Fórmula 1 2025: Cinco rokies e um novato
A temporada de Fórmula 1 2025 começa no Bahrein com os testes de pré-temporada. O início de um campeonato do mundo de Fórmula 1 que promete ser mais competitivo e disputado que o último vencido por Max Verstappen. Mas o interesse da temporada não fica por aqui. Na grelha há cinco rokies e um novato. Falamos de Andrea Kimi Antonelli, Jack Doohan, Isack Hadjar, Olivier Bearman, Gabriel Bortoleto e o inexperiente (ainda que não estreante absoluto) Liam Lawson. Comesse-mos por aí. O neozelandês assume o lugar mais indesejado da Fórmula 1, o cruel posto de competir ao lado de Verstappen.
O contexto em que entra na equipa é tudo menos ideal. Primeiramente, porque substituiu Pérez, afastado por resultados. E em segundo lugar, certamente o mais polémico, pela escolha da Red Bull em detrimento de Tsunoda. O japonês tem mais anos de Fórmula 1, mais experiência e mais rapidez, no entanto encontrasse vinculado à Honda (marca que deixou de fornecer motores à Red Bull) razão pela qual não faz parte das escolhas principais dos austríacos. Correr ao lado do quatro vezes campeão do mundo é um grande desafio, mas Lawson não é o piloto com maior pressão, pelo menos não irá iniciar a temporada com o futuro definido como Doohan. O jovem da Alpine já tem o seu lugar discutido, tendo ainda apenas concluído os testes de pré-temporada. O motivo é simples e têm um nome: Franco Colapinto. O argentino assinou um contrato de 5 temporadas com a Alpine ainda que neste momento ocupe o lugar de reserva. Uma ação pouco crível a não ser que signifique que dentro em breve Colapinto esteja a guiar no lugar de Jack Doohan.
Formula 1: la fugaz pero dramática aparición de Franco Colapinto en el último trailer de Drive to Survivehttps://t.co/OLsvk4qWjf
— Clarín (@clarincom) February 28, 2025
Bortoleto, Bearman e Hadjar ao que tudo indica terão os lugares seguros, independentemente dos resultados desportivos. Primeiramente porque não há grandes alternativas aos seus postos, como por exemplo acontece com Doohan e Lawson. E principalmete porque competirão em equipas menos experientes e competitivas que não colocam grande pressão sobre os pilotos a nível de resultados. Dos três, Bortoleto é o que está melhor posicionado para um futuro competitivo, uma vez que correrá pela Audi em 2026 numa era que será mais competitiva.
Por fim, Andrea Kimi Antonelli enfrenta um teste crucial ao entrar na Fórmula 1, especialmente ao medir forças com George Russell (em comparação entre colegas de equipa, mais experiente que Antonelli). Embora o seu talento seja inegável, a abordagem em pista terá de ser meticulosamente calculada. Russell, consolidado como um dos pilotos mais consistentes da grelha, não cederá facilmente posição, obrigando Antonelli a demonstrar maturidade competitiva. A paciência e a leitura estratégica da corrida serão essenciais para evitar erros que possam comprometer não só os seus resultados, mas também a sua reputação dentro da equipa. A Fórmula 1 exige mais do que velocidade pura. A inteligência tática e a gestão de momentos críticos podem ditar o sucesso de um jovem talento frente a um adversário sólido.
Big boots to fill.
Kimi Antonelli takes to the track in testing for Mercedes 💙#F1 @MercedesAMGF1 pic.twitter.com/PKpOVjBAwT
— Formula 1 (@F1) December 10, 2024
2025 promete ser um dos melhores e mais competitivos anos da modalidade e a versatilidade de rokies ajudará a aumentar o interesse dos fãs.