Jogos Europeus 2023: o que esperar dos “Lobos” e “Lobas”

Francisco IsaacJunho 19, 20234min0

Jogos Europeus 2023: o que esperar dos “Lobos” e “Lobas”

Francisco IsaacJunho 19, 20234min0
Portugal vai estar nos Jogos Europeus 2023 em várias modalidades e fazemos lá a antevisão à participação da selecção nacional de rugby

De 25 a 27 de Junho de 2023 vão decorrer os Jogos Europeus e Portugal vai estar presente com a selecção masculina e feminina, estando na luta por uma vaga nos próximos Jogos Olímpicos. Mas têm os Lobos e Lobas reais possibilidades de chegar a esse sonho?

O PONTO DE SITUAÇÃO DAS LOBAS

Comecemos pela selecção feminina, que vai estar inserida no grupo B com a Alemanha, Polónia e Turquia, sendo um grupo bastante positivo e que poderá resultar num apuramento para a luta pelos 8 primeiros lugares da competição. Se a Polónia é um adversário algo fora do alcance das comandas de João Moura, já a Alemanha pode vir a ser um encontro de 60/40, apesar do conjunto germânico ter qualidade para se afirmar na fase-de-grupos e terminar em 2º lugar. A Turquia já é um adversário mais acessível e que as atletas lusas deverão se superiorizar desde o primeiro momento.

Ou seja, as chances das Lobas de chegarem à luta pelo apuramento Olímpico (só se apura uma equipa) é pequena, até porque Reino Unido, Irlanda, Polónia, Bélgica e Alemanha são os principais candidatos a atingirem o top-5 destas Jogos Europeus. De qualquer das formas, as Lobas deverão estar a olhar para os nove primeiros lugares, o que já seria uma pequena vitória de uma equipa que está em pleno crescimento.

Os jogos da selecção nacional feminina estão agendados para:

  • 25 de Junho: Alemanha e Polónia entre as 10:00-12:00 e 16:00-18:12;
  • 26 de Junho: Turquia entre as 10:00-12:00;
  • 26 de Junho: 1º jogo dos quartos-de-final entre 16:00 e 18:12;
  • 27 de Junho: 12º ao 1º lugar entre 10:00-14:00

O PONTO DE SITUAÇÃO DOS LOBOS

Já a selecção masculina terá um pouco mais de possibilidades em chegar às Olímpiadas, sabendo desde logo que Irlanda, Reino Unido, Espanha e Alemanha são equipas mais bem preparadas, apesar dos Lobos terem conseguido derrotar as duas últimas na 1ª etapa do Rugby Europe Sevens Championship Series 2023.

Frederico Sousa e os seus jogadores terão uma missão intensa pela frente, sendo que terão uma fase-de-grupo acessível para chegar aos quartos-de-final da Cup, tendo só um adversário de extrema dificuldade, que é o Reino Unido. Segue-se a Lituânia e Roménia, dois conjuntos com algumas individualidades de enorme qualidade, mas que como conjunto não só uma ameaça letal. A passagem em 2º lugar deverá ser o objectivo mínimo, e mais que alcançável, seguindo-se depois uma Irlanda, Espanha ou Geórgia nos quartos.

Lembrando que a partir das meias-finais tudo se complicará, será preciso a selecção nacional masculina garantir bons resultados desde o início, não se desleixando contra nenhum dos adversários da fase-de-grupos de modo a chegar com o maior embalo possível a esta fase adiantada da competição.

Em relação ao calendário da prova:

  • 25 de Junho: Reino Unido e Roménia entre as 12:30-14:42 e 18:30-20:42;
  • 26 de Junho: Lituânia entre as 12:30-14:42;
  • 26 de Junho: 1º jogo dos quartos-de-final entre 19:14-20:42;
  • 27 de Junho: 12º ao 1º lugar entre 13:00-21:00;

Em relação às transmissões a RTP2 deverá fazer o seu acompanhamento, e é importante lembrar que o 2º e 3º classificado garantem uma presença no torneio de repescagem a jogar em 2024.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS