A ”Catástrofe” na Elite do Futebol Praia
Tal como se temia, no momento em que o Sporting CP fechou a secção do futebol de praia nas modalidades do clube, abateu-se uma hecatombe sobre a Elite de futebol de praia.
Após o fim da modalidade no Sporting CP, foi a vez da Casa do Benfica de Loures terminar com a modalidade. A equipa foi fundada em 2015 e logo no ano de estreia subiu à Divisão de Elite, sendo vice-campeões, perdendo a final contra o Varzim por 3 bolas a 1 e desde então sempre foi presença na Elite até ao seu encerramento na temporada de 2022.
Nos últimos 2 anos a CBL investiu bastante para ter equipas competitivas em busca de destronar o Braga do topo do futebol de praia nacional, feito que quase alcançaram em 2021 quando perderam na final do campeonato já nos instantes finais, no entanto conseguiram alcançar a glória europeia ao vencer mesmo o Braga na final da Eurowinners em 2022. O fim veio por meio de um comunicado oficial, em que não teria orçamento necessário para competir em 2023 nas provas nacionais e internacionais, tendo inclusivamente desafiado o SL Benfica a investir num projeto com sucesso demonstrado, mas sem qualquer resposta.
Em 7 anos conquistaram o campeonato distrital da AFL e a Eurowinners Cup 2022.
Seguiu-se a desistência do CF “Os Belenenses”, o clube também através de comunicado oficial, fez saber-se de que não tinha capacidade financeira nem logística para competir na época 2023.
Algo que surpreendeu tudo e todos, depois de 3 anos em que andaram a lutar para conquistar a subida de divisão, subida essa alcançada em 2022, sendo vice-campeões do campeonato nacional, derrotados pelo Chaves na final. Inclusivamente, no comunicado, alegam que vem em paralelo com as medidas de Sporting CP e CBL em encerrar a modalidade.
“Os Belenenses” já foi campeão nacional nos primórdios dos campeonatos nacionais da FPF e é um histórico da modalidade tendo muitos anos de Elite.
Para o lugar destas desistências ocuparam a convite da FPF, o CD Nacional, a AD Torre e o GRAP. Nacional e GRAP retornam assim à Divisão de Elite e a Torre vai estrear-se depois de fundada a modalidade no ano passado. As equipas convidadas foram convidadas com base na classificação da fase final do campeonato nacional em 2022.
Torna-se assim caso para pensar acerca do rumo que o melhor país de futebol de praia mundial (Portugal é atual nº 1 do Ranking FIFA), quer tomar. Numa altura como esta é necessário fazer uma introspeção sobre o que se passa com um dos melhores e mais atrativos campeonatos do mundo para que os clubes com mais história estejam a fechar a modalidade.