Uma Dica focada nas Mulheres, um WOD focado na técnica

Cláudia Espirito-SantoMarço 9, 20183min0

Uma Dica focada nas Mulheres, um WOD focado na técnica

Cláudia Espirito-SantoMarço 9, 20183min0
Ora o director dos Crossfit Games lançou um WOD focado na técnica e que partiu de uma dica bem curiosa. O Open 18.3 explicado pelo Fair Play

A semana começou com Dave Castro a publicar a fotografia de 2 flores. Poderíamos associar ao Dia Internacional da Mulher, mas quem pratica CrossFit e quem está a fazer os WODs do Open sabe que lá no fundo o director dos CrossFit Games está a deixar mais uma dica sobre o próximo treino.

Parece muito directo… mas será?

2 flores… Couplet… um WOD com 2 exercícios?  Uma “Girl” dos benchmark WODs?  Um chipper (WOD com mais de 3 exercícios) remetendo para as diversas pétalas da flor?

Foto: Dave Castro Instagram

Ou podemos mesmo entrar no espectro da análise louca e rir com as dicas de Castro 🙂

https://www.youtube.com/watch?v=Txh78vosIlg&feature=youtu.be&app=desktop

A verdade é que apesar de todas as teorias o 18.3 apenas responde a uma: é um chipper… e não é o que se esperava…

Open18.3

2 rondas para tempo de:
100 double-unders
20 overhead squats
100 double-unders
12 ring muscle-ups
100 double-unders
20 dumbbell snatches
100 double-unders
12 bar muscle-ups

M 52kg OHS, 22,5 kg DB Snatch

F 36kg OHS, 15kg DB snatch

E a melhor parte de todas: tudo isto com um time cap (limite de tempo) de 14 minutos.

Com vários exercícios de dificuldade técnica elevada, este WOD terá muitos atletas a optar pela versão Scaled (adaptada) tanto pela carga como pela complexidade.

Contudo, uma coisa é certa, os atletas mais ambiciosos vão tentar superar-se, seja no Overhead Squat ou nos movimentos de ginástica como os Bar Muscle Ups.

Vamos ver com maior atenção os movimentos exigidos neste WOD:

O 18.3 é até hoje o WOD de Open com maior combinação de movimentos com elevada exigência técnica.  É a primeira vez que aparecem Ring Muscle Ups e Bar Muscle Ups num mesmo Open, quanto mais num mesmo WOD.

As dicas para um 18.3 de sucesso:

  1. Manter a calma.  São centenas de duplos e o cansaço dos ombros vai influenciar a quantidade de vezes que o atleta quebra o movimento.  É essencial manter sempre a calma de modo a permitir enfrentar o desafio da corda com o maior sucesso possível.
  2. Pensem em quebrar os exercícios desde o início de modo a optimizar a Vossa performance e evitar o cansaço extremo que pode influenciar a execução dos movimentos mais complexos.
  3. Divirtam-se e Superem-se.

O objectivo deste WOD é EXACTAMENTE esse, levar cada atleta mais longe e incentivar cada pessoa a tentar fazer algo que nunca fez, desde 100 saltos duplos, a Overhead Squats com cargas mais elevadas do que habitualmente utilizadas num Open, a Ring Muscle Ups, a Bar Muscle Ups.  E não menosprezem os Dumbbell snatches pelo meio. Vão apresentar um desafio igualmente interessante considerando os exercícios que temos antes.

Se virem alguém a andar de forma estranha pela rua nos próximos dias, pode ser que seja um CrossFitter sem gémeos do seu 18.3 😉

Boa sorte a todos!!!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS