Hora de decisões no andebol feminino: dos sub-16 aos séniores

Ana CarvalhoMaio 11, 20236min0

Hora de decisões no andebol feminino: dos sub-16 aos séniores

Ana CarvalhoMaio 11, 20236min0
Ana Carvalho explica o que falta jogar e o que há de importante nesta hora de decisões no andebol feminino português nesta temporada 22/23

Terminaram no último fim de semana as competições nacionais de apuramento para as fases finais dos escalões de Sub16, Sub18 e Sub21 e para já o CJ Almeida Garrett conseguiu o pleno ao apurar-se diretamente para as 3 fases finais. Dos restantes clubes, apenas a ARCA poderá seguir o caminho do clube de Gaia, pois já está apurado para as fases finais de Sub16 e Sub18 e se vencer a fase de apuramento das Sub21, poderá também estar representado em todas as fases finais.

A fase final do escalão de Sub16 será jogada de 8 a 11 de Junho em Baltar, sendo que o clube da casa, o CA Baltar-CRD tem entrada direta por ser o clube organizador. Para além dos já referidos clubes apurados CJ Almeida Garrett e ARCA, também se apuraram em primeiro lugar das suas zonas o Colégio de Gaia/ColGaia CDE, o ACD Monte, a UD Serra, o Gil Eanes e o CDE Boa Água.

O representante da RA Madeira será o CD Bartolomeu Perestrelo ficando ainda 3 lugares por preencher pelos melhores 2ºs classificados das 7 fases nacionais. Das zonas 4 e 5 apurou-se o Juve Lis e das zonas 6 e 7 o apurado foi o SIM Porto Salvo. Das 3 zonas mais a norte (1 a 3), a decisão está entre o CA Leça e o Académico de Viseu FC, já que o outro segundo classificado foi o CA Baltar-CRD, já apurado por ser clube organizador.

No escalão de Sub18, 3 clubes estão já apurados para a fase final da competição, que se realiza de 2 a 4 de Junho, e o quarto classificado sairá da fase de apuramento jogada de 19 a 21 de Maio em Alcanena.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0GBvqHsQugW5WAuh1qGwfyem9q8MpiEw5Df8AYyfRRU2dQ4z6sYD9fzAJ3tygq2Ehl&id=100057219770247

Apuraram-se para esta fase de apuramento para a fase final os 3 segundos classificados das 3 fases nacionais, o CP Valongo Vouga, o CA Leça e o JAC Alcanena, que vai também ser clube organizador.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02K1dieSrusbeX93xRoaEyo6GQW6zgLVFa6NsuC6CP6vhFSJekyhYnVbCzvLM9WXxhl&id=100001888320272

Da Madeira vem o CS Madeira para lutar pela presença na fase final do escalão. Estes quatro emblemas vão jogar num sistema de todos contra todos a uma volta, sendo que o primeiro classificado se irá juntar aos outros três emblemas já apurados para a fase final. Tal como já referimos, CJ Almeida Garrett e ARCA venceram as suas zonas nacionais e apuraram-se diretamente, bem como o SL Benfica, que está claramente a começar a apostar também na formação, para além de apresentar uma equipa sénior extremamente competitiva e que se preparar já neste fim de semana para se sagrar bicampeã nacional de seniores femininas. O local da fase final ainda não está atribuído, sendo que as atenções agora estão na fase de apuramento para saber quem se irá juntar aos 3 emblemas já apurados.

O sistema competitivo das Sub21 é semelhante ao do escalão Sub18, com 3 clubes já apurados para a fase final, que esperam o último finalista vindo da fase de apuramento. A fase de apuramento realizar-se-á de 27 a 28 de Maio na Maia e contará com a presença do ARC Alpendorada, Colégio de gaia/Colgaia CDE e Sir 1º Maio.
Nesta fase de apuramento não haverá representante da RA Madeira. O sistema competitivo é todos contra todos a uma volta e o primeiro classificado irá então classificar-se para a fase final da competição, jogada de 9 a 11 de Junho. Nesta fase final estão já o CJ Almeida Garrett, o Maiastars e o SL Benfica, 1ºs classificados das 3 diferentes zonas nacionais.

O próximo mês será um mês de decisões importantes não só para a formação como também para as segunda e primeira divisões seniores. Já neste próximo fim de semana o SL Benfica visita a equipa de Gaia Colégio de Gaia/ColGaia CDE e está só a uma vitória de vencer novamente o campeonato nacional, a duas jornadas do fim. Espera-se uma enchente no pavilhão do Colégio de Gaia já que para além de estar em causa o título nacional, Helena Soares, atleta maior do emblema de Gaia vai por um final à sua carreira desportiva, após mais de 24 anos a lutar por este emblema. Será com certeza um momento bastante emotivo pelo que esta atleta, que é também treinadora há vários anos, fez pelo clube e pelo andebol nacional. O jogo será pelas 17h no pavilhão do Colégio de Gaia.

Na segunda divisão o CJ Almeida Garrett desloca-se ao terreno do Juve Lis e poderá sagrar-se vencedor da segunda divisão a uma jornada do final, e como tal o único clube a subir de divisão diretamente. Em casa a equipa de Gaia venceu apenas por um golo, e jogar em Leiria não é de todo fácil. O Juve Lis vai fazer uso de toda a sua experiência e do seu público para vencer o CJ Almeida Garrett, sabendo que uma vitória por dois golos as coloca em muito boa situação para que na última jornada festejem a subida de divisão. Será claramente um jogo de muito interesse que se realiza às 15h no Centro Desportivo Juve Lis.

Teremos andebol para todos os gostos nos próximos fins de semana e caso não possam deslocar-se aos pavilhões, não hesitem em visitar o site (ou fazer download da app) da AndebolTv, onde estão disponíveis os jogos desta época e onde poderão ver em direto muitos jogos nestes próximos dias.

https://andeboltv.fpa.pt


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS