Campeonato Placard Andebol 1: segunda jornada com cheiro a Europa

Bernardo GalanteSetembro 27, 20226min0

Campeonato Placard Andebol 1: segunda jornada com cheiro a Europa

Bernardo GalanteSetembro 27, 20226min0
O campeonato nacional de andebol sénior masculino já fechou a 2ª jornada, e Bernardo Galante explica-te quem esteve melhor neste fim-de-semana

A segunda jornada do Campeonato Placard Andebol 1 ficará marcada pela constante tranquilidade das equipas que saíram vitoriosas, excetuando um único duelo: o CF “Os Belenenses” frente à Associação Atlética de Águas Santas – antecedendo o braço de ferro europeu que terá início no dia de hoje.

O primeiro de três duelos em semana e meia: um «cheirinho» do que aí vem

O Clube de Futebol “Os Belenenses” assegurou a quarta posição da edição anterior do Campeonato Placard Andebol 1, que acabara por assegurar vaga na 2ª ronda de qualificação para a Fase de Grupos da EHF European League. Por sua vez, também o quinto classificado – a AA Águas Santas – teve direito a lutar pela Fase de Grupos da mesma competição, devido à conquista da prova pelo Sport Lisboa e Benfica. Até aqui excelentes notícias para o andebol português.

A primeira ronda de qualificação para a prova iniciar-se-ia no dia 27 de agosto e o sorteio acabaria por ditar o Riihimaen Cocks do português Nuno Santos como o primeiro adversário da turma maiata – derrota fora por 22-21 e vitória em casa por 30-20 foram números suficientes para a equipa de Ricardo Moreira seguir em frente.

O sorteio da 2ª ronda de qualificação adivinhar-se-ia mais complicado, devido à adição de equipas como o Sporting CP, TBV Lemgo, Goppingen, Flensburg-Handewitt [Alemanha], Montpellier HB, Chambéry HB [França], IK Savehof [Suécia], entre outras equipas experientes a estas andanças. No entanto, as «bolinhas da sorte» ditaram um encontro 100% português ao colocar frente-a-frente o Clube de Futebol “Os Belenenses” e a Associação Atlética de Águas Santas – quarto e quinto classificado da edição transata da Andebol 1, respetivamente.

No passado sábado (dia 24/09), os respetivos emblemas numa partida a contar para a 2ª jornada da presente edição do Campeonato Placard Andebol 1 decidiram-nos «abrir o apetite» para a jornada europeia que tem início hoje, às 19h45, em Belém e com transmissão n’A Bola TV.

No Pavilhão Acácio Rosa, em Belém, a turma do Restelo entrou a mandar no jogo, chegando facilmente a vantagens de 5 e 6 golos no decorrer da primeira parte e isso não viria a ser alterado nos primeiros trinta minutos. 18-13 era o resultado ao intervalo a favor dos pastéis. A segunda parte iniciar-se-ia e, ao contrário do que era expectável, devido ao fator casa e a todas as atenuantes que estariam a acontecer naquele pavilhão, eis que a turma maiata relembrou que o jogo tem duas partes e não, somente, uma.

A AA Águas Santas com consecutivos parciais de dois e três golos de vantagem «encostou-se» à equipa da casa e, aproveitando esse fôlego motivacional proporcionado pela recuperação, acabaria por consumar a remontada, conquistando mesmo os três pontos em casa de um rival direto, antes de um duelo importante (também em Belém) a contar para a segunda competição europeia de clubes mais importante da Europa, a Liga Europeia da EHF.


Miguel Pinto, à semelhança de outros encontros da Águas Santas esta temporada, foi novamente destaque sendo o melhor marcador da partida, totalizando nove golos. O jovem ponta-direita, natural de Santa Maria da Feira, situa-se na segunda posição da tabela de melhores marcadores do campeonato português com 14 golos em dois encontros, apenas atrás de Délcio Pina (Marítimo Madeira) que conta com mais um tento que o jovem prodígio português.

Campeão em título volta às vitórias e restantes rivais vencem tranquilamente

Após a derrota na jornada inaugural da competição frente ao Águas Santas e o desaire a meio da semana perante o Veszprém para a EHF Champions League, o FC Porto conquistou a sua primeira vitória, esta temporada em jogos oficiais, derrotando o FC Gaia por 43-26. Num jogo controlado pelos Azuis e Brancos do início ao fim, o reforço Jack Thurin sagrou-se no maior artilheiro da partida com 9 tentos.

O Sporting Clube de Portugal recebeu o renovado Marítimo Madeira SAD, no Pavilhão João Rocha e somou mais três pontos, derrotando os madeirenses por 36-24. Num encontro teoricamente difícil, devido à equipa de Paulo Fidalgo reunir um conjunto de jogadores com potencial para baralhar as contas, a turma de Ricardo Costa não deu as mínimas hipóteses ao adversário de impor o seu jogo, sendo que os irmãos Costa estiveram em pleno destaque com 17 golos no total – Francisco com 8 golos e Martim com 9 lideraram as lides leoninas. Do lado madeirense, Délcio Pina com 8 golos cimentou-se no topo da lista de melhores marcadores do campeonato, ao passo de duas jornadas.

O Sport Lisboa e Benfica de Chema Rodríguez visitou o recém-promovido Ginásio Clube de Santo Tirso, sendo que passou o desafio com distinção, assegurando os três pontos. Num encontro em que apenas os guardiões Sergey Hernandez e Nikola Zoric não faturaram, os encarnados estiveram (praticamente) sempre no comando do jogo, acabando por vencer por 25-35.

Duas jornadas, duas vitórias: ABC e Póvoa AC seguem 100% vitoriosos

O Académico Basket Clube, mais conhecido como ABC de Braga, vem confirmando a expectativa criada na pré-temporada ao passo de duas jornadas e seis pontos conquistados, fruto de duas vitórias convincentes. Se na primeira jornada, os bracarenses teriam ido ao reduto do FC Gaia comandado por Carlos Resende, eis que agora derrotaram a Artística de Avanca por 32-25 no Pavilhão Sá Leite, em Braga. Bruno Saurin (AA Avanca) foi o melhor marcador do encontro com 8 golos. Do lado dos homens da casa, Rafael Peixoto foi o maior artilheiro com 6 golos ao fim dos 60 minutos.

O Póvoa Andebol Clube comandado pelo portuense Jorge Carvalho também segue invicto na competição, desta feita com uma vitória frente ao recém-promovido Académico de Viseu, por 37-25. O reforço Declerck Sibo proveniente do 1º de Agosto [Angola] apontou 8 golos, tornando-se no melhor marcador do encontro, à frente do seu compatriota Gonçalo Meireles com 7 tentos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS