eSports: Mundial de LoL começa na Europa com 24 equipas
No passado dia 2 de outubro começou o Campeonato Mundial da League of Legends (LoL), uma das mais importantes competições da categoria de eSports. Sediado nas cidades de Berlim, Madrid e Paris, o torneio conta com a participação de 24 equipas do mundo inteiro, incluindo a atual campeã, a chinesa Invictus Game. O continente foi escolhido pela Riot Games, criadora do LoL, em forma de homenagem à recente reformulação da Liga Europeia de LoL (LEC).
É possível assistir aos jogos do campeonato através dos canais da empresa no Twitch e no YouTube. Em total, o torneio conta com 24 equipas que estão divididas em três fases. A primeira é a fase de entrada, sediada em Berlim, onde 12 equipas emergentes, divididas em quatro grupos, se enfrentam em modo ida e volta, melhor de um. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a próxima etapa, onde se enfrentarão em melhores de cinco. Os quatro vencedores classificam-se para a segunda fase, de grupos, que terá Madrid como sede.
A fase de grupos contará então com as 12 equipas já classificadas, mais as quatro que vencerem a fase de entrada. As 16 equipas serão divididas em quatro chaves e vão enfrentar-se em ida e volta, no sistema ponto corrido, em modo melhor de um.
As duas melhores equipas de cada grupo classificam-se para os playoffs, onde se enfrentarão em modo melhor de cinco até apurarem as duas finalistas, que se enfrentarão em Paris no dia 10 de novembro. Ao todo, o Mundial de LoL deverá entregar mais de US$ 6,4 milhões em prémios, equivalentes a € 5,82 milhões. Consulte a tabela completa do evento e todos os participantes da edição 2019.
Ascensão e benefícios dos eSports
Apesar de ainda não ser uma potência na modalidade, Portugal tem visto como o número de praticantes de eSports locais aumenta gradualmente. Esta indústria, que apaixona os fãs e movimenta milhões de euros, leva os profissionais a treinarem até 14 horas por dia, e muitas das principais equipas do mundo contam com estruturas sofisticadas para praticar e disputar os torneios.
Por aqui, a Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos tem trabalhado para impulsionar a prática no país, organizando torneios e realizando parcerias com outras empresas para o desenvolvimento dos eSports em Portugal. Em março deste ano, Lisboa também recebeu a cerimónia dos Prémios Esports Portugal, quando as melhores equipas e jogadores portugueses foram homenageados uma noite no Cinema São Jorge.
Os eSports também ocupam um espaço cada vez mais importante entre os apaixonados pelo futebol, já que competições de jogos populares, como o FIFA, têm ganho cada vez mais adeptos em todo o mundo. Também em Portugal é possível encontrar a secção de jogos eletrónicos da Federação Portuguesa de Futebol. No último mês de agosto, o Estádio Algarve recebeu a Supertaça Cândido de Oliveira, que foi transmitida pela televisão e concedeu um prémio de 1000 euros ao campeão, Diogo “Somosnos” Brás, da equipa K1ck.
E se antes eram vistos simplesmente como algo lúdico, os jogos eletrónicos têm vindo a conquistar um espaço cada vez importante, aparecendo frequentemente em transmissões televisivas de canais desportivos. Além dos benefícios económicos que oferecem, com prémios elevados e as possibilidades de patrocínios vantajosos por parte de grandes empresas, os eSports e outros tipos de jogos eletrónicos que desafiam a mente também podem contribuir de forma importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico, para melhor a atenção e a agilidade mental. Um grande número de vantagens que tornam estas modalidades muito atrativas.
Além dos eSports, outra interessante forma de entretenimento online que tem atraído a atenção dos jogadores são os jogos de desafio intelectual, como as cartas, o xadrez e práticas que envolvam o uso da memória e a necessidade de tomar decisões rápidas. Desta forma, ao encarar os jogos eletrónicos com seriedade, é possível extrair diversos benefícios de algo que, à primeira vista, pode parecer apenas diversão.
Para quem ainda não está familiarizado com as versões eletrónicas das diversas modalidades, pode ser interessante começar com a prática de jogos tradicionais. O importante é observar e exercitar as vantagens que esse tipo de práticas pode ter no cérebro, estimulando aspetos como a memorização, a coordenação e a rapidez de pensamento e raciocínio.