Futebol de Praia: resumo da 1ª volta da Divisão de Elite 2023

Tiago PelicanoMaio 29, 20234min0

Futebol de Praia: resumo da 1ª volta da Divisão de Elite 2023

Tiago PelicanoMaio 29, 20234min0
Tiago Pelicano faz o resumo do que se passou na 1ª volta Elite 2023 do campeonato nacional de futebol de praia português

A Divisão de Elite 2023 começou de forma atribulada, logo no inicio do ano 2023, com as noticias do termino da modalidade nos principais clubes até então, Sporting CP e CB Loures e depois a juntar a estes dois clubes, o Belenenses, recém-promovido, também daria a noticia de que não iria participar na modalidade em 2023, começou a desenhar-se uma Elite com muitas duvidas em relação aos clubes que nela iram competir, onde é que os jogadores das equipas que terminaram se iriam encaixar, com tão pouco tempo para se preparar tudo e muitas duvidas com rumores que algumas outras equipas poderiam também “saltar fora”, foi avançando até à data de inicio.

Iniciou-se a 1ª jornada em Pousos, a 8 de Abril, na casa do GRAP, equipa convidada a ocupar o lugar deixado pelo Belenenses e que serviria de casa do também convidado a subir à Divisão de Elite, devido à desistência da CB Loures, o CD Nacional. Este campo iria durante o mês de Abril receber três jornadas, depois da 1ª, também a 3ª e 4ª seriam neste recinto, tendo a 2ª jornada na casa do GD Chaves. Após a paragem do campeonato, a retoma seria com jornada dupla em Braga e a 1ª volta terminaria na casa do Varzim, no campo da Aguçadoura, no passado dia 28 de Maio.

Em termos de resultados o campeonato está com se esperava, nivelado com duas equipas a destacarem-se das demais, Braga e Sótão, apesar de ambas já terem perdido pontos, o Sótão está invicto, tendo perdido 2 pontos ao vencer o CD Nacional em penaltis na 2ª jornada e o Braga teve a sua derrota respetivamente frente ao Sótão no fecho da ultima jornada da 1ª volta. Ao contrário do ano passado, este ano no final da 1ª volta já todos os clubes têm pontos.

A classificação à 7ª jornada encontra-se da seguinte forma:

1º – ACD Sótão; 19pts; 7v; 43gm; 22gs
2º – SC Braga; 18pts; 6v 1d; 48gm; 18gs
3º – CD Nacional; 15pts; 5v 2d; 29gm; 23gs
4º – Leixões SC; 12pts; 4v 3d; 19gm; 32gs
5º – AFD Torre; 6pts; 2v 5d; 22gm; 36gs
6º – Varzim SC; 5pts; 2v 5d; 25gm; 28gs
7º – GD Chaves; 3pts; 1v 6d; 18gm; 33gs;
8º – GRAP / Hallstar; 2pts; 1v 6d; 20gm; 32gs

Relembrar que a vitória no tempo regulamentar vale 3pts, vitória no prolongamento vale 2pts e vitória nos penaltis vale 1pt, nunca existindo empates. Desta forma podemos observar que o GRAP venceu o Chaves no prolongamento, o Varzim também venceu um jogo no prolongamento frente ao GRAP e o Sótão venceu o Nacional nos penaltis.

As equipas que no final da 14ª jornada se classificarem nas quatro primeiras posições vão disputar a fase final para apurar o campeão nacional da Divisão de Elite 2023. Já as equipas que se classificarem nas últimas duas posições são despromovidas ao Campeonato Nacional (2ª divisão nacional), as que se classificarem nas 5ª e 6ª posição garantem a manutenção para a Divisão de Elite 2024.

Destacar algumas curiosidades e individualidades, a equipa menos batida do campeonato neste momento é o SC Braga (18gs), a equipa mais batida é a AFD Torre (36gs). A equipa mais goleadora é também o SC Braga (48gm), a menos concretizadora é o GD Chaves (18gm).

No que toca aos artilheiros da competição, o internacional espanhol, Chiky Ardil (ACD Sótão) é o líder, leva 10 golos marcados, logo atrás está o internacional brasileiro, Filipe Silva (SC Braga) com 9 golos e a fechar o pódio está o jogador brasileiro, Izaias Junior (GRAP/Hallstar) e os internacionais portugueses, Rodrigo Pinhal (CD Nacional) e Miguel Pintado (SC Braga) com 8 golos, Izaias leva vantagem por ter menos um jogo realizado.

Para terminar destacar que a 1ª volta não teve qualquer tipo de transmissão televisiva, algo que deixa os apaixonados pela modalidade tristes de não poder acompanhar a modalidade. No entanto boas noticias se avizinham com o Canal11 a transmitir a próxima jornada, dia 3 Junho em Matosinhos, no Estádio Desportos da Praia.

No entanto apenas 2 jogos serão em direto, ACD Sótão x Leixões SC, será transmitido pelas 9h45 e o SC Braga x AFD Torre, que será transmitido pelas 13h30. O GRAP/Hallstar x Varzim SC, que se joga às 11h00 e o GD Chaves x CD Nacional, que se joga às 12h15, serão transmitidos em diferido no Canal11.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS