Campeonato da Europa de Andebol 2022: Noruega em alta na 2ª jornada

Bernardo GalanteJaneiro 25, 20223min0

Campeonato da Europa de Andebol 2022: Noruega em alta na 2ª jornada

Bernardo GalanteJaneiro 25, 20223min0
Sem grandes surpresa mas com grandes jogos decorreu a 2ª jornada do Campeonato da Europa de Andebol que Bernardo Galante analisa para o Fair Play

O Main Round do Campeonato da Europa de Andebol continua a carburar e houve apenas uma “surpresa” no meio de alguns embates de grande calibre, com o outro destaque da jornada a ser a queda da Espanha ao 15º jogo oficial.

SUÉCIA SUPERIOR E NORUEGA PÕE FIM À FASE DE OURO DA ESPANHA

A segunda jornada do Main Round, iniciou-se no passado domingo com a seleção da Polónia a enfrentar os russos comandados por Velimir Petkovic. A emotividade tomou conta de uma partida que teve sucessivas vantagens mínimas de parte a parte, acabando ao final dos 60 minutos por terminar empatada a 29 bolas. O polaco Szymon Syprzak e o russo Sergei Kosorotov foram os melhores marcadores do encontro com 8 tentos cada. O guarda redes polaco, Mateusz Zembrzycki, encontrou-se em particular destaque com 11 defesas, culminando em 39% de eficácia defensiva (11/28).

Em seguida, às 17h00, a Alemanha defrontaria uma das crónicas candidatas ao título – a seleção sueca. Num encontro, onde a Suécia foi sempre dona e senhora do encontro com sucessivas vantagens de dois a três golos durante todo o encontro. A Alemanha tem vivido alguma instabilidade em pleno Europeu, devido a vários casos de Covid-19, fator que a Suécia aproveitou durante a partida. O resultado final acabaria por fixar-se num parcial de 21-25 a favor dos escandinavos. O ponta esquerdo sueco, Hampus Wanne, foi o artilheiro do encontro com 6 tentos em 8 possíveis (75% de eficácia).

No último encontro do dia, a Noruega pôs fim à série de 14 jogos sem perder da seleção espanhola. O encontro do dia, oponha duas das melhores seleções da Europa, sendo que a Noruega poderia aproveitar o facto da Espanha ter defrontado a Rússia, num encontro disputado até ao último segundo. Os nórdicos mais dispostos fisicamente, tomaram conta do resultado desde o início do encontro, acabando por vencer a partida por 27-23. Sebastian Barthold, ponta norueguês a representar o Aalborg, faturou por 6 vezes em 7 possíveis, sendo um dos elementos letais da seleção comandada por Christian Berge.

DINAMARCA NÃO PERDOA E FRANÇA TAMBÉM NÃO

O quarto dia do Main Round, iniciou-se com a derrota da Islândia frente à seleção da Croácia por 22-23. A Croácia superiorizou-se na segunda metade do encontro, chegando a estar a vencer por cinco golos de vantagem. No entanto, a Islândia nunca desarmou e empatou a partida no último minuto, não sendo suficiente para evitar a derrota frente à turma comandada por Hrvoje Horvat. Ambos os guarda redes, estiveram irrepreensíveis com duas grandes exibições – Viktor Hallgrímsson (13/35, 37%) e Ivan Pesic (13/35, 37%).

Em seguida, a Dinamarca dizimou os Países Baixos – que não contavam com as suas estrelas, Luc Steins e Kay Smits – por 35-23 e continuou assim a sua profecia 100% vitoriosa. Mathias Gidsel foi, mais uma vez, a figura do encontro com nove golos em todo o encontro, tendo efetuado nove remates à baliza. O lateral direito do GOG de apenas 22 anos, leva 45 golos em 46 remates, em toda o Campeonato da Europa.

No final do dia, a poderosa seleção francesa levou de vencida a seleção do Montenegro, por 27-36. Num encontro que a França esteve, praticamente, todo o encontro na frente do marcador, o destaque vai para os artilheiros da partida – Dika Mem e de Milos Vujovic com sete golos, cada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter