ELF: O Regresso Inesperado dos Barcelona Dragons

Miguel Veloso MartinsMarço 27, 20214min0

ELF: O Regresso Inesperado dos Barcelona Dragons

Miguel Veloso MartinsMarço 27, 20214min0
30 anos depois da estreia dos Barcelona Dragons na extinta World League, foi anunciado o seu regresso na European League of Football. O franchise catalão promete mudar o panorama do futebol americano em Espanha e na Europa. Descobre todos os detalhes já anunciados sobre os novos Barcelona Dragons.

Na passada quarta-feira (24/03), recebemos um anúncio inesperado: o franchise de Barcelona escolheu seguir o caminho de várias das equipas da ELF e utilizar o seu nome histórico da NFL Europe (NFLE), Barcelona Dragons. A equipa catalã foi inicialmente anunciada no final de Dezembro de 2020 com o nome Gladiators. Esta mudança torna-se ainda mais interessante tendo em conta as informações reveladas por Roman Motzkus ao jornal Berliner Zeitung em Fevereiro, altura em que era responsável de um dos grupos de investidores que planeava trazer um franchise para Berlim.

Segundo Motzkus, a direção de Barcelona teve a opção de escolher o nome Dragons, mas decidiu usar um nome novo, Gladiators. Roman Motzkus mencionou também que Berlin provavelmente não usaria o nome Thunder. No entanto, mais de um mês depois da entrevista foi anunciado que o grupo de Motzkus perdeu a luta pela gestão do franchise de Berlim. Na mesma altura, foi oficialmente revelada a parceria entre a NFL e ELF, permitindo trazer de volta nomes de franchises da extinta NFL Europe.

Dois dias após o anúncio do regresso de 4 franchises da NFL Europe (Galaxy, Sea Devils, Centurions e Thunder), Barcelona revelou o seu novo nome num dia especial para o franchise histórico. O comunicado e revelação do nome Barcelona Dragons chegou no 30º aniversário da estreia do franchise na extinta World League of American Football (WLAF). Fundados em 1991, os Barcelona Dragons jogaram 5 temporadas na WLAF e 6 na NFLE. Nas suas 11 épocas de existência, os Dragons estiveram presentes em 4 World Bowls, tendo sido campeões em 1997.

O Estádio

Os Barcelona Dragons vão utilizar o Estadi Municipal de Reus como a sua casa para 2021. O estádio conta com 4.700 lugares nas suas bancas, assim como campos de treino e escritórios adjacentes ao dispor dos Dragons. Em Fevereiro, o franchise catalão, na altura ainda com o nome Gladiators, organizou um combine nos campos de treino do estádio. A localização do estádio num dos municípios da Costa Daurada tinha sido confirmado meses antes do anúncio pelo general manager Bart Iaccarino. Na altura, o Nou Estadi de Tarragona foi também indicado como um dos potenciais estádios.

O Estadi Municipal de Reus está localizado no município de Reus, pertencente à província de Tarragona, a cerca de 100 quilómetros de distância do centro de Barcelona. Mesmo não estando localizado na província de Barcelona, a proximidade com a capital catalã torna Tarragona a opção mais viável para um franchise ainda na sua infância. Segundo Iaccarino, “o Estadi Municipal de Reus enquadra-se na perfeição com o que procurávamos. É o melhor lugar que encontramos para desenvolver uma franchise profissional.”.

O Plantel e Equipa Técnica

Os Barcelona Dragons continuam a construir o seu plantel e equipa técnica. Com mais de 30 anos de experiência, Adam Rita será o treinador principal de Barcelona. Até ao momento, a equipa técnica no lado defensivo será composta por Doug Semons (coordenador defensivo) e Ricky Lang (treinador de DBs). No ataque, foram anunciados 2 treinadores posicionais: Marcell Frazier (treinador da OL) e Patrick Wennin (treinador de RBs). PJ Gremaud será o coordenador das special teams.

Niko Lester foi o único jogador anunciado até ao momento. Lester é um dos atletas mais versáteis da Europa, jogando como DB e WR. Em 2020, Niko Lester começou o ano a jogar em Espanha com os Badalona Dracs, onde apenas participou em 4 jogos antes do cancelamento da temporada. Com a reabertura de algumas ligas europeias em 2020, Lester jogou também na Dinamarca (Triangle Razorbacks) e Suécia (Carlstad Crusaders).

Não percas os jogos dos Barcelona Dragons e a ELF a partir de dia 20 de Junho!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter