Grande Prémio de Aragão – Marquez a um passo mais próximo do título
Realizou-se de 20 a 22 de Setembro a 14ª etapa de MotoGP, o Grande Prémio Michelin de Aragão, em Espanha. Depois do GP em Itália com o regresso às vitórias do líder, Marc Marquez, punha-se a questão da capacidade de resposta dos seus adversários. Será que estes voltariam a tentar tirar a vitória a Marquez ou seria Marquez a juntar mais uma vitória à sua conta pessoal?
Na primeira sessão de treinos livres Marc Marquez estabeleceu logo aquele que seria o melhor tempo para uma volta à pista espanhola e deu a entender que não ia ser fácil o trabalho dos adversários. O segundo melhor dessa sessão foi Maverick Viñales a mais de 1,5 segundos.
Nas restantes sessões livres, nenhum piloto conseguiu aproximar-se do tempo do líder, apesar de Viñales ter melhorado o seu tempo na terceira sessão, sendo o mais rápido da mesma.
Na primeira sessão de qualificação os italianos Franco Morbidelli, que está a completar o segundo ano na categoria máxima, e Andrea Ianone foram os mais rápidos, conquistando a passagem à segunda sessão de qualificação e deixando Alex Rins de fora por pouco mais de 1 décima.
Na segunda sessão de qualificação, que define os 12 primeiros pilotos da grelha de partida, Marc Marquez voltou a não dar hipótese e conquistou a pole position, deixando Fábio Quartararo a mais de 3 décimas e Maverick Viñales, o terceiro, a mais de 4.
A corrida não teve grande dificuldade para Marc Marquez, que à primeira volta já tinha mais de 1 segundo de vantagem para os restantes pilotos. Chegou a ter quase 7 segundos de vantagem e acabou por gerir as últimas voltas, sem arriscar demasiado uma possível queda por desgaste dos pneus.
Mais atrás uma luta interessante pelo segundo e terceiro lugares entre Jack Miller, Maverick Viñales e Fábio Quartararo, este último a acabar por perder a ligação com os da frente a meio da corrida.
Quem depois se juntou a esta luta foi a Andrea Dovizioso, que saiu da 10ª posição da grelha e fez uma corrida de trás para a frente, acabando por terminar na segunda posição. Jack Miller fechou o pódio, levando a melhor na última volta contra a Yamaha de Maverick Viñales.
Marquez aumenta assim, uma vez mais, a vantagem no campeonato do mundo é está agora a 98 pontos de Dovizioso, o segunda da classificação geral.
Miguel Oliveira
Ainda a recuperar da lesão, o português fez o 11º melhor tempo na primeira sessão de treinos livres, deixando esperanças para uma possível entrada direta na segunda sessão de qualificação, o que acabou por não acontecer, qualificando-se depois na 17ª posição da grelha de partida.
Na corrida fez uma excelente largada da grelha e saltou logo para a 12ª posição, tendo-se mantido no segundo pelotão durante toda corrida. Terminou o Grande Prémio de Aragão na 13ª posição, mas com a sensação de que se estivesse a 100%, conseguiria lutar pelo top10.