25 Jun, 2018

Massagista – A outra faceta do campeão

Fernando FernandesDezembro 9, 20173min0

Massagista – A outra faceta do campeão

Fernando FernandesDezembro 9, 20173min0
O campeão mundial de Kickboxing Fernando Fernandes e as massagens, pelas palavras de António Crisóstomo.

O Fernando (Fernandes) tem como grande paixão de sempre o Kickboxing, mas como um homem que sempre procurou evoluir e desenvolver outras aptidões ligadas ao desporto, optou por se dedicar também às massagens.

E podemos sempre perguntar o porquê das massagens. O Fernando sofreu na sua carreira algumas lesões graves, e como sabemos, a medicina desportiva e a área de recuperação não estavam tão desenvolvidas como nos dias de hoje, o que fez com que o levasse a ter a consciência de que era uma área na qual teria de investir para se ajudar a si mesmo a ultrapassar as referidas lesões, e mais tarde poder ajudar outros atletas no tratamento das mesmas.

Começou a estudar como auto-didata, e posteriormente investiu em formação para curar as suas próprias lesões e tratar outros atletas, assim como familiares que recorriam a ele para tratar vários tipos de lesões por iniciativa própria ou contactando através de pessoas amigas. Como um homem que nunca vira a cara à luta, agarrou esta oportunidade e começou a desenvolver o seu trabalho como massagista.

Tendo as massagens várias áreas, o Fernando sempre se dedicou mais à massagem desportiva e de reabilitação.

A massagem desportiva é utilizada para preparar e\ou recuperar os músculos para todos os tipos de atletas e em todas as modalidades.

Todos os praticantes de actividades físicas em geral devem ter em atenção o que a massagem desportiva pode influenciar no seu rendimento desportivo. Todos os atletas já sentiram dores musculares após um treino ou uma prova, e a massagem é o meio mais eficaz para a sua prevenção e alívio das dores, pois vai aumentar a circulação sanguínea e também ajudar a eliminação das toxinas musculares.

Este tipo de massagem é recomendada para atletas amadores e profissionais, e deve ser feita na pré e pós competição. Os atletas na sua maioria recorrem as massagens aquando de uma lesão, mas o seu princípio deve ser o inverso: as massagens devem ser realizadas para prevenir lesões. A massagem deve ser feita em dias alternados durante os treinos e após as competições, para relaxar toda a parte muscular devido a sua sobrecarga.

Quais os benefícios de uma massagem desportiva:

– Prepara toda a musculatura para o exercício.
– Aumenta a circulação sanguínea.
– Elimina as toxinas de toda a área muscular.
– Tonifica o tecido muscular.
– Estimula a produção de adrenalina.
– Previne as lesões musculares e tendinosas.
– Alivia as dores pós-treino.

Em conclusão e segundo palavras do Fernando, não ignore a sua preparação física, mas deve ter sempre em atenção que quando pratica um desporto não é só treinar, e também existem outras formas de treino. Nelas deve incluir as massagens.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter