Basquetebol Feminino Ribatejano – 5 grandes talentos

José AndradeNovembro 21, 20238min0

Basquetebol Feminino Ribatejano – 5 grandes talentos

José AndradeNovembro 21, 20238min0

Regressamos ao Ribatejo para apresentar mais 5 nomes a guardar de grandes talentos do basquetebol feminino ribatejano, jogadoras entusiasmantes que se têm vindo a assumir a nível distrital e que prometem muito dar que falar a nível nacional.

Emília Damião – CD Amiense

Começamos por olhar para uma jogadora que se destaca e se vai afirmando cada vez mais na realidade ribatejana, falamos claro de Emília Damião jogadora do CD Amiense que é já nesta altura uma das maiores referências do clube dos Amiais de Baixo, além de ser um dos maiores valores de 2010 no distrito.

A atleta que começou no Amiense em Mini-8 vai sendo já um dos destaques nas competições distritais, merecendo com isso chamada aos primeiros treinos de observação da Seleção Distrital de Sub14 Femininos de Santarém que já começou a preparar as Festas do Basquetebol Juvenil em Albufeira, sendo que Emília Damião se assume como uma das maiores candidatas a figurar na lista final.

Falando da jogadora, estamos perante uma atleta que exemplifica muito bem a raça dos Amiais, juntando a toda a sua alma e entrega uma qualidade técnica elevada, uma ótima qualidade de passe, o ser muito forte no 1×1 e o conseguir assumir sem medo seja em que contexto for. Emília Damião habitou-se desde cedo a jogar em escalões acima, mostrando sempre o seu valor, sendo nesta altura uma das melhores jogadoras no Campeonato Distrital de Sub14, evidenciando a sua muita qualidade, tudo aquilo que tem vindo a evoluir e ainda a sua força de vontade que a coloca como uma das jogadoras mais intensas de Santarém.

Vanessa Ciobanu – Rio Maior Basket

Mudamos para Rio Maior para falar de Vanessa Ciobanu, a jogadora mais nova desta lista. O Rio Maior Basket volta a ter uma geração muito forte com as atletas Sub12 nesta altura, onde Vanessa Ciobanu se assume como um dos rostos em maior destaque. Sendo jogadoras ainda Sub12, o clube de Rio Maior fez uma aposta e colocou esta geração a fazer ainda o Campeonato Distrital de Sub14 Femininos onde estes talentos têm aproveitado para evoluir