EHF Cup: A situação dos clubes portugueses nos oitavos e quartos

Ana CarvalhoFevereiro 14, 20235min0

EHF Cup: A situação dos clubes portugueses nos oitavos e quartos

Ana CarvalhoFevereiro 14, 20235min0
Com o Madeira SAD a já ter jogado a 1ª mão dos quartos-de-final da EHF Cup, Ana Carvalho olha para o que se passou nas últimas semanas

A equipa do Madeira SAD encontra-se no intervalo da eliminatória dos quartos de final da EHF Cup, já que no passado dia 11 de Fevereiro jogou no seu reduto frente ao Mecallia Atlético Guardés, equipa espanhola liderada atualmente pela treinadora portuguesa Ana Seabra. A equipa espanhola chegou a este jogo num momento de restruturação na equipa técnica, já que após a derrota caseira por um golo (23-24) frente à equipa Atticgo Balonmano Elche, o seu treinador principal Abel González deixou o cargo, ficando a equipa ao encargo da então treinadora-adjunta Ana Seabra.

A equipa da Galiza apresentou-se muito ansiosa nos primeiros 15 minutos, tendo estado a perder por 7-1, resultado da baixa eficácia ofensiva. Por seu lado, a equipa portuguesa entrou muito forte, muito eficaz e mostrando uma postura muito competitiva, tanto a nível defensivo como ofensivo, mais uma vez com uma excelente prestação da sua guardiã Isabel Góis. No entanto após o time out da treinadora Ana Seabra no primeiro tempo, a equipa espanhola conseguiu encontrar o seu momento, e ao intervalo o resultado era 11-14, favorável ao Mecallia Atlético Guardés. No segundo tempo o equilíbrio foi perentório, e o Madeira Sad não foi capaz de encurtar a distância no marcador, levando para a segunda mão da eliminatória 4 golos de desvantagem (26-30).

De destacar a prestação da jovem lateral esquerda Joana Pires ao longo de toda a partida, tanto a nível de tiro exterior como de jogo com a segunda linha ou criando vantagens para as colegas.
No próximo domingo (19 de Fevereiro), joga-se no pavilhão do CB Atlético Guardés a segunda mão e a passagem à final four da competição. Esperamos que a equipa do Madeira Sad consiga apresentar-se na máxima força e consiga levar-nos a todos à meia-final da EHF Cup.

EHF Cup – Análise dos oitavos de final

Na eliminatória anterior, o Madeira SAD jogou ambas as partidas no seu pavilhão e isso provou-se bastante proveitoso, já que conseguiu duas vitórias com consequente passagem aos quartos de final. De destacar nessa eliminatória disputada no mês de Janeiro a prestação de Isabel Góis, que se apresentou uma muralha intransponível para os remates da equipa suíça do LK Zug HandbaLL, especialmente na primeira mão (resultado 21-28 favorável ao Madeira Sad). No segundo jogo, o resultado foi sendo mais equilibrado ao longo da partida, mas dada a vantagem obtida na primeira mão, nunca esteve em risco a não passagem da equipa insular à fase seguinte da EHF Cup. O resultado final acabou por sorrir novamente para a equipa madeirense, vencendo a partida por dois golos (24-22).

Nesta fase da prova ficou infelizmente a equipa feminina do SLBenfica, que não foi capaz de ultrapassar as turcas do Antalya Kanyaalti BSK, apesar do equilíbrio latente em ambas as partidas.

Na deslocação à Turquia no fim de semana 7 de Janeiro de 2023, a equipa feminina do SLBenfica apresentou-se muito forte, equilibrando o jogo com a equipa adversária num pavilhão lotado para receber este jogo das competições internacionais. A equipa portuguesa mostrou algum nervosismo inicial, que se traduziu numa vantagem momentânea da equipa turca, mas rapidamente a equipa liderada pelo treinador João Florêncio conseguiu equalizar o resultado, sendo o resultado ao intervalo 17-15 a favorecer ligeiramente o Antalya Konyaalti BSK. No segundo tempo o equilíbrio manteve-se, sendo possível à equipa da capital portuguesa trazer para Portugal um excelente empate a 35 bolas, deixando a passagem à fase seguinte mais próxima da equipa portuguesa.

Na segunda mão deste jogo da EHF Cup, jogada no pavilhão da Luz a 15 de Fevereiro, o SL Benfica esperava que o fator casa fosse preponderante para atingir o objetivo desejado, e claramente com a ajuda do público, a equipa portuguesa conseguiu manter-se no comando quase toda a partida (ao intervalo o resultado era 18-15 favorável ao SLBenfica), chegando a ter uma vantagem de 4 golos ainda no primeiro quarto da segunda parte. A equipa turca conseguiu reduzir a desvantagem, mantendo-se sempre entre a vantagem minimia e dois golos para o lado encarnado, mas com o empate a surgir nos últimos dez minutos de jogo, a incerteza do resultado final foi sendo mais premente.

O resultado foi oscilando entre vantagem mínima para o SL Benfica e vantagem para a equipa turca, que a poucos minutos do final conseguiu uma vantagem de dois golos, não sendo possível ao SL Benfica dar a volta, terminando o jogo com o resultado final de 32-33. A festa foi da equipa do Antalya Konuaalti BSK, que desta forma carimbou a passagem para a fase seguinte da competição. Destaque para Constança Sequeira, que ainda na primeira parte imprimiu maior velocidade e clarividência no jogo, sendo muito importante para o bom momento da equipa encarnada nesta fase do jogo. Viktoriya Borschenko, apesar das muitas falhas técnicas durante a partida, foi a melhor marcadora do SL Benfica, com 10 golos na sua conta.

Parabéns às atletas e à equipa técnica do SL Benfica, liderada pelo seu treinador João Florêncio. Será com investimentos como os realizados pelo Madeira Sad e SLBenfica que o andebol feminino nacional poderá aspirar a chegar a outros patamares.

Foto de Destaque de Nelson Martins Fotografia


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS