O Campeonato Nacional de Universitários 2018

Tiago MagalhãesAbril 28, 20184min0

O Campeonato Nacional de Universitários 2018

Tiago MagalhãesAbril 28, 20184min0
O maior evento desportivo universitário do ano já terminou e o Fair Play dá alguns insights de como foi! O Campeonato Nacional de Universitários 2018 aqui!

Aveiro foi a cidade escolhida para acolher as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2018 que decorreram de 16 a 27 de Abril. Mais de 35 instituições estiveram representadas na edição deste ano, em mais um sucesso de organização da Federação Académica do Desporto Universitário em parceria com a Associação Académica da Universidade de Aveiro.

A cerimónia de abertura realizou-se em Aveiro com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da FADU Portugal, Daniel Monteiro e  de Manuel Assunção, Presidente da AAUAV, entre outras entidades competentes.

Este inicio de competição ficou marcado pelas declarações de Daniel Monteiro dirigidas ao Secretário de Estado onde este referiu “continuar à espera do estatuto de Estudante-Atleta” que pensa ser “o culminar para a politica de visão que é a importância de estudar e praticar desporto ao mesmo tempo”.

Depois de todas as festividades iniciadas, iniciava-se assim a competição onde para  além de estarem em disputa os títulos de Campeões Nacionais Universitários, estava também em causa a presença nos Campeonatos Europeus Universitários que este ano se irão realizar em Portugal, mais precisamente na cidade de Coimbra.

A entrada para estas Fases Finais a Universidade do Porto liderava o Troféu Universitários de Clubes com 3071 pontos, com a AAUAV na segunda posição com 1672.5 e a fechar o pódio a Associação Académica da Universidade do Minho com 1532.25.

Numa primeira semana de competição “entraram” em campo o andebol feminino, basquetebol masculino, futebol 11, corfebol, hoquei em patins masculino, karaté, futsal feminino e voleibol masculino. Mais de 800 atletas estiveram em prova, onde se disputaram mais de 133 partidas e foram atribuídos 7 títulos.

A primeira equipa a erguer um título foi a equipa de Hóquei em Patins da Associação Académica de Universidade de Aveiro e merece assim destaque.

Nesta primeira semana também se sagraram campeãs as seguintes instituições:

Andebol Feminino – Universidade do Porto

Futsal Feminino – Associação Académica da Universidade de Évora

Basquetebol Masculino – Associação Académica da Universidade de Aveiro

Futebol 11 – Associação Estudantes Faculdade Engenharia do Porto

Voleibol Masculino – Associação Estudantes Faculdade Engenharia do Porto

Corfebol Misto – Associação Académica da Universidade de Aveiro

Karaté – Universidade do Porto

De forma complementar a competição, a organização dos CNU’s disponibilizou várias iniciativas de relevo como por exemplo uma Sessão de Esclarecimento denominada “Verdade no desporto: A campanha Anti Doping” que se realizou na sala dos atos académicos da Universidade de Aveiro.

O ritmo continuou bastante elevado na segunda e última semana de competição com mais quatro modalidades a entrar para os quadros e a realização de 125 encontros para encontrar mais campeões e consequentemente representantes de Portugal nos EUSA 2018.

Na segunda semana sagraram-se campeãs as seguintes instituições:

Rugby Feminino – Assoicação Académica de Coimbra

Rugby Masculino – Universidade do Porto

Voleibol Feminino – Associcação Estudantes Faculdade de Desporto do Porto

Basquetebol Feminino – Associação Estudantes Faculdade de Desporto do Porto

Futsal Masculino – Associacação Académica Universidade do Minho

Andebol Masculino – Associação Académica Universidade do Minho

O desporto universitário deu mais um passo em frente na sua afirmação sobretudo com as parcerias que tiveram com o jornal “Record” e com o “Porto Canal”, meios de comunicação que para além de estarem presentes em todos os dias de competição transmitaram algumas finais de modalidades em directo.

A FADU Portugal em colaboração com mais de 900 voluntários e agentes desportivos está assim de parabéns por uma organização que decorreu praticamente sem incidentes e onde a animação em competição foi nota recorrente coroando assim o trabalho desenvolvido pelos estudantes-atletas nas fases previas a nível regional.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS