MotoGP 2024: ‘La Bestia’ enjaulada soltou-se em Silverstone

Diogo SoaresAgosto 4, 20244min0

MotoGP 2024: ‘La Bestia’ enjaulada soltou-se em Silverstone

Diogo SoaresAgosto 4, 20244min0
Bastianini foi o super vencedor em Silverstone, mas Jorge Martín volta a saltar para o 1º lugar do MotoGP com uma corrida insana em Inglaterra

O MotoGP voltou das férias e Silverstone foi palco de um fim de semana invencível para Enea Bastianini. Por outro lado, Miguel Oliveira teve três dias difíceis, acabando em desastre

Miguel Oliveira tentava dar um maior animo no sábado de manhã após um dia difícil na sexta-feira. Na Q1, Miguel esteve bastante modesto na maior parte do tempo, mas na sua última volta conseguiu impor um ritmo rapidíssimo nos primeiros três setores, mas na última curva sofreu uma valente abanadela e perdeu tempo, deixando-o de fora da Q2. Oliveira, assim, partia de 15º. Alex Márquez foi o piloto mais rápido ao marcar 1:58.373 e Pedro Acosta conquistou o segundo e último lugar de qualificação, a apenas 35 milésimas.

E, na Q2, foi Espargaró o mais rápido, confirmando assim, o historial de grande desempenho da marca italiana no circuito britânico. 1:57.309 foi o tempo do catalão que coincidiu com um novo recorde de pista. Pecco Bagnaia e Enea Bastianini, respetivamente, completaram a primeira linha da grelha.

Na sprint, Bagnaia teve um arranque perfeito e saltou logo para o lado de Espargaró, ultrapassando-o de imediato na curva 1. Ainda na curva 1, Franco Morbidelli perdeu a frente da sua mota e abalroou por completo Marco Bezzechi. Ambos os pilotos demonstraram algumas mazelas.

Na travagem para a curva quatro, Bagnaia acabou por ser ‘englolido’ por Martín, Bastianini e Espargaró, que mandaram o italiano para o quarto posto. Entre estes três, foi Martín que levou vantagem. Miguel Oliveira também fez um excelente arranque e ascendeu ao 12º lugar na primeira volta. Na volta dois, Brad Binder e Pedro Acosta travaram uma luta algo feroz, provocando mesmo danos em ambos os pilotos.

Na volta cinco, Bagnaia perdeu a frente na curva ‘Loop’ e caiu, deixando à mercê Martin para voltar à liderança do campeonato, no caso de vencer. Mas a vitória não estava fácil para o espanhol, que apesar de liderar esta prova sofria de ataques da parte de Enea Bastianini.

E foi na volta seguinte que Bastianini ultrapassou o piloto da Pramac, na passagem pela curva ‘Stowe’. Nesta altura, abria-se uma luta a três pela vitória, uma vez que Aleix Espargaró se juntou aos dois pilotos Ducati. Na volta 8, mais uma surpresa: Marc Márquez caiu na chicane de Club quando seguia sozinho no quarto posto.

E confirmou-se a vitória de Bastianini. Apesar da luta, as posições mantiveram-se inalteradas e Martín confirmou o segundo lugar e com Espargaró a completar o pódio. Miguel Oliveira, após uma corrida sólida, terminou na 10ª posição.

Após o término da corrida, Morbidelli foi penalizado em duas ‘long lap’ para a corrida principal, por causa da sua manobra errática no acidente com Marco Bezzechi.

Chegámos a domingo e deu-se o arranque para a prova principal. Pecco Bagnaia arrancou como um míssil, e ascendeu de imediato à liderança. Espargaró teve um arranque difícil e foi engolido por Martín e Bastianini. Ao contrário de sábado, Bagnaia não se deixou atacar na curva 3 e garantiu a liderança. Ainda na primeira volta, na curva ‘Luffield’ Raul Fernandez perdeu a frente e caiu. Por azar, colheu Miguel Oliveira e levou ao abandono do piloto português.

Na volta seguinte, Espargaró recuperou a terceira posição. Por largas voltas, a corrida manteve-se algo morna. Voltou a ação na curva 11, quando Enea Bastianini devolveu a manobra ao piloto da Aprilia para voltar ao pódio. Na volta seguinte, Martín consumou a ultrapassagem a Bagnaia, ascendendo assim à liderança. De seguida, foi Bastianini a ultrapassar o campeão do mundo.

Começava assim uma luta pela vitória entre os dois pilotos que estão de saída do universo Ducati. E na penúltima volta, na curva três, o espanhol voltou a deixar-se levar pela pressão. Alargou imenso a trajetória e abriu a porta ao 23 da Ducati, que aproveitou o espaço para ascender ao primeiro lugar.

E assim foi. Enea Bastianini venceu a corrida e conquistou a sexta vitória no Mundial de MotoGP, Martín terminou em segundo e Bagnaia fechou o pódio.

Campeonato de Pilotos:

O MotoGP volta na fim de semana de 16 a 18 de Agosto, para o Grande Prémio da Áustria


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS