Lacrosse: Como cada franchise poderá atingir os playoffs da PLL em 2021

Miguel Veloso MartinsJulho 30, 20216min0

Lacrosse: Como cada franchise poderá atingir os playoffs da PLL em 2021

Miguel Veloso MartinsJulho 30, 20216min0
Com 5 jornadas de jogos e um All-Star Game concluídos, a Premier Lacrosse League entra este fim-de-semana na sua penúltima jornada. As portas ainda estão abertas para qualquer equipa se qualificar para os playoffs. Fica a saber tudo sobre como cada equipa poderá chegar aos playoffs da PLL.

Cannons LC (2-5)

Começamos com a equipa que está, neste momento, em último lugar. Se a temporada terminasse hoje, os Cannons seriam a única equipa que ficaria fora dos playoffs. No entanto, isto não os torna automaticamente na pior equipa da PLL, têm apenas a “desvantagem” de ter um jogo a mais. Tanto os Chrome como os Chaos têm o mesmo número de vitórias (2), mas ainda não jogaram o seu 7º jogo da temporada.

O último jogo dos Cannons resultou numa vitória assertiva contra os Archers LC, acabando uma onda de 4 derrotas consecutivas. Esta vitória poderá impulsionar a equipa nos seus últimos 2 jogos. Esta semana, os Cannons vão ter de defrontar os Atlas LC e não vai ser uma tarefa fácil. A decisão poderá mesmo só chegar na última semana de jogos, quando a equipa vai defrontar os Chrome LC.

Chaos LC (2-4)

Para quem não acompanhou a temporada de 2020 da PLL, os Chaos terminaram em último lugar na época regular com zero vitórias. No entanto, o formato do torneio do ano passado permitiu que os Chaos se qualificassem para os playoffs (assim como todas as outras equipas). Para surpresa de todos, os Chaos LC fizeram uma jornada fenomenal nos playoffs e atingiram o Championship Game, onde perderam contra os Whipsnakes. Agora em 2021, os Chaos continuam com dificuldades na época regular.

A equipa de Blaze Riordan é um dos casos mais estranhos da liga. Após um início de temporada atribulado em que perderam 3 jogos consecutivos, os Chaos dominaram contra uma das melhores equipas da PLL (Redwoods) e, na semana seguinte, repetiram o feito contra os Cannons. No entanto, já no seu último jogo antes do All-Star Game, foram humilhados contra os Atlas LC. Inconsistência é a palavra que tem definido os Chaos nas últimas 2 épocas. A equipa tem todo o potencial para garantir um lugar nos playoffs, mas agora vai ter lutar até ao último minuto por um espaço garantido no torneio.

Chrome LC (2-4)

À semelhança dos Chaos, os Chrome encontraram as suas únicas vitórias em 2 jogos consecutivos contra equipas consideradas superiores. A equipa de Tim Soudan chocou a PLL quando venceu nos seus confrontos contra os Whipsnakes e Archers. Os Chrome não só venceram contra os campeões em título, a equipa conseguiu este feito com um diferencial de 10 pontos.

Esta vitória demolidora trouxe consigo uma confiança que se transferiu para o jogo seguinte contra os Archers, em que acabaram por vencer num jogo extremamente competitivo. No entanto, com a chegada da 5ª jornada, estes Chrome desapareceram. A equipa perdeu o seu último jogo contra os Waterdogs por uma margem de 6 pontos. Será que vamos encontrar o regresso dos Chrome que vimos contra os Whipsnakes esta semana? O próximo jogo dos Chrome é já no domingo contra os Chaos, um confronto que poderá definir o futuro destas 2 equipas.

Archers LC (3-3)

No início da temporada tínhamos os Archers em 2º lugar, mas o lacrosse é um desporto imprevisível. Num momento estás a dominar a liga com 3 vitórias consecutivas e um início de época perfeito. Já nas 2 rodas seguintes, acabavas por perder 3 jogos consecutivos. Este é o caso dos Archers, uma equipa com talento para estar no topo da PLL, mas que parece estar numa maré de azar.

Os Archers perderam os seus últimos 3 jogos com uma margem de 1 ponto, o que prova que isto não é um problema de inconsistência. A equipa tem alguns dos melhores jogadores e treinadores da PLL, sendo muitos deles veteranos. Os Archers têm um ataque recheado de talento e uma defesa que faz tremer qualquer adversário. A equipa tem tudo para ultrapassar esta maré de derrotas e voltar ao topo da liga.

Whipsnakes LC (4-2)

Os Whipsnakes, como todas as equipas no top 4 da PLL, têm 4 vitórias. O seu posicionamento em 4º lugar nas classificações da liga está dependente apenas do seu diferencial de pontos. Para além da sua derrota contra os Chrome, os Whipsnakes perderam o seu jogo mais recente contra os Redwoods. Mais uma vez, à semelhança do jogo contra os Chrome, a equipa perdeu por uma grande margem de pontos (6).

Os Whipsnakes tornaram-se famosos por serem os primeiros e únicos campeões da PLL, assim como por serem uma equipa praticamente invencível em 2020. Agora em 2021, as últimas 3 das 4 vitórias dos campeões em título têm sido por uma margem de 1 ponto. A equipa não mudou muito nos últimos anos, mas parece que a PLL está finalmente a desafiar a hegemonia dos Whipsnakes.

Atlas LC (4-2)

Os Atlas estão finalmente a atingir o seu potencial prometido desde a sua fundação. Os Atlas começaram a época com uma derrota contra os Archers e parecia que estávamos destinados a ver os mesmos Atlas de sempre. Mas na semana seguinte, vimos a equipa a vencer de forma confiante contra os Redwoods. Na semana a seguir, vimos um jogo competitivo contra os Whipsnakes, em que os Atlas acabaram por perder por 1 ponto.

Desde então os Atlas não pararam de vencer. As 3 vitórias que se seguiram foram contra as 3 equipas que ocupam os últimos lugares da tabela, mas não podemos descontar o nível fenomenal em que os Atlas têm jogado. Com um plantel e equipa técnica incríveis, os Atlas parecem estar destinados a lutar pelo campeonato em 2021.

Waterdogs LC (4-3)

Os Waterdogs são a única equipa do top 4 que já jogou 7 jogos. Apesar de terem mais 1 derrota que os seus congéneres, os Waterdogs garantiram o 2º lugar na tabela de classificação da PLL. Esta equipa é um verdadeiro caso de “go big or go home”. Quando os Waterdogs vencem é por margens avantajadas. Quando perdem é também por margens volumosas.

Os Waterdogs são a equipa com mais golos marcados e com mais golos sofridos. Após terem iniciado a época com 2 vitórias e 1 derrota, a equipa passou um período difícil em que perdeu 2 jogos contra os Archers e Redwoods. No entanto, na jornada seguinte, os Waterdogs conseguiram sair desta onda de derrotas com 2 vitórias dominantes contra os Cannons e os Chrome. Os Waterdogs têm agora mais 2 jogos no calendário contra dois adversários difíceis, os Whipsnakes e Atlas. Será este o ano dos Waterdogs?

Redwoods LC (4-2)

Os Redwoods têm sido uma das equipas mais temidas da PLL nos últimos anos, mas este ano a equipa parece estar ainda melhor. Com um ataque versátil e uma defesa dominante, os Redwoods são uma das equipas mais equilibradas e consistentes da liga. Apesar de terem sofrido duas derrotas esta temporada, a equipa não se deixou afetar pelos resultados negativos.

O jogo mais recente dos Redwoods foi contra os atuais campeões Whipsnakes e, como já falamos neste artigo, foi uma vitória esmagadora. Os Whipsnakes têm o “bicho papão” que tem assombrado os Redwoods. A equipa ainda terá de defrontar a sua némesis mais uma vez na última jornada da temporada. Os Redwoods terão ainda de jogar contra os Archers e os Chaos antes de terminar a época regular.

Quem vai ser o campeão da PLL em 2021?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter