CN 1ª Divisão – Basquetebol de qualidade e de alto nível

José AndradeDezembro 4, 20228min0

CN 1ª Divisão – Basquetebol de qualidade e de alto nível

José AndradeDezembro 4, 20228min0

O CN 1ª Divisão está cada vez mais forte, os jogos cada vez mais emocionantes e hoje vamos perceber tudo o que aconteceu nos últimos encontros da competição que segue a cativar cada vez mais todos os adeptos.

5ª jornada – CLIP vence Sanjoanense e GDRAR superioriza-se ao Quinta dos Lombos

Começamos por olhar para os duelos da 5ª jornada do CN 1ª Divisão, que teve o primeiro encontro no dia 6 de Novembro onde o SC Braga foi até ao Pavilhão Municipal Nortecoope vencer o Mais Basket por 77-73 num duelo fantástico onde as minhotas conseguiram uma vitória importante. Ainda no dia 6, o SC Coimbrões recebeu e venceu o Guifões SC por 79-59 numa das melhores exibições do conjunto de Gaia, depois o BC Barcelos que recebeu e venceu o Juvemaia por 86-65 em mais um triunfo seguro da equipa minhota e ainda o CLIP que recebeu e venceu a AD Sanjoanense por 68-64 num jogo absolutamente incrível e que diz bem da qualidade desta nossa competição.

Os jogos seguintes desta ronda surgiram no último fim-de-semana onde no dia 26 a SIMECQ foi até à Madeira derrotar o CB Marítimo por 95-38, o Ferragudo viajou até ao Pavilhão Municipal Casal de Cambra para vencer o CBQ por 56-53 num jogo disputadíssimo e que deu continuidade ao momento das algarvias e já no domingo o GDRAR recebeu e venceu o Quinta dos Lombos sub22 num jogo que voltou a deixar à vista o nível das alentejanas que estão a cada ronda a cimentar o seu lugar entre os melhores projetos nacionais.

6ª jornada – SIMECQ vence dérbi e Coimbrões ultrapassa Maia

Mudamos de ronda e voltamos a Norte onde no dia 12 o BC Barcelos foi até ao Açores vencer o Boa Viagem por 91-55 num duelo que deu início a esta jornada, seguiu-se no dia 13 de Novembro o CLIP que foi até ao Pavilhão Municipal Nogueira da Maia derrotar o Juvemaia por 72-61 em mais um grande jogo, depois o SC Coimbrões que triunfou em casa na receção ao Maia Basket pot 70-60 em mais um duelo espetacular entre dois dos conjuntos mais fortes da competição e para encerrar este dia o AD Sanjoanense que derrotou o Guifões SC em casa por 85-52.

A jornada 6 do CN 1ª Divisão teve a sua continuidade no dia 30 com a SIMECQ a receber e a vencer o CBQ por 63-60 num dos melhores duelos destes dias e que deixou evidente a evolução destes dois conjuntos. Os dois últimos encontros desta ronda surgiram no feriado do 1º de Dezembro com o triunfo do Quinta dos Lombos sub22 na receção ao CB Marítimo por 122-13 um duelo de total superioridade do conjunto de Carcavelos e ainda o GDRAR que voltou a mostrar a sua força em casa ao receber e vencer o Carnide por 75-64 num jogo equilibrado e que reforçou o ótimo arranque do conjunto de Évora.

7ª Jornada – Juvemaia regressa às vitórias e CLIP soma e segue

Continuamos a avançar nos últimos encontros do CN 1ª Divisão, chegando agora à 7ª jornada que teve 4 duelos no dia 19 de Novembro. Foi o Juvemaia a dar início a tudo ao ir vencer o Guifões SC por 75-59 num duelo que marcou o regresso às alegrias do conjunto visitante e que mesmo tendo sido complicado mostrou a força do grupo do Guifões. Depois fomos até Braga onde o SC Coimbrões derrotou o SC Braga por 80-72 num duelo com prolongamento e que colou todos aos lugares pela muita emoção e pelo grande jogo que ocorreu no Pavilhão Lamações.

Continuamos nesta ronda com o triunfo da AD Sanjoanense no Pavilhão Municipal Nortecoope por 69-63 dando continuidade ao bom momento, nota ainda para o conjunto da Maia que está a jogar muito bem e que está cada vez mais perto de deixar o mau momento para trás. Ainda tivemos mais um encontro nesta 7ª jornada com o CLIP a receber e a vencer o Boa Viagem por 69-54 dando continuidade ao excelente momento do conjunto do Porto.

