Fórmula E 2023: dupla ronda em Roma de Evans e Dennis

Luís MouraJulho 16, 20238min0

Fórmula E 2023: dupla ronda em Roma de Evans e Dennis

Luís MouraJulho 16, 20238min0
Roma foi a "casa" da Fórmula E 2023 com uma dupla prova em que Evans e Dennis dominaram e levaram as vitórias para casa

O campeonato do mundo de Fórmula E regressou este fim de semana com uma dupla ronda em Roma. No sábado, Evans dominou com a pole position e a vitória na corrida que foi acidentada e atribulada. No domingo, Dennis fez a pole, venceu a corrida e fez a volta mais rápida para o delírio dos homens da Avalanche Andretti.

Sábado

Todas as emoções do GP de Roma iniciaram no decorrer de Sábado. Na parte da manhã, na qualificação, como habitual, os pilotos foram divididos em dois grupos para disputarem a oportunidade de chegarem a final e lutarem pela Pole Position. No grupo A, a luta foi acesa até ao final da sessão e os pilotos classificados para a seguinte fase apenas ficaram decididos nos últimos segundos. Fenestraz foi o mais rápido, seguido de Bird, Dennis e de Günther.

No grupo B, Jake Hughes bateu com alguma violência no muro e não só ficou de fora da qualificação como da corrida de sábado. Evans foi o vencedor do grupo à frente de Buemi, de Rast e de Mortara. António Félix da Costa, recém chegado das 6 horas de Monza no WEC, não foi além da 13ª posição na classificação geral.

Passados os duelos, a derradeira luta pelo primeiro lugar da grelha de partida foi entre os homens da Jaguar. Evans bateu Bird e conquistou o direito de partir à frente de todos os outros na primeira corrida do fim de semana. Por conseguinte, Bird foi 2º e Fenestraz 3º.

A corrida começou com a ultrapassagem de Bird ao seu companheiro de equipa. Um bom momento do piloto da Jaguar que manteve a liderança até bem perto da bandeira vermelha. Até lá, Wheirlain candidato à luta pelo campeonato de pilotos sofreu um toque e foi obrigado a ir até à boxe trocar a asa dianteira danificada. Também Lotterer da Avalanche Andretti hipotecou a sua corrida com uma batida forte no muro.

Num momento em que a corrida estava estabilizada, Bird perdeu o controlo do carro, bateu no muro e foi projetado para o centro da pista. A posição do Jaguar de Bird originou um choque em cadeia que deixou fora de corrida vários pilotos. Um acidente arrepiante que felizmente terminou da melhor maneira, com todos os pilotos a saírem dos carros no pleno das suas aptidões físicas. Prontamente a direção de prova imobilizou a corrida para a limpeza da pista. António Félix da Costa foi um dos pilotos envolvidos no acidente. Poucas horas depois do sucedido, o piloto português recorreu às redes socias para expressar o alívio e a gratidão que sentiu depois daquilo que apelida o momento mais assustador da sua vida.

Fenestraz liderava a ordem de recomeço da corrida, seguido de Evans e Rast. Numa corrida marcada pela regular troca de líderes, Dennis ainda assumiu a liderança no decorrer da 15ª volta, contudo não se conseguiu superiorizar ao ritmo imprimido por Evans e acabou ultrapassado, não só pelo vencedor como também por Cassidy e Günther que fecharam o pódio. Evans entrou para o livro de recordes da FE como o primeiro piloto a vencer partindo da Pole em Roma.

Domingo

O dia nasceu com ambições renovadas para os pilotos de FE. Depois da 13ª ronda corrida no dia anterior, no mesmo local, a 14ª começou com a qualificação. No Grupo A, à semelhança do dia anterior, as decisões foram adiadas para os últimos instantes da sessão. Bird, piloto da Jaguar envolvido no acidente de sábado, foi o mais forte do grupo e passou em 1º para a fase seguinte. Cassidy, Ticktum e Evans também se apuravam para o mata-mata à frente de António Félix da Costa que não foi além da 5ª posição. O piloto português ficou arredado da luta pela Pole.

No final da sessão do Grupo A, a Nissan Nismo confirmou que o #23 de Fenestraz estava indisponível para participar na qualificação.

No Grupo B, os apurados para os duelos foram Dennis, Buemi, Nato e Günther, respetivamente.

Já durante os duelos, Buemi cometeu um ligeiro erro que foi suficiente para o atirar contra o muro e acabar com a luta que travava com Nato.

À final chegaram Dennis e Cassidy e no derradeiro duelo da sessão foi britânico da Avalanche Andretti que levou a melhor.

Depois dos cinco semáforos se apagarem, Dennis manteve a liderança e beneficiou da luta pelo segundo lugar para ganhar alguma vantagem. Na luta pelo segundo posto, Evans travou tarde e não evitou o contacto com Cassidy. O Jaguar voou durante alguns metros e aterrou em cima do Envision. Mais um acidente violento em Roma que terminou da melhor maneira. Evans abandonou e Cassidy perdeu várias posições e ficou com o carro danificado. Como consequência do acidente, na parte de trás do pelotão, Vergne e Wehrlein bateram noutros carros e ficaram com danos, que não foram impeditivos para nenhum dos dois prosseguir a corrida.

Di Grassi foi encostado ao muro e não evitou a batida forte e o consequente abandono. António Félix da Costa travou tarde e na mesma curva onde se deu o acidente dos homens da frente saiu de pista e perdeu a oportunidade de acabar no top 10.

Dennis foi intocável na corrida e liderou da primeira à última volta, numa bela performance que lhe permitiu aumentar a vantagem na liderança do campeonato. Nato foi 2º e Bird 3º. António Félix da Costa acabou na 12ª posição.


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