati na curva 11. Ultrapassagem que foi devolvida na última curva da volta 14 levando o piloto da Ducati de novo à liderança.
? @Bestia23 IS THROUGH! ?#MalaysianGP ?? pic.twitter.com/8woGMjaB0Z
— MotoGP™? (@MotoGP) October 23, 2022
THIS IS IT! ?@PeccoBagnaia IS GOING ALL IN! ?#MalaysianGP ?? pic.twitter.com/gXwAxfzghH
— MotoGP™? (@MotoGP) October 23, 2022
Numa corrida sem muita mais história para contar (o contrário do que tinha acontecido na semana anterior, em Phillip Island), Pecco Bagnaia alcançou a sua 11ª vitória no Moto GP, Enea Bastianini cruzou em segundo lugar, tendo sido o oitavo pódio na categoria rainha do piloto da Team Gresini e com Fabio Quartararo em terceiro lugar, conquistando o 28º pódio na mais alta categoria do motociclismo. Aleix Espargaró fechou em 10º lugar e viu terminadas as esperanças de se sagrar campeão do mundo em 2022. Bastianini ficou, também, sem hipóteses matemáticas de chegar ao título. Miguel Oliveira, que chegou a ocupar P10, terminou em 13º lugar, prejudicado por problemas na aceleração da sua RC16. A Ducati Lenovo Team tornou-se a campeã de equipas, o segundo campeonato consecutivo e o terceiro em toda a história.
For the second year in a row, the #DucatiLenovoTeam clinches the Teams' World Title in @motogp! ?
#ForzaDucati pic.twitter.com/5HunC0F2SY
— Ducati Corse (@ducaticorse) October 23, 2022
RESULTADO DA CORRIDA:
Annnnddd relax… ?
A crazy race in Sepang! ?#MalaysianGP ?? pic.twitter.com/6nfvUCMsEh
— MotoGP™? (@MotoGP) October 23, 2022
CAMPEONATO DE PILOTOS:
Just two remain! ⚔️
It's advantage @PeccoBagnaia as we head to #TheDecider at the #ValenciaGP ?#MalaysianGP ?? pic.twitter.com/2q95KHxmLJ
— MotoGP™? (@MotoGP) October 23, 2022
E agora, como ficam as contas para Valência? São muito simples. Bagnaia precisa de apenas 2 pontos para se sagrar campeão, ou seja, qualquer posicão acima de 15º. Portanto, Quartararo precisa que o seu rival italiano faça, no máximo, 1 ponto ou até que não pontue, no entanto, é obrigado a vencer o GP da Comunidade Valenciana
As contas parecem, de facto, ser mais favoráveis para o lado italiano do que para o lado francês, mas será que se confirmam? É o que veremos no dia 6 de novembro, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, para aquele que será um dos finais de campeonato mais entusiasmantes dos últimos anos. 2017 foi o último ano onde o campeonato foi decidido no último GP. Na altura, Marc Marquez levou a melhor sobre Andrea Dovizioso.