8ª jornada – CLIP “rouba” invencibilidade ao Barcelos e Maia regressa aos triunfos

A 8ª jornada do CN 1ª Divisão já teve 4 encontros, todos disputados no dia 26 de Novembro com tudo a começar no Pavilhão Municipal Paulo Pinto onde a AD Sanjoanense recebeu e triunfou frente ao SC Braga por 62-48, depois o Guifões que regressou aos triunfos na viagem a Angra do Heroísmo vencendo o Boa Viagem por 72-52 num duelo muito disputado. A ronda prosseguiu e deu-nos a surpresa deste início de competição com o CLIP a vencer na visita a Barcelos por 75-67 terminando assim com a invencibilidade do BC Barcelos num dos melhores jogos deste fim-de-semana no basquetebol nacional. Por fim, o Maia Basket que regressou aos triunfos na visita ao Juvemaia ao vencer por 72-68 em mais um duelo magnifico e muito bem jogado.

9ª jornada – Barcelos e Braga voltam às vitórias

Chegamos à 9ª jornada que teve neste feriado do 1º de Dezembro os seus primeiros encontros com o SC Braga a receber e a vencer o Juvemaia por 77-61, ainda o BC Barcelos que foi até Guifões triunfar por 94-77 e por fim o SC Coimbrões que derrotou a AD Sanjoanense em casa por 69-64, três duelos espetaculares para coroar este dia.

Destaques individuais destes duelos já disputados destas jornadas do CN 1ª Divisão:

– Rafaela Henriques: Em crescendo na temporada

Começamos pela jogadora em maior evidência na 5ª jornada, Rafaela Henriques que chegou esta temporada ao Quinta dos Lombos onde tem surgido bem na equipa principal e que aproveitou novamente para brilhar nas sub22 com mais uma exibição que espalha a sua muita qualidade e mais do que isso a evolução que tem vindo a ter nesta temporada. Rafaela Henriques conseguiu 12 pontos, 13 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola.

– Marta Arnaut: a Incapacidade de não estar sempre em destaque

Mudamos para a 6ª jornada onde a jogadora em maior plano de destaque foi Marta Arnaut, uma atleta que todos conhecemos pelo seu muito valor e que neste duelo em Évora foi quem mais se evidenciou. Marta Arnaut é das atletas mais regulares deste CN 1ª Divisão e que além da sua qualidade alia a capacidade de liderança, algo que foi visível neste encontro. Nem sempre o boxscore reflete a importância de Marta Arnaut, mas a jogadora do Carnide está em todos os duelos em destaque, neste encontro com o GDRAR conseguiu 11 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 1 desarme de lançamento.

– Sofia Sá: Classe à solta em Guifões

O destaques da 7ª jornada é Sofia Sá, a jogadora do Juvemaia esteve muito bem mostrando uma vez mais a sua classe com uma exibição de luxo no duelo em Guifões onde o Juvemaia venceu e muito pelo que a esta jogadora fez. Sofia Sá foi um dos pilares da subida, é uma jogadora de altíssimo nível que está a demonstrar neste CN 1ª Divisão aquilo que já sabíamos ou seja, que é uma das melhores na sua posição. Sofia Sá conseguiu 14 pontos, 10 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola que coroaram esta grande exibição.

– Mariana Albano: A força da natureza que sabemos que irá regressar mais forte

O destaque dos duelos já disputados da 8ª jornada do CN 1ª Divisão não chega pelas melhores razões, uma vez que Mariana Albano sofreu uma rutura medial colateral e uma lesão nos ligamentos cruzados, mas merece este destaque porque serve para nos juntarmos no envio de forças para Mariana Albano, um valor seguro do nosso basquetebol que além do seu enorme talento tem uma garra e é uma força da natureza, algo que nos dá garantias de que irá regressar ainda mais forte! Muita força Mariana, estamos todos contigo!

https://www.facebook.com/photo?fbid=6176566199021475&set=pcb.6176566355688126

– Catarina Mateus: Sempre a mostrar que é uma das melhores

O destaque dos três primeiros duelos da 9ª jornada vem do SC Coimbrões e é aquela jogadora que em todas rondas está em alta, falo de Catarina Mateus que jornada após jornada espalha magia pelos nossos campo e que seja em que campeonato mostra a todos como é uma das melhores jogadoras nacionais. Luxo e classe uma vez mais com Catarina Mateus a conseguir 15 pontos, 9 ressaltos, 6 assistências e 1 roubo de bola.

Ficou aqui tudo sobre as últimas partidas do CN 1ª Divisão, duelos que deixaram à vista como o nível desta competição só sobe. Grandes jogos, muita qualidade e a prova de como não dá para perder nada no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS