Jogos Olímpicos 2024: Como foi o dia 5 e 6 para Portugal?
E ao 6º dia chega a 1ª medalha para Portugal, com a enorme Patrícia Sampaio a terminar em 3º lugar na categoria de -78 kgs nestes Jogos Olímpicos 2024! Vamos aos três pontos positivos e ao negativo de mais um bi-jornada destes JO.
POSITIVOS
PATRÍCIA SAMPAIO É DE BRONZE
Mais um dia Histórico para o Judo Começamos por Jorge Fonseca, porque apesar da derrota frente ao campeão olímpico em titulo, o japonês Wolf, foi evidente que deixou tudo no tapete, que teve um sorteio matreiro, frente ao adversário que mais dificuldades lhe causa, do ilustre leque de judocas presentes naquela que foi, até ao momento, a categoria mais espetacular e emotiva da competição de judo destes jogos olímpicos, os 100Kg masculinos. Fica a promessa de Jorge que vai lutar por mais um ciclo olímpico e, assim, garantir a sua 4ª presença em jogos olímpicos, desta feita em Los Angeles 2028.
Agora, o momento épico do dia e, até hoje, da participação portuguesa nos Jogos de Paris 2024, o Bronze de Patrícia Sampaio nos 78Kg! Foi uma entrada brilhante, sempre determinada e a “todo o gás”, com os primeiros 3 combates, que lhe deram acesso às meias-finais, a não durarem mais de 1 minuto, um deles frente à atleta da casa e vice campeã olímpica de Tóquio, Madeleine Malonga. Depois veio a velha conhecida, a Italiana Alice Bellandi, que derrotou, novamente, Patrícia Sampaio. São duas atletas muito idênticas, curiosamente muito amigas, mas o facto é que Bellandi continua a ter um ascendente sobre a judoca portuguesa, acima de tudo porque joga no erro da sua adversária, estratégia que voltou a dar resultado. No combate para o Bronze, defrontou a Japonesa Takayama Rita e, assistimos, a um recital de judo. Dois Wasaris resolveram a questão. PARABÉNS PATRICIA e Parabéns à Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar, que passa a ter uma atleta medalha nos jogos olímpicos!! ÉPICO!
O momento do pódio 🥉
Patrícia Sampaio é 𝐁𝐑𝐎𝐍𝐙𝐄 nos Jogos Olímpicos . 🇵🇹
📸 Hugo Delgado/Lusa/COP#EquipaPortugal #AllezPortugal #Paris2024 pic.twitter.com/Yru52dwtdT
— Comité Olímpico de Portugal (COP) (@COPPORTUGAL) August 1, 2024
VILAÇA E BATISTA SEM PARAR NO TRIATLO
Um 5º e 6º lugar para a dupla portuguesa Vasco Vilaça e Ricardo Batista, com o primeiro a ter ficado a treze segundos do bronze, numa prova em que ambos os portugueses tiveram um arranque mais complicado na natação, recuperando tempo na secção de bicicleta e corrida. Esta foi das melhores prestações lusas na especialidade no que toca aos masculinos, relembrando que Vanessa Fernandes levou a prata em 2008. Vilaça entrou na competição como vice-campeão do Mundo e trabalhou para chegar às medalhas, ficando muito perto dessa meta, com parte do público a acreditar quando o português fechou a diferença para o 3 e 4º lugar na recta final do ciclismo.
DIOGO RIBEIRO E UM RECORDE TOTAL
Chegou às meias-finais dos 50 metros livres com um tempo de 21,93, e apesar da grande prova realizada na manhã, o mesmo não se repetiu à tarde, já que ficou nos 22 segundos, bem longe do recorde nacional do nadador do SL Benfica (21, 87). Foi o 16º melhor tempo destas meias-finais sendo o oitavo melhor resultado de sempre da natação portuguese nuns Jogos Olímpicos, sendo que Ribeiro ainda vai ter mais duas provas para nadar, com os 100 metros mariposa a serem a sua variante favorita.
NEGATIVO
Desta feita não há nenhum ponto negativo a ressalvar.