Campeonato da Europa de Andebol 2022: O início do Main Round

Bernardo GalanteJaneiro 22, 20223min0

Campeonato da Europa de Andebol 2022: O início do Main Round

Bernardo GalanteJaneiro 22, 20223min0
O Main Round do Campeonato da Europa de andebol já começou e Bernardo Galante põe-te a par tudo o que aconteceu na 1ª jornada neste artigo

O Campeonato da Europa terminou para Portugal, mas a competição continua com as seleções a defrontarem-se no Main Round. A seleção de Montenegro continua a ser a grande surpresa do Europeu.

1º DIA: E COMEÇA O MAIN ROUND

A primeira jornada do Main Round colocou frente-a-frente a Croácia e o Montenegro, onde a seleção montenegrina continuou o seu percurso no Campeonato da Europa de 2022 com uma grande e convincente vitória. O resultado final fixou-se nos 26-31 a favor dos montenegrinos com Simic (guarda-redes do MT Melsungen e de Montenegro) a fechar a baliza com umas monstruosas 14 defesas, perfazendo os 40% de eficácia defensiva. À mesma hora, a Rússia encontrou-se frente-a-frente com a Suécia, encontro onde os escandinavos foram superiores durante os 60 minutos, acabando por vencerem o encontro por 23-29.

Às 17:00, iniciava-se um dos jogos mais esperados do dia que oponha a França e a Alemanha, um clássico do andebol mundial. Com a Alemanha com cinco casos de covid-19, previa-se uma Espanha favorita, devido à qualidade de todos os elementos disponíveis. Depois de uma primeira parte equilibrada na maioria dos momentos, nuestros hermanos foram para o balneário a vencer por dois golos de diferença. A segunda parte acabou por ser bem diferente e os espanhóis atingiram rapidamente os sete golos de diferença. O resultado final fixar-se-ia nos 23-29 a favor da seleção espanhola.

Também às 17:00, a França defrontava os Países Baixos num encontro que os franceses tornaram bastante acessível, vencendo por dez golos de diferença (34-24). Vincent Gerard foi o destaque do encontro com 13 defesas (13/33, 39% de eficácia).

Às 19:30, a Dinamarca defrontaria a Islândia no duelo nórdico do dia, onde os dinamarqueses levaram a melhor sobre a seleção que venceu Portugal na primeira jornada da Preliminary Round. O encontro terminou com um 28-24 a favor da Dinamarca, onde Mathias Gidsel foi o grande destaque da partida com 9 golos em 9 tentativas (100% de eficácia). À mesma hora, a Noruega defrontou e venceu a Polónia por uns expressivos 31-42.

2º DIA: SUÉCIA IMPARÁVEL E NORUEGA CONQUISTA

No segundo dia do Campeonato da Europa de andebol, o primeiro de três encontros opôs a Rússia frente à Espanha, onde esteve prestes de acontecer uma surpresa. A Rússia chegou a estar a vencer por três golos de diferença na segunda parte do encontro, sendo que os espanhóis deram a volta à partida e mantiveram o seu registo 100% vitorioso – muito por culpa do livre de 7 metros ao poste, no último lance do encontro. Os guarda-redes de ambas as seleções tiveram excelentes prestações com altas percentagens defensivas: Kireev (15/40, 37.50%), Corrales (10/28, 35.71%) e Pérez de Vargas (6/13, 46.15%).

Às 17:00, a Suécia defrontou a Polónia e conquistou a vitória por dez 10 golos de diferença (18-28), num encontro de sentido único. O guarda-redes sueco Thobias Thulin terminou o encontro com 12 defesas em 30 remates, perfazendo-se uma eficácia a rondar os 40%.

Logo a seguir, a Noruega venceu a Alemanha por 8-23 num encontro em que os nórdicos dominaram e controlaram, praticamente, desde a metade da primeira parte. Erik Toft foi o artilheiro da partida com sete golos apontados em 10 remates à baliza alemã.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter