Taça Nacional Séniores femininos – arranque a todo o gás
A Taça Nacional Séniores Femininos deu o pontapé de saída e por isso mesmo olhamos para tudo o que aconteceu nestes primeiros duelos desta competição do nosso basquetebol.
BASKET ALMADA CLUBE E AROSO ENTRAM DE FORMA AUTORITÁRIA
O mote para esta edição da Taça Nacional Séniores Femininos foi dado a Norte na Póvoa do Lanhoso com o triunfo SC Maria Fonte na receção ao GDAS, partida para o Grupo A que ficou marcada pelo enorme equilíbrio existente entre estes dois conjuntos que se bateram e que proporcionaram um grande jogo a todos os que assistiram a este duelo na Escola Secundária Póvoa Lanhoso. Este primeiro dia de Taça Nacional prosseguiu levando-nos de seguida para Lousada e para o Grupo B, onde o Juventude Pacense foi vencer depois de um encontro muito disputado com o LAC.
Este encontro foi muito equilibrado, as duas equipas bateram-se muito e foram os detalhes a fazer a diferença para a equipa visitante que assim conseguiu arrancar esta competição da melhor maneira. Continuámos a Norte e por duelos equilibrados na Taça Nacional com o triunfo do do GD Bolacesto na visita ao BC Gaia após um encontro onde a equipa visitante conseguiu evidenciar a qualidade que já tinha mostrado em alguns momentos no CN 2ª Divisão no jogo do Grupo C que encerrou este primeiro dia desta competição, partida que ficou marcada pelo enorme qualidade existente entre estes dois conjuntos que se bateram e que proporcionaram um grande jogo a todos os que assistiram. O dia mudou na Taça Nacional e com ele vieram os duelos a Sul.
Para arrancar o dia 2 deste primeiro fim-de-semana da Taça Nacional voltamos ao Grupo A a Norte, e viajámos até Guimarães onde as conquistadoras do Vitória SC conseguiram vencer o FC Vizela por 52-37, mais um duelo renhido, bem jogado e que voltou a ser especial tal como todos os outros anteriores pelos reencontros existentes entre várias figuras da equipa visitante que tanto carinho têm pela turma de Guimarães. Em seguida continuando a Norte, mas já começando a descer, fomos até Gafanha da Nazaré onde num duelo referente ao Grupo D, o GD Gafanha recebeu e venceu o NDA Pombal por 90-46, um triunfo impressionante.
Prosseguindo no dia e nos primeiros duelos desta Taça Nacional, parámos em Almada onde o Basket Almada Clube triunfou na receção ao Carnide Sub22 por 78-73 um jogo grande que contou para o Grupo C da Zona Sul e que se revelou entusiasmante ao ser decidido nos instantes finais e que foi sempre pautado pela incerteza e pelo quão bem os dois conjuntos jogaram proporcionando assim um dos melhores encontros do fim-de-semana no basquetebol nacional, algo que já não é uma novidade nesta temporada no que diz respeito a jogos no Pavilhão Municipal do Laranjeiro que já foi palco de grandes jogos nesta época. Para finalizar o segundo dia da Taça Nacional um duelo para o Grupo A da Zona Sul onde o Alenquer BC conseguiu vencer na receção ao ABA, mais um encontro muito discutido e a ficar marcado pelo valor dos dois conjuntos, a evolução das jogadoras e a qualidade de jogo como foi comprovado por todos os que se dirigiram à Escola Básica 2,3 de Alenquer que foi palco novamente de uma partida disputada e entusiasmante.
No último dia do primeiro fim-de-semana da Taça Nacional Seniores Femininos desta temporada, mais dois encontros que seguiram a senda dos duelos anteriores e que se revelaram espetaculares e muito bem jogados. No primeiro deste domingo, continuámos na Zona Sul com a equipa do Lobos da Malveira a ir até Sintra derrotar o conjunto do GDEMAM Sub22 por 64-45, num embate disputadíssimo referente ao Grupo b e marcado pela demonstração de qualidade deixada pelas jogadoras destes dois conjuntos que conseguiram assim colocar-se em destaque pelo bem que jogaram e pelo tanto que lutaram durante toda a partida. Para encerrar este dia e o fim-de-semana na Taça Nacional, um regresso ao Norte e mais concretamente ao Porto para o triunfo do UAA Aroso na receção ao GDB Leça por 56-45 numa partida que contou para o Grupo C da Zona Norte. Este duelo não quis fugir à regra deste fim-de-semana e também ele ficou marcado pela luta destas duas equipas, a qualidade de jogo e pela qualidade das jogadoras que tal como tantas vezes fizeram ao longo da fase anterior no CN 2ª Divisão.
Deixámos aqui tudo sobre os primeiros duelos da Taça Nacional, mais uma competição que se vem juntar a todas as outras na garantia de grandes jogos e de verdadeiros espetáculos basquetebolísticos nesta temporada e que por isso mesmo nos deixa já bem presente de que não vamos poder perder nada nesta Taça Nacional Seniores femininos.