Mundial de Futsal – História e Curiosidades

Thiago MacielOutubro 14, 20246min0

Mundial de Futsal – História e Curiosidades

Thiago MacielOutubro 14, 20246min0
Vinte e quatro seleções estiveram no Uzbequistão em busca do título da competição; veja todos os detalhes sobre a disputa!

Futsal

O futsal é um esporte praticado em quadra com cinco jogadores em cada time. Na modalidade, também chamada de futebol de salão, as equipes têm o objetivo de marcar gols na baliza dos oponentes.

Com mais de 10 milhões de praticantes no mundo todo, o futsal é uma das modalidades esportivas mais populares. As jogadas ágeis dos praticantes tornam as partidas do esporte dinâmicas.

futsal

História do futsal

Há duas versões sobre o surgimento do futsal ou futebol de salão, como era popularmente conhecido antigamente. A primeira é de que o esporte teria começado em 1934, na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Já a segunda diz que a modalidade teria começado em São Paulo, no ano de 1940.

Em ambas as versões, o futsal começou a ser praticado na Associação Cristã de Moços (ACM). No início, as partidas se davam em quadras de basquete e galpões com regras semelhantes ao futebol de campo.

Copa do Mundo de Futsal

A Copa do Mundo de futsal começou a ser realizada em 1989 pela Fifa. O país que sediou a primeira edição foi a Holanda. O campeonato acontece a cada quatro anos.

O evento é realizado no intervalo entre as edições da Copa do Mundo de Futebol. Até o ano de 2008, 16 países participavam da Copa do Mundo de Futsal. O número de nações participantes subiu a partir daquele ano para 24.

Cada continente possui vagas reservadas para disputar o campeonato. A distribuição é feita dessa forma: América do Sul (quatro), África (três), América do Norte/Central/Caribe (quatro), Ásia (quatro), Europa (seis), Oceania (uma) e anfitrião (uma).

O Brasil é o maior campeão mundial de futsal. O primeiro título foi conquistado na estreia do campeonato, em 1989.

Maiores campeões da Copa do Mundo de Futsal

  1. Brasil – 6 títulos
  2. Espanha – 2 títulos
  3. Argentina – 1 título
  4. Portugal – 1 título

Quem é o maior artilheiro da Copa do Mundo de Futsal?

Falcão é o maior artilheiro da Copa do Mundo de Futsal, com 48 gols em 33 jogos, tendo participado de cinco edições: 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016.

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, o ala paulista marcou época na modalidade, brilhando pela Seleção Brasileira.

futsal

Formato da Copa do Mundo de Futsal

Fase de grupos

  • Divisão: As 24 seleções participantes foram divididas em seis grupos – seis equipes em cada chave.
  • Jogos: Cada país joga contra os outros três adversários do seu grupo em um formato de todos contra todos.
  • Classificação: A classificação é determinada pelo número de pontos ganhos. Se acontecer empates em pontos, critérios adicionais como saldo de gols, gols marcados e confronto direto são usados para desempate. Os dois primeiros colocados, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam para a fase eliminatória.

Fase eliminatória

O mata-mata segue como formato tradicional: oitavas de final, quartas de final, semifinais e final (todos em jogos únicos).

Polêmica Contagem de Títulos

A polêmica envolvendo a contagem de títulos da competição dura, pelo menos, três décadas.

Antes de a Fifa assumir a gestão do futebol de salão, em 1989, três mundiais foram organizados pela Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão). Ainda sob a tutela da Fifusa, o Brasil conquistou dois títulos (1982 e 1985) com o Paraguai vencendo em 1988.

A Fifa considera apenas os torneios organizados por ela. Sendo assim, trata o Brasil como seis vezes campeão do torneio. De toda forma em qualquer contagem, a Seleção é a maior campeã do torneio. Inclusive a seleção brasileira correu o risco de ser punida pela Fifa por exibir no símbolo uma quantidade incorreta de estrelas, no mundial de 2008, segundo a visão da entidade que gere o futebol e o futsal no planeta.

Vergonha

A vitória do Irã sobre a França por 4 a 1, durante a fase de grupos, será investigada pela Fifa.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a Fifa vai apurar as acusações de “manipulação da partida” e possíveis violações do “espírito do jogo”.

Na partida, válida pela última rodada do Grupo F da Copa do Mundo, França e Irã já estavam classificados, e pareceram não ter interesse em mexer no placar, de olho no chaveamento do mata-mata. Num dos gols do Irã, por exemplo, o goleiro da França abre para a  bola passar a linha de gol.

Em nota, a Fifa falou que está “ciente das reclamações apresentadas pelas seleções participantes da Copa do Mundo de Futsal em relação ao jogo”, mas que não fará “outros comentários enquanto o processo está em andamento”.

Torneio 2024

O Brasil venceu a Argentina por 2-1 na final do Campeonato do Mundo de Futsal de 2024, disputado no Uzbequistão.

Com este resultado, o Brasil conquistou o sexto título mundial nas dez edições do torneio e o primeiro em 12 anos, depois de ter ficado de fora da final em 2016 e 2021. A Argentina, por seu lado, esteve presente nesses dois jogos decisivos, tendo vencido a primeira antes de perder diante de Portugal há três anos.

Na disputa pela medalha de bronze, a Ucrânia alcançou o melhor resultado da sua história ao vencer por  7-1 a França, que chegou às semi-finais na sua primeira participação. Os três gols marcados por Danyil Abakshyn contra a França elevaram a sua marca para sete neste Mundial e valeram-lhe o prémio da Bota de Prata, atrás de Marcel, do Brasil.

De resto, o Cazaquistão foi derrotado pela Argentina nas quartas-de-final, depois de ter eliminado Portugal, detentor do título, na ronda anterior. Croácia, Países Baixos e Espanha também caíram nas oitavas-de-final.

Pela terceira vez nas quatro edições desde o alargamento para 24 equipas, as sete equipas europeias ultrapassaram a fase de grupos. As nações da UEFA também mantiveram o seu recorde de ocuparem sempre pelo menos três das oito vagas nas quartas-de-final.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS