Fórmula E 2023: Berlim ao som do caos e emoção

Luís MouraAbril 23, 20237min0

Fórmula E 2023: Berlim ao som do caos e emoção

Luís MouraAbril 23, 20237min0
Luís Moura descreve aquilo que foi uma dupla corrida intensa, caótica, emotiva e que ofereceu um fim-de-semana forte na Fórmula E 2023

A dupla ronda do campeonato do mundo de fórmula E em Berlim foi caótica. Evans e Cassidy foram os grandes vencedores, os Cupra surpreenderam em qualificação, mas desiludiram em corrida. António Félix da Costa teve um fim-de-semana complicado, mas consegui salvar dez pontos.

Sábado

Qualificação

A ação em pista começou, no sábado de manhã, com a qualificação para a sétima ronda do campeonato do mundo de fórmula E na dupla jornada em Berlim.

No grupo A, Stoffel Vandoorne foi o grande vencedor, seguido dos dois carros da Envision Racing, Sébastien Buemi e Nick Cassidy, respetivamente. Surpreendentemente, o último apurado para a ronda seguinte foi Sérgio Sette Câmara da Nio 333 Racing. António Félix da Costa foi décimo no grupo, décimo nono à geral, atrás do seu colega de equipa Pascal Wehrlein.

No grupo B, o mais rápido foi Ticktum. Os restantes apurados foram Günther, Dennis e Bird.

Nos duelos, o grande destaque foi para a batalha entre os dois homens da Envision, no qual, Buemi levou a melhor. Os vencedores das semifinais foram Buemi e Bird, depois das lutas com Vandoore e Ticktum, respetivamente. Na final, Buemi levou a melhor e conquistou a pole para a primeira corrida do fim de semana. Bird foi segundo e Vandoorne terceiro.

Corrida

Depois dos 5 semáforos se terem apagado para o início do ABB FIA FORMULA E 2023 SABIC BERLIN E-PRIX, foram 43 voltas de plena loucura. No arranque Ticktum, que havia partido da quarta posição, ultrapassou os três primeiros classificados nas primeiras curvas e assumiu o comando da corrida, mas não por muito tempo, uma vez que decidiu ir logo ao attack mode, tal como a maioria dos pilotos. Este acontecimento deveu-se à necessidade de poupar energia para o fim da corrida, e por isso, todos tentavam “sacudir” o entrave de liderar a corrida que exige um maior consumo energético. Com isso, as trocas de posições na frente da corrida foram constantes e permitiram o registo de mais um recorde no campeonato, ficando para a história como a corrida com o maior número de líderes.

No decorrer da volta doze, foi necessária a intervenção do safety car para permitir a limpeza da pista, depois do toque entre Rast e Sête Camara.

A corrida manteve-se atribulada e Lotterer bateu em Vergne na volta dezoito, o que valeu cinco segundos de penalização ao piloto alemão.

O safety car tornou a ser chamado na volta vinte, no decorrer de um grande embate de Ticktum em Vandoorne. O acidente provocado pelo britânico alterou a dinâmica da corrida, num momento em que Cassidy (que seguia nos primeiros lugares da corrida) aproveitou para ir à boxe e trocar a asa dianteira que estava parcialmente destruída.

António Félix da Costa, depois de partir de décimo nono, estava a fazer uma recuperação deslumbrante quando Dennis acabou com a corrida do português, para grande deceção dos homens da Porsche. António seguia confortável na quarta posição e foi, literalmente, abalroado. Foi obrigado a retirar o carro da prova e viu esmoronar-se a oportunidade de pontuar à frente do seu colega de equipa que acabou na sexta posição. A direção de corrida atribui três voltas extra para compensar o tempo perdido atrás do safety car.

Evans foi o grande vencedor depois da ultrapassagem a Buemi, na volta quarenta. O suíço não consegui aguentar a pressão de Bird que consolidou a dobradinha para a Jaguar. Buemi foi ainda ultrapassado por Günther que fechou o pódio e “atirou” o francês para a quarta posição.
A corrida teve 190 ultrapassagens.

Domingo

Qualificação

Na segunda qualificação do fim-de-semana a grande novidade foram as condições de pista. As nuvens e a chuva “cobriram” o céu de Berlim para a oitava ronda do campeonato do mundo de fórmula E.

A qualificação começou, novamente, com a divisão do pelotão em dois grupos. No grupo A, o piloto mais rápido foi Vergne da DS Penske. Os restantes qualificados foram Wehrlein, Müller e Dennis. António Félix da Costa não conseguiu a qualificação para os duelos, mas acabou na quinta posição do grupo, décima à geral. Uma evolução dos homens da Porsche em comparação com o dia anterior. No grupo B, o pole sitter de sábado tornou a ser o mais forte do grupo. Para além de Buemi, Frijns, Evans e Cassidy também passaram aos duelos.

Com uma ligeira evolução das condições de pista, os duelos foram muito animados. À primeira semifinal chegaram Vergne e Müller e foi o piloto da ABT Cupra a vencer. Também na segunda semifinal, ente Frijns e Buemi, foi o piloto da Cupra a levar melhor.

A final da qualificação de domingo proporcionou mais um Record para o campeonato este fim-de-semana. Pela primeira vez, desde que há este formato, encontraram-se dois homens da mesma equipa na final, e logo da equipa que ocupa a última posição do campeonato de construtores. No duelo interno da ABT foi Frijns a levar a melhor e a conquistar os 3 pontos da pole.

Corrida

A corrida ainda não tinha começado e o caos já estava instalado. Dois espectadores invadiram o circuito e colocaram-se à frente dos carros como protesto. A direção de corrida adiou por alguns minutos o início da prova para poder confirmar a segurança da pista, dado que chegou a haver a dúvidas da presença de substâncias perigosas em pista, deixada pelos manifestantes.

As causas da manifestação não são conhecidas e a transmissão televisiva foi cortada de imediato.

Depois de todas as peripécias terem sido resolvidas, os cinco semáforos apagaram-se e a corrida iniciou, muito mais calma do que a de sábado. Foram poucas as trocas de posições entre os pilotos. Os dois Cupra, que lideravam a corrida, foram os primeiros a ir ao attack mode, para poderem poupar energia para o final de corrida. Tal como na corrida de sábado, os pilotos que lideravam a prova optaram por abdicar da liderança. Os Porsche foram os últimos a ir ao attack mode, num momento em que estavam nas primeiras posições da corrida. Aquilo que parecia ser uma corrida tranquila, no decorrer da volta 14 tornou-se frenética. Muitas ultrapassagens e trocas de posições, numa verdadeira “hora da morte”. Bird foi obrigado a parar na boxe, durante a volta dezanove, para trocar a asa dianteira depois de um toque. Buemi “rodava” no top 10, quando a sua asa cedeu e teve de ir à boxe para a trocar.

Cassidy liderou a corrida durante várias voltas e consegui levar a vitória para casa, depois de um fim-de-semana muito positivo para a Envision. Dennis foi segundo e Vergne terceiro. António acabou na quinta posição recuperando cinco posições, numa demonstração de qualidade e consistência. Em corrida, a ABT não confirmou a competitividade que teve em qualificação e acabou em nono com Müller. Frinjs acabou na décima sétima posição.

Com a vitória Cassidy encurtou para quatro pontos a distância para Wehrlein no topo da tabela do campeonato do mundo de pilotos. Em terceiro está Vergne. A próxima ronda do campeonato é no Mónaco, para acompanhar no Fair Play.


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