Campeonato Placard Andebol 1: Clássico deixa leões na liderança

Bernardo GalanteNovembro 14, 20224min0

Campeonato Placard Andebol 1: Clássico deixa leões na liderança

Bernardo GalanteNovembro 14, 20224min0
O FC Porto derrotou o SL Benfica, o que permite o Sporting CP ficar isolado no 1º lugar do Campeonato Placard Andebol 1 e Bernardo Galante analisa a jornada

O clássico disputado na Dragão Arena, no passado sábado, entre o FC Porto e o SL Benfica deixou o Sporting CP na frente do Campeonato Placard Andebol 1 e permitiu aos dragões recuperar terreno perdido na tabela classificativa para os principais rivais da capital.

Destaque da jornada: FC Porto 33-29 SL Benfica

O Futebol Clube do Porto entrou para a 8ª jornada com a missão de vencer os encarnados e igualá-los em termos pontuais na tabela classificativa. Os tricampeões nacionais iniciaram o campeonato com uma derrota na casa da Associação Atlética de Águas Santas pela margem mínima, o que significou a perda de três pontos muito cedo na competição.

Foto de Destaque: créditos de SL Benfica

O encontro começou com um ligeiro ascendente benfiquista com a ligação entre a primeira e a segunda linha estava a funcionar muito bem com Alexis Borges a ter um excelente início de jogo a nível ofensivo. Os dragões acabaram por equilibrar uma partida, cuja qual não tinham tido o melhor início possível.

A nova contratação do FC Porto, o lateral-direito sueco Jack Thurin com uma prestação acima da média a nível ofensivo ia dificultando a vida a Leandro Semedo e companhia que por ali passara. Nos últimos dez minutos, a ofensiva benfiquista desligara-se do jogo e os Azuis e Brancos superiorizam-se, aproveitando e descolando no marcador, sendo que vão para o intervalo a vencer por cinco golos de diferença. À ida para os balneários, o resultado era de 19-14.

Na segunda parte, o SL Benfica entra determinado a operar uma reviravolta no marcador, contudo, o conjunto liderado pelo sueco Magnus Andersson acabaria por não tremer e não permitiu que tal coisa acontecesse. A equipa comandada pelo espanhol Chema Rodríguez acabaria por dar uma resposta positiva, no entanto, nunca conseguiu baixar dos três golos de diferença. O FC Porto acabou por não deixar fugir os três pontos e o resultado final acabara por ditar-se num parcial de 33-29.

Jack Thurin (FC Porto) e Petar Djordjic (SL Benfica) foram os melhores marcadores do encontro com 7 golos, respetivamente. Alexis Borges foi expulso do encontro, fruto de três exclusões de dois minutos.

Sporting garante liderança isolada com uma vitória tranquila

O Sporting Clube de Portugal comandado por Ricardo Costa venceu, de forma tranquila, o Póvoa Andebol Clube por 32-22. Num encontro devidamente controlado pelos leões, foram os verdes e brancos que ditaram o ritmo do encontro desde muito cedo, terminando com uma vitória por dez golos de diferença.

Mamadou Gassama foi o melhor marcador do encontro com 7 tentos apontados, ao longo do encontro.

Cinco encontros, cinco vitórias caseiras: o fator casa prevalece

Nos restantes cinco encontros, prevaleceu o fator casa com as equipas caseiras a receber e vencer os seus adversários. A Associação Atlética de Águas Santas venceu, pela margem mínima, o Futebol Clube de Gaia por 27-26, naquele que foi um encontro que permitiu aos maiatos regressarem às vitórias.

O Clube de Futebol “Os Belenenses”, após um início de época a roçar aquilo que é o horrendo, tem vindo a subir o seu nível e a reaproximar-se da natureza qualitativa. Desta feito, num encontro entre dois emblemas históricos do andebol português, a turma de Belém recebeu e venceu, por 25-24, o ABC de Braga. Numa partida equilibrada do início ao fim, a vitória acabou por sorrir aos Pastéis.

O ADA Maia / ISMAI recebeu e venceu o Ginásio Clube de Santo Tirso por 29-27. Com esta vitória, os universitários da Maia sobem ao 11º lugar (zona de play-off de despromoção) com 12 pontos, 2 pontos acima dos emblemas que descem diretamente.

O Marítimo da Madeira Andebol SAD, também venceu de forma bastante convincente a Artística de Avanca por 31-26, sendo que graças esta vitória subiu ao 7º posto, em igualdade pontual com o CF “Os Belenenses” e a 1 ponto de ABC de Braga e AA Águas Santas.

O Vitória Futebol Clube também venceu o Académico de Viseu, que ainda não conseguiu sair dos lugares de despromoção. A partida terminou com a vitória dos homens da casa por 31-25, num encontro em que permitiu à equipa sadina somar o 14º ponto e ampliar vantagens para os homens que lutam para não descer de divisão, nomeadamente, o Académico de Viseu, o GC Santo Tirso, a AA Avanca e o Maia


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS