MotoGP 2023: Jorge Martin em dose dupla na Alemanha
Martin venceu as duas corridas do fim de semana e leva a melhor sob Bagnaia, num domínio da Ducati. Miguel Oliveira acabou em 10º numa corrida repleta de sofrimento. Márquez cumpriu a tradição e experimentou múltiplas vezes o asfalto do circuito alemão ao ponto de estar fisicamente incapaz de participar na corrida.
Qualificação
Em mais uma qualificação para o campeonato de MotoGP, desta vez para o Liqui Moly Motorrad Grand Prix Deutschland, Bagnaia dominou a sessão e garantiu mais uma pole nesta temporada, à frente do seu compatriota Marini. Miller foi terceiro.
Miguel Oliveira ressentiu-se dos problemas físicos e com uma Aprilia não tão competitiva nesta corrida, não foi além da 18ª posição.
As Ducati dominaram por completo a sessão e garantiram para ambas as corridas as seis primeiras posições da grelha de partida. A Yamaha continua com dificuldades esta temporada e Quartararo foi apenas 12º.
Sprint
A busca pelos primeiros pontos do fim de semana começou na corrida sprint.
No arranque Miller ultrapassou Bagnaia e estiveram numa luta intensa durante duas voltas. Na consequência dessa luta, os dois pilotos perderam algum tempo e Martin aproveitou para ascender à liderança da corrida na 5ª volta.
Nas voltas seguintes, a corrida manteve-se bastante intensa, todavia sem grandes momentos de ultrapassagem. Foi a luta pelo último lugar pontuável a animar a corrida, com a tentativa de Márquez ultrapassar Bastianini e Espargaró.
No seguimento dessa luta Viñales caiu. A única desistência por queda na Sprint, depois dos problemas mecânicos de Folger que o obrigaram a recolher à boxe para retirar a mota.
Depois da dupla ultrapassagem no início da corrida, Martin “não deu trela” a mais ninguém e cruzou a linha de meta na frente a mais de dois segundos do campeão do mundo que foi segundo. O terceiro classificado foi Miller.
Miguel Oliveira ascendeu para a 16ª posição, depois de se ter qualificado em 18°. Uma corrida mediana do português, tendo em conta a má posição de partida.
Na última volta, Zarco mergulhou para ultrapassar Binder. Uma grande ultrapassagem, que quase causava um acidente. O piloto da Pramac ainda tocou com alguma violência em Binder. A ultrapassagem foi investigada pela direção de corrida, contudo não houve nenhuma ação tomada.
Uma corrida sprint que abriu o apetite para a corrida de domingo. Não foi a mais entusiasmante da temporada, mas cumpriu com o intuito destas corridas.
Corrida
Antes da corrida iniciar, Márquez comunicou à sua equipa que não estava em condições físicas para iniciar a corrida, depois da queda no warm-up. Recorde-se que esta não foi a única queda do fim de semana para o acidentado piloto espanhol. Muito pelo contrário, desde a aparatosa colisão com Zarco foi sempre a somar quedas. Recorde aqui o incidente.
Depois dos cinco semáforos se apagarem, houve uma grande luta na frente da corrida, protagonizada por Bagnaia, Marini, Miller e Zarco.
Depois de estabilizada a frente da corrida, Martin assumiu novamente a liderança, seguido de Bagnaia e de Martin.
Miguel Oliveira fez novamente um grande arranque e iniciou aquilo que iria ser uma grande recuperação.
Na 7ª volta Viñales foi forçado a abandonar com problemas no motor da Aprilia. Um fim de semana muito azarado para o espanhol, depois da queda no sábado um problema no domingo. O piloto saiu do fim de semana sem nenhum ponto conquistado.
Na luta pelo último lugar no pódio, Binder ultrapassou Marini na 11ª volta. Depois de Binder, Zarco também se juntou à luta pelo terceiro posto e ultrapassou Marini, ascendendo à 4ª posição.
Depois de uma fase inicial de um grande ritmo para Martin, Bagnaia conseguiu aproximar-se e colocar pressão no piloto espanhol.
Marini não parou de perder posições e, desta vez, foi o seu colega de equipa a ultrapassá-lo para ganhar a 5 posição.
Na volta 20, Binder seguia confortável na terceira posição, quando caiu. Quem aproveitou foi Zarco para subir para a terceira posição. Nesta fase da corrida, eram três as Ducati nas três primeiras posições, com duas Pramac e uma oficial.
O campeão do mundo foi reduzindo a diferença para Martin e de forma fria, a 9 voltas do fim, ultrapassou o espanhol para assumir a liderança.
Martin manteve a pressão e retribuiu a ultrapassagem a 6 voltas do final, assumindo novamente a liderança.
À entrada para a última volta, Bagnaia estava colado ao piloto espanhol, quando numa tentativa de ultrapassagem deu um pequeno toque a Martin. Com o toque o italiano perdeu alguns segundos que foram decisivos para a vitória do jovem piloto espanhol. Assim, Martin ganhou as duas corridas, num fim de semana brutal para a Ducati, que acabou a corrida com todas as suas motas no top 10.
Miguel Oliveira fez uma corrida brutal. Com grande sofrimento e rapidez conquistou o décimo lugar e a posição de melhor entre pilotos da Aprilia.
A próxima corrida é de 23 a 25 de junho na Holanda para acompanhar no Fair Play.
Contas feitas depois do GP, Bagnaia continua na liderança do campeonato.