Taça de Portugal de andebol feminino: meias-finais definidas!

Ana CarvalhoMaio 4, 20235min0

Taça de Portugal de andebol feminino: meias-finais definidas!

Ana CarvalhoMaio 4, 20235min0
Ana Carvalho faz o relato do que se passou nos quartos-de-final da Taça de Portugal, com ADAA São Pedro do Sul, SL Benfica, Madeira SAD e CA Leça a passarem à Final Four

Realizaram-se na última semana os jogos referentes aos quartos de final da Taça de Portugal e se os três emblemas que se encontram nas três primeiras posições do campeonato nacional venceram os seus jogos, nem todos tiveram vida facilitada.

A 25 de Abril a equipa de São Pedro do Sul foi a casa do único sobrevivente da segunda divisão, o Cister AS/ACORDO, num jogo que já ao intervalo se encontrava bastante favorável para o ADAA SP Sul (9-18). A equipa de Alcobaça, que se encontra a disputar a fase final de subida à primeira divisão, não teve argumentos para fazer frente ao poderoso ADAA SP Sul, e a diferença de competitividade e de individualidades ficou patente no resultado final (20-36). Independentemente de ter ficado nesta fase da Taça, a época que a equipa feminina do Cister AS/ACORDO está a fazer merece ser parabenizada.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=765724465351734&set=a.462848908972626

No sábado 29 de Abril realizaram-se mais dois jogos dos quartos de final, o ABC Braga/UMinho recebeu no seu pavilhão o campeão nacional, o SL Benfica, enquanto a equipa de Leça teve de se deslocar até à ilha da Madeira para defrontar o CS Madeira. Em Braga, a equipa que se encontra na primeira posição do campeonato nacional teve de se esforçar bastante para conseguir vencer o seu adversário. Embora ao intervalo o resultado era favorável em 5 golos para o SL Benfica (11-16), a equipa da casa nunca atirou a toalha ao chão e por várias vezes conseguiu encostar o resultado e pôr a equipa de Lisboa em sentido.

Na segunda parte o ABC Braga/UMinho trouxe mais mobilidade e continuidade no jogo ofensivo, conseguindo muitas vezes desequilibrar claramente a defesa encarnada, aparecendo muitas vezes em situação privilegiada para finalizar. No entanto o poderio físico e a qualidade de todas as jogadoras do SL Benfica prevaleceu, e o resultado avultou-se um pouco mais, levando a equipa de Lisboa em direção à final four da competição. Constança Sequeira foi a jogadora mais influente na equipa encarnada, pelos golos que marcou (9) e também pelos golos que deu a marcar. No ABC Braga/UMinho destacar Ester Marques que é sempre a timoneira da sua equipa, levando a que o seu coletivo apresente um andebol muito apelativo e bastante eficaz.

O jogo que apôs duas equipas que lutam pela permanência na divisão maior do andebol nacional, CS Madeira e CA Leça, trazia o resultado mais imprevisível das quatro partidas jogadas. Ambas as equipas estão a passar por momentos difíceis, já que a três jornadas do fim encontram-se em posições não confortáveis na primeira divisão e este jogo trazia para cada uma das equipas a possibilidade de ir buscar alguma motivação extra para aquilo que falta do campeonato.

O jogo foi equilibrado durante toda a partida, mas a equipa de Leça conseguiu levar um resultado confortável para o intervalo (8-13) o que lhe permitiu gerir a segunda parte da partida. Embora o resultado da segunda parte tenha sido favorável à equipa insular (10-9), o resultado final foi favorável para o CA Leça (18-22) que desta forma consegue a segunda presença consecutiva na final da Taça de Portugal. Jéssica Gouveia com 6 golos foi a melhor marcadora do CS Madeira, enquanto na equipa de Leça prevaleceu o coletivo, que foi muito importante para vencer a partida.

Na última partida destes ¼ final da Taça de Portugal jogada a 30 de Abril em Lagos, o CDE Gil Eanes recebeu a equipa do Madeira SAD. Num jogo que parecia ter um vencedor anunciado, a equipa insular teve de se esforçar muito para atingir mais um objetivo da sua época, a presença na final da Taça de Portugal. Se o Madeira SAD começou muito forte, tendo obrigado a treinadora do CDE Gil Eanes a parar o jogo ainda antes do minuto 5, com um resultado de 0-4, logo depois desacelerou e acabou por ser muito perdulário nas finalizações. Nem a marcação individual feita a Carmen Figueiredo fez com que esta potente lateral esquerda da equipa de Lagos deixasse de ser muito eficaz (9 golos).

Ao intervalo o resultado era um surpreendente empate a 13 golos. Na segunda parte o equilíbrio manteve-se e até aos últimos 5 minutos a vantagem no marcador foi oscilando entre uma e outra equipa, tornando o resultado final imprevisível. Apenas nos últimos minutos o Madeira SAD conseguiu superiorizar-se e colocar o resultado final em 22-25, fazendo-os estar mais uma vez presentes na final four da Taça de Portugal. Luana Jesus foi muito eficaz do posto específico de ponta esquerda, conseguindo marcar 5 golos, mesmo após uma época em que não foi utilizada com frequência. Na outra ponta de destacar Neide Duarte, que já nos tem habituado a boas exibições e aqui não foi exceção (6 golos).

https://www.facebook.com/photo?fbid=726200249296469&set=a.580203200562842

A final a quatro da Taça de Portugal será realizada no fim de semana de 27 e 28 de Maio, em local ainda a designar. As meias finais ainda não estão definidas, mas sabemos já que a final irá por em confronto duas equipas diferentes do ano transato, e apenas o SL Benfica pode repetir essa presença na final.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS