OK Liga aproxima-se a passos largos do arranque do play-off

José NevesMarço 5, 20206min0

OK Liga aproxima-se a passos largos do arranque do play-off

José NevesMarço 5, 20206min0
Faltam apenas duas jornadas para o término da fase regular da OK Liga, principal campeonato espanhol. Numa época de mudança com a implementação do play-off, analisamos a classificação à 24ª jornada, e o que pode esperar cada equipa na segunda fase da temporada.

A época de 2019/20 marca a estreia do novo formato de playoff na OK Liga espanhola, com os dez primeiros classificados a apurarem-se para a decisão do campeão, e as quatro restantes formações a disputarem um play-out de manutenção.

Com duas jornadas por realizar, ambos os cenários estão cada vez mais definidos, sendo os principais pontos de interesse para as derradeiras jornadas da fase regular a luta pelo 6º lugar, que garante passagem directa aos quartos de final do playoff (o 7º jogará os oitavos), e a batalha pelo 10º posto, o último que dá acesso ao play-off, uma luta onde o Voltregà leva vantagem.

Classificação da OK Liga à 24ª jornada (Fonte: hoqueipatins.pt)

Barcelona com primeiro lugar já garantido

Se o campeonato fosse decidido numa fase regular única, como nas últimas temporadas, o Barcelona já teria razões para celebrar. Depois de uma entrada em falso no campo do mais directo adversário, o Deportivo Liceo, com uma derrota por 2-1, nas 23 jornadas seguintes a turma blaugrana alcançou 23 vitórias, uma série vitoriosa impressionante que constitui um recorde no campeonato espanhol.

Barcelona e Liceo é, aliás, a final do play-off mais esperada, a equipa da região da Galiza ocupa a segunda posição a 8 pontos do líder, mas com 15 de vantagem para o terceiro classificado, o Noia. Sendo certo que numa série a 5 jogos, equipas como Reus, Noia ou Igualada podem surpreender os dois favoritos, a probabilidade dos dois rivais se voltarem a defrontar na final é elevada, e a acontecer o Liceo terá de mostrar outra faceta daquela que mostrou na última visita ao Palau Blaugrana. Em encontro referente à 14ª jornada, no passado mês de Fevereiro, a formação da Corunha foi cilindrada pelo Barcelona por 9-3.

Colegas de equipa, Pablo Alvarez e Pau Bargalló são os melhores marcadores da OK Liga (Foto: FC Barcelona)

Girona e Caldes lutam pelos quartos, Igualada pode cair

Nos seis primeiros lugares quatro equipas já garantiram acesso para os quartos de final, Barcelona, Liceo, Noia e Reus. Igualada, Girona e Caldes, entram para as duas últimas rondas com possibilidades de se juntarem ao quarteto nos quartos.

O Igualada parte para a próxima jornada com uma vantagem de dois pontos para o Girona e três para o Caldes, tendo por isso as melhores probabilidades de folgar nos oitavos. Mas se olharmos aos jogos que compõem a próxima jornada, já neste fim de semana, o Girona leva clara vantagem em relação aos dois rivais, podendo até carimbar já o passaporte para os quartos.

Na jornada 25 a formação do Girona visita o terreno do Taradell, actual 12º classificado que está obrigado a vencer para ainda acalentar esperanças em fugir aos lugares de play-out. Já Igualada e Caldes jogam frente a Liceo e Noia, respectivamente. O primeiro visita o campo do Noia, enquanto que o Caldes recebe a formação galega.

Também ainda com uma reduzida chance de chegar ao 6º lugar está o Calafell, para lá chegar a equipa onde alinham Arnau Xaus (Ex. Juventude Viana) e Guido Pellizzari (Ex. Valença), precisa ganhar os dois jogos que lhe restam frente a Voltregà e Lleida, tendo que ficar à espera que Girona e Caldes não façam mais que 1 ponto nas duas partidas restantes.

Mediante os resultados desta jornada, a 26ª e derradeira ronda da fase regular pode ter uma autêntica final na luta pelo 6º lugar. No dia 4 de Abril (a OK Liga terá paragens para a Final 8 da Taça do Rei e para as provas europeias), o Girona recebe no seu pavilhão o Caldes, podendo apenas aí ficar definido quem segue para os quartos, e quem terá de disputar os oitavos.

Girona e Caldes podem defrontar-se na última ronda com o 6º lugar em disputa (Foto: Kilian Càtedra)

Históricos no fundo da tabela, Voltregà próximo da salvação, Vic com vida difícil

No fundo da tabela as últimas quatro posições disputam um play-out de manutenção, numa primeira fase à melhor de 5 jogos, o 11º classificado defronta o 14º, o 12º enfrenta o 13º. Os derrotados da eliminatória vêm consumada a despromoção à OK Liga Plata, o segundo escalão do hóquei espanhol.

Mas os vencedores desta primeira fase do play-out ainda não ficam com lugar garantido na próxima temporada entre a elite, os dois vencedores da primeira eliminatória terão uma outra diante dos segundos classificados da segunda divisão (os campeões da zona norte e sul do segundo escalão garantem automaticamente a promoção), sendo os vencedores dessa eliminatória que garantem a presença na próxima edição do campeonato. Um quadro competitivo que pode relegar até quatro equipas, e promover outras tantas.

Para já apenas uma equipa tem garantida a presença neste play-out, o Vic. Presença regular nas competições europeias, desde a viragem do século apenas por três ocasiões o Vic não participou na Europa (2002-03, 2018-19 e 2019-20), tendo inclusive chegado à final da Liga Europeia em três épocas . Agora, e numa altura e que passa por uma grave crise financeira, o cenário mais provável é mesmo a descida ao segundo escalão, o Vic ocupa a última posição com apenas 13 pontos, e poderá já não abandonar essa posição uma vez que as duas partidas restantes são frente a Barcelona e Noia.

Nas restantes posições Lloret, Taradell e Palafrugell poderão ver já neste fim de semana confirmada a presença no play-out, em caso de derrota na 25ª ronda. O Voltregà, actual 10º classificado, leva uma vantagem de 3 pontos para o Palafrugell com vantagem no confronto directo, podendo assim garantir antes da última jornada um lugar no play-off, depois de ter passado 18 jornadas nas últimas quatro posições da tabela.

Histórico Vic pode estar a caminho do segundo escalão (Foto: CP Vic)

Após este fim de semana o emparelhamento para play-off e play-out poderá ficar praticamente definido, ficando cada vez menos decisões para serem tomadas no derradeiro dia de fase regular (ficamos de olho no possivelmente decisivo Girona x Caldes). Aproximamo-nos a passos largos do arranque dos play-offs, e de ficarmos a saber se este formato será, ou não, um sucesso e se veio para ficar na OK Liga.

(Foto de Capa: Manel Montilla)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter