Reconhecimento a quem merece ser reconhecido – Beatriz Costa
Voltamos a olhar para uma figura do nosso basquetebol que merece muito reconhecimento, Beatriz Costa, neste caso mais uma jovem treinadora que marca a formação na atualidade e que tem tudo para ser uma figura cada vez maior, por esse motivo, vem connosco e fica a saber tudo sobre Beatriz Costa.
Energia e um futuro enorme
É cada vez mais um nome muito ligado ao Vitória SC, são muitos anos nesta que é a sua única casa, algo que a torna uma figura cada vez maior no basquetebol desta instituição história do desporto nacional.
Beatriz Costa tem uma ligação muito forte às vimaranenses, uma vez que desde o seu primeiro momento no basquetebol que está no clube, falamos de um vínculo muito forte que vem desde Sub-14 quando ali iniciou todo o seu percurso, fazendo toda a sua formação na equipa de Guimarães conseguindo sempre ser um elemento importante na equipa. Era uma daquelas jogadoras que era a primeira a apoiar e a puxar pelas colegas, sempre com uma energia contagiante que puxava todos para cima.
Na sua formação foi ficando sempre a sua grande alma, uma característica intrínseca que já deixava à vista um futuro enorme como treinadora ou como alguém que poderia vir a ser importante no futuro para o basquetebol.
Chegou às seniores do Vitória SC, fez todo o seu percurso como jogadora em Guimarães até 2021/2022 conquistando vários títulos e mostrando já na fase final de formação que estaríamos perante alguém que ia ser importante para o basquetebol do clube e não só. Deixou de jogar nessa sua última temporada, deixando uma imagem de um elemento influente não só pelo que fazia em campo, mas principalmente pelo que fazia fora de campo, a tal energia já muito referida que a colocava em evidência e que deixavam uma pista para aquilo que viria a ser o seu futuro.
A carreira como jogadora não prosseguiu, mas já na parte final da sua formação surgiu um novo caminho. Iniciou a sua carreira nos bancos como adjunta das Sub14 Femininas do Vitória SC, passando logo na temporada seguinte para a função de treinadora principal, um passo natural atendendo ao que evidenciava e ao que já ia realizando, algo natural e que iniciou aquilo que é uma carreira já com provas dadas em diversos quesitos e competições.
Nesta última temporada assumiu as equipas de Minibasquete mostrando e muito o seu talento e a sua capacidade para treinar e para ajudar ao crescimento das suas atletas. Beatriz Costa conta ainda com as experiências na Associação de Basquetebol de Braga, a mais recente como treinadora, na Festa Nacional do Minibasquete em Paços de Ferreira onde além do excelente trabalho e da classificação final, Beatriz Costa deixou ainda mais à vista de todos que é uma das futuras grandes coaches.
O destaque em Paços de Ferreira deriva do que a sua Seleção apresentou, fez e uma vez mais pela sua energia, é a paixão que coloca em campo, tanto na forma como prepara como na maneira como sente o jogo, como foca na partida, lendo a partir do banco as partidas de uma forma muito interessante, mas principalmente pela entrega que coloca em tudo.
Ficou ainda mais visível para todos como coach pela sua paixão e alma, por esse motivo Paços de Ferreira ajudou muito a que tudo aumentasse, principalmente o reconhecimento para com uma das treinadoras mais promissoras do basquetebol nacional. O nosso espaço de Reconhecimento a quem merece ser reconhecido serve para deixar à vista figuras do nosso basquetebol que merecem ser mais valorizadas, no caso de Beatriz Costa está muito relacionado com o que já vem apresentando, mas principalmente pelo que ainda poderá vir a fazer, uma vez que demonstra que a sua energia irá marcar cada vez mais o basquetebol nacional.
Conta ainda já com uma experiência como árbitra, apitando competições cada vez mais importantes e também aí deixando claro a sua paixão pela bola laranja. Beatriz Costa brilha nas suas diferentes funções, sendo evidente o amor que existe pelo basquetebol.
Falámos um pouco sobre o percurso de uma pessoa que irá ser uma treinadora cada vez mais conhecida e reconhecida, a sua alma e paixão ficam espelhadas a cada momento em todos os seus jogos. O futuro do Vitória SC, da Associação de Basquetebol de Braga e do basquetebol nacional está mais que assegurado por uma das melhores e mais promissoras treinadoras do basquetebol jovem nacional.