Jogos Olímpicos 2024: quem são os 1ºs portugueses a competir?
Começa já nesta Sexta-feira os Jogos Olímpicos 2024, com a cidade de Paris a parar (literalmente) para receber as 45 modalidades e os milhares de atletas que vão marcar presença numa competição singular e emblemática. Fica a saber quem são os primeiros portugueses a entrar em acção e se podemos sonhar com algo mais com esta primeira leva de participantes.
CATARINA COSTA
Modalidade: Judo
Prova: Street 48kgs Feminino
Data: 27 de Julho
Uma das atletas mais condecoradas do judo português, chega aos seus segundos Jogos Olímpicos e com boas possibilidades de poder lutar pelas medalhas. João Camacho no artigo dedicado aos judocas portuguese que vão representar Portugal em Paris explica o enquadramento de Catarina Costa, e como poderá chegar longe. Clica no link e fica a saber um pouco mais sobre as possibilidades da atleta de 27 anos que conquistou um bronze nos últimos Europeus da modalidade.
GUSTAVO RIBEIRO
Modalidade: Skateboarding
Prova: Street Masculino
Data: 27 de Julho
8º lugar em Tóquio quando tinha claras hipóteses de chegar às medalhas muito por conta de uma lesão ao nível da omoplata, Gustavo Ribeiro entra em Paris com o sonho de chegar mais longe e de poder tocar nas medalhas. Com 27 anos, o almadense já conquistou o título de Campeão do Mundo no street em 2022, tendo terminado em 2º lugar no ano seguinte, sendo, neste momento, um dos melhores dentro desta variante do skateboard. Agora é esperar pelo início da competição para perceber até onde vai Gustavo Ribeiro, lembrando que no dia 27 de Julho começa e acaba a actividade do português.
NUNO BORGES
Modalidade: Ténis
Prova: Singular e Pares Masculino
Data: 27 de Julho
Depois de ter conquistado o ATP Bastad frente a Rafael Nadal, Nuno Borges já está novamente focado e pronto para mostrar o seu melhor, começando a sua estreia nos Jogos Olímpicos logo no dia 27 de Julho, tanto nos singulares como pares masculinos. Aos 27 anos, o nº42 do ranking ATP está no seu melhor momento de forma e apesar de se saber que vai ter pela frente logo um adversário com melhor colocação no ranking mundial, o facto de vir de uma conquista histórica pode ajudá-lo a atingir outro patamar.
A moment I will never forget… ATP CHAMPION 🏆🍾@RafaelNadal, it was a pleasure sharing the court with you today. Congratulations on a great week, and wish you all the best at the Olympics and the rest of your season. Thank you for inspiring us all 👑 pic.twitter.com/6eJOYY8d1j
— Nuno Borges (@nunoborges97) July 21, 2024
FRANCISCO CABRAL
Modalidade: Ténis
Prova: Pares Masculino
Data: 27 de Julho
Um especialista nos pares e que já somou dois títulos ATP no que toca a esta variante do ténis (Estoril Open com Nuno Borges e Gstaad com Tomislav Brkic, ambos em 2022), as “sortes” de Francisco Cabral vão muito depender do estado de Nuno Borges, o seu parceiro para estes Jogos Olímpicos. Esta será também a primeira participação do atleta de 27 anos na maior competição desportiva do planeta, e merece que tenha um resultado positivo perante os esforços que tem realizado nos pares.
JOÃO COSTA
Modalidade: Natação
Prova: 100 metros costas
Data: 27 de Julho
O actual detentor do recorde nacional nos 100 metros costas é o primeiro nadador português a entrar em acção, com as primeiras provas a estarem marcadas para o dia 27 de Julho. Com 23 anos, é um dos talentos da natação portuguesa e possui uma capacidade quase singular nesta prova. Não vai ser missão fácil, mas é importante perceber que João Costa é um dos diamantes que mais podem brilhar em Paris e que esperemos que possa chegar até ao dia 28 de Julho.