Carla Leite quem é a MVP do Europeu Sub20?
Hoje vamos olhar para um dos nomes em maior destaque no basquetebol mundial, Carla Leite recém-eleita MVP do Campeonato da Europa de Sub-20, percebendo quem é esta figura da bola laranja. Por isso mesmo vem connosco e fica a saber tudo sobre Carla Leite.
Carla Leite um dos maiores nomes para o futuro do basket
Carla Leite por estes dias é um dos nomes em alta no basquetebol mundial, apontada como uma das futuras estrelas mundiais, mas a verdade é a jogadora que brilhou no Campeonato da Europa de Sub-20 teve as suas primeiras experiências no mundo do desporto em tudo menos no basquetebol, uma vez que praticou ténis, atletismo ou futebol, este último um pouco por culpa do pai, que tinha no futebol a sua grande paixão. Mas e como surgiu o basquetebol na vida de Carla Leite?
Por um mero acaso, tudo porque num jogo entre amigas no recreio da escola um professor ao passar observou que a jovem francesa tinha alguma apetência e acabou por fazer o convite para que fosse experimentar num clube da sua aldeia e assim foi com o bichinho a não demorar para surgir. Os primeiros passos em Lorgues ainda foram de algum nervosismo porque conciliava com o futebol e o basquetebol não era ainda a grande prioridade até porque jogava com rapazes e não existia grande futuro pela falta de equipas femininas, mas tudo mudou quando se mudou para Draguignan, onde acabou por optar em definitivo pela bola laranja, deixando em definitivo para trás os pontapés na bola.
Ainda longe de sonhar em ser profissional e abdicando de um desporto onde dizem que também era um grande talento, Carla Leite começou a dar nas vistas e por isso mesmo foi convidada para o Centro de desportos de Antibes onde começou a ser olhada de outra forma, sendo chamada aos trabalhos da Seleção Regional onde voltou a estar em destaque e com isso iniciou-se tudo a nível nacional, uma vez que foi aqui que todos começaram a ver Carla Leite como uma grande promessa do basquetebol feminino francês.
Com cada vez mais olhos postos na jovem francesa, em 2019 surge o grande convite que mudou para sempre a vida de Carla Leite, quando ingressou na Tony Parker Academy atuando no ASVEL Lyon, um passo que colocou em definitivo Carla Leite nas bocas do mundo, com as chamadas às Seleções jovens francesas e com o ganhar de um protagonismo cada vez maior em França e no basquetebol jovem mundial, uma vez que Carla Leite era protagonista em todas as competições, mostrando que estávamos perante alguém que poderia vir a ser um dos grandes nomes do basquetebol feminino francês no futuro.
Foram 3 anos em Lyon onde se assumiu como a grande referência deste projeto, mostrando-se ao mundo, valendo mais um salto quando na temporada passada se mudou para o Tarbes equipa da principal divisão do basquetebol feminino em França. Na sua primeira época como profissional, Carla Leite foi a melhor jovem da competição e uma das maiores figuras da época, deixando para trás todas as duvidas e reticencias sobre a sua escolha e sobre como seria a sua adaptação ao mais alto nível.
Principalmente depois de um verão onde acabou afastada do Campeonato da Europa Sub-18 por lesão, a mesma mazela que afetou o seu inicio em Tarbes, mas nem por isso desistiu e depois de alguns problemas iniciais na preparação para a época tudo mudou quando no primeiro jogo realizou uma exibição de luxo, ganhando moral para aquela que foi uma época de estreia como profissional a roçar a perfeição, que voltou a acabar com uma pequena lesão que a retirou dos últimos duelos da temporada, felizmente nada que afetasse além disso.
Falando das Seleções jovens, a primeira experiência de Carla Leite foi no 3×3 quando em 2021 ficou na convocatória final para a Taça dos Campeões Europeus de Sub17, depois disso foi chamada por diversas vezas, mas o covid interferiu e no ano passado quando todos estavam de olhos postos na grande figura da Academia de Tony Parker, Carla Leite sofreu uma lesão e acabou por não marcar presença no Campeonato da Europa de Sub18. Este ano a lesão ainda assustou, mas a verdade é que nada se meteu no caminho de Carla Leite e depois da sua grande temporada de estreia como profissional, acabou por realizar um Campeonato da Europa de Sub20 de altíssimo nível, sendo a MVP e a grande protagonista, brilhando assim naquela que acabou por ser a sua estreia nos maiores palcos pela Seleção Francesa de 5×5, mais um passo dado para a consolidação do seu nome como um dos maiores nesta altura do basquetebol jovem mundial.
Aos 19 anos Carla Leite é já profissional, brilhando cada vez mais e mostrando além da sua imensa qualidade, uma determinação e uma capacidade de trabalho brutal, sendo reconhecida pelo seu valor e pela sua entrega. Carla Leite é a mais recente MVP no Europeu de Sub-20 e se já era uma das maiores promessas do basquetebol mundial, depois desta temporada é para a grande maioria um dos nomes maiores para os próximos anos no mundo da bola laranja e hoje deixámos aqui tudo sobre o seu percurso curto, repleto de lutas, mas que revela bem o valor e a garra de uma jogadora que num curto espaço de tempo será uma das melhores do mundo.