Jogos Olímpicos 2024: Como foi o dia 7 para Portugal?
Mais um dia de Jogos Olímpicos 2024, com o atletismo a entrar em cena em diferentes medidas e formas, com Isaac Nader a conseguir um belo resultado na sua 1ª volta.
ISAAC NADER SPRINTA PARA AS MEIAS-FINAIS!
Bom arranque e estreia para Isaac Nader, com o atleta do SL Benfica a confirmar a qualificação para as meias-finais dos 1500 metros com um tempo de 03:35.44, sendo o 6º melhor desta 1ª ronda a eliminar! O corredor de 24 anos entrou bem na prova e foi solidificando a sua posição no pelotão da frente, conseguindo cruzar a meta em 6º o que lhe valeu a qualificação para as meias-finais sem necessidade de ir à respescagem. Relembrar que Isaac Nader é o actual detentor do recorde nacional, conseguido em Janeiro deste ano no meeting da Chéquia com um tempo de 03:34.23, um número que a repetir nestes Jogos Olímpicos 2024 pode lhe valer uma ida à final desta categoria do atletismo. As meias-finais estão agendadas para Domingo às 20h30.
Isaac Nader na meia-final! 🇵🇹
O atleta da #EquipaPortugal garantiu a presença na meia-final dos 1500 metros, depois de ter sido 6.º classificado na segunda série das eliminatórias.
🔜 Meia-final, dia 4 de agosto, 20h10, hora portuguesa.
📸 Hugo Delgado/Lusa/COP#Paris2024 pic.twitter.com/oAkUzrBIC6
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) August 2, 2024
GABRIEL ALBUQUERQUE NO TOP-5 OLÍMPICO
Noutra estreia nestes Jogos Olímpicos 2024, o ginasta Gabriel Albuquerque conseguiu um fenomenal 5º lugar na disciplina de trampolim com o jovem de 18 anos a somar 59 pontos na meia-final e final da sua especialidade, ficando a escassos um ponto e meio de chegar ao pódio. O mais jovem da comitiva portuguesa entrou no trampolim em grande forma e conseguiu surpreender logo na sua 1ª tentativa, impondo-se entre os quatro primeiros, arrancando grandes aplausos das bancadas. Nos Campeonatos do Mundo de ginástica realizados em 2023, Albuquerque já tinha terminado em 4º lugar nos trampolins, apurando-se desta forma para os Jogos Olimpicos, e agora voltou a confirmar como o 3º melhor europeu dentro dos vinte atletas que lutaram pelas medalhas. Parabéns ao atleta e ao treinador João Monteiro pela melhor prestação de sempre portuguesa nos trampolins.
🕸️ Com 18 anos Gabriel Albuquerque é 5º nos Trampolins 🇵🇹
🔥 Parabéns pela incrível prestação 👏 pic.twitter.com/VWowcGNoWE— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) August 2, 2024
IRINA RODRIGUES ATIRA PARA A FINAL
A atleta de 33 anos que está nos seus 3ºs Jogos Olímpicos, conseguiu finalmente o apuramento para a final do disco, fechando com uma marca de 62.90, um feito espectacular que a colocou entre as 12 melhores desta variante dos lançamentos do atletismo. Lembrar que em Março passado conseguiu uns sensacionais 66,60 metros na Taça da Europa, que lhe valeu a medalha de ouro nesse evento, e apurou também para estes Jogos Olímpicos, para além de ter melhorado a marca feita nos Campeonatos Europeus de Atletismo realizados em Junho de 2024. A final está marcada para o dia 5 de Agosto às 19h30 de Portugal.
Uma palavra final para a lendária Liliana Cá que lutou até ao último lançamento por um lugar na final do disco, ficando a centímetros de conseguir esse feito, isto depois de ter terminado em 5º lugar em Tóquio 2021.
NEGATIVO
DIOGO RIBEIRO SAI SEM RECORDE NACIONAL E MEIA-FINAL
Depois de ter chegado às meias-finais dos 50 metros costas e fechado em 16º lugar, Diogo Ribeiro sai destes Jogos Olímpicos sem grandes razões para sorrir, pois na sua especialidade acabou arredado da luta pelas meias-finais, somando um 20º lugar no total dos participantes com um tempo bem longe do seu recorde nacional. O jovem de 19 anos tem muito tempo para chegar a outro patamar, e talento não lhe falta, e será importante para o nadador do SL Benfica não se perder em desculpas ou a tecer críticas à organização quando os restantes colegas fizeram melhores tempos ou provas.