3ª etapa de MotoGP – Grande Prémio das Américas
Moto3
Jorge Martin, dominou, quase por completo, o circuito desde o primeiro dia de treinos livres, tendo conquistado a pole position a quase meio segundo de Aron Canet.
Durante a corrida, o espanhol teve de suar para conseguir a liderança, com Fabio di Giannantonio, Marco Bezzechi e Dennis Foggia a darem bastante luta até à 11ª volta, momento em que Martin tomou a liderança definitiva da corrida, acabando por alcançar a vitória.
Em segundo terminou Enea Batianini, a 1,5 segundos, e em terceiro ficou Marco Bezzechi a mais de 4 segundos.
Jorge Martin é agora o líder do campeonato com 7 pontos de vantagem de Aron Canet.
Moto2
Na classe intermédia, Miguel Oliveira dominou o primeiro dia de treinos livres, o que acabou por não se repetir no segundo dia, onde se qualificou apenas na 12ª posição para a grelha de partida.
A pole position foi conquistada por Alex Marquez, com Sam Lowes e Mattia Pasini a fecharem a primeira linha da grelha.
Na corrida, Alex Marquez aproveitou a pole e adiantou-se na frente da mesma, mas Francesco Bagnaia não queria dar a vitória de bandeja ao espanhol e no último terço da corrida despoletou um duelo intenso, onde acabou por levar a melhor e conquistar a vitória final.
Alex Marquez teve de se contentar com o segundo lugar, que lhe ia escapando, devido à perigosa aproximação de Miguel Oliveira nas voltas finais, onde estava a tirar quase 1 segundo por volta à vantagem do espanhol.
O português viu que o que faltava não ia chegar para conseguir o segundo lugar e decidiu não arriscar, terminando na terceira posição
Bagnaia é agora o líder do campeonato, a 10 pontos de Mattia Pasini.
MotoGP
Depois da grande contestação do empurrão de Marc Marquez, que acabou na queda de Valentino Rossi na corrida da Argentina, o concelho de arbitragem do MotoGP acabou por punir o espanhol apenas em 30 segundos nessa mesma corrida, não tendo havido qualquer punição para esta.
Marc Marquez fez assim questão de demonstrar que não precisa de jogar sujo para obter resultados. O espanhol dominou quase por completo a etapa, conquistando a pole position e depois a vitória na corrida, a mais de 3,5 segundos dos adversários.
Em segundo terminou Maverick Viñales e em terceiro Andrea Iannone.
Andrea Dovizioso é agora líder do campeonato, com mais um ponto que Marc Marquez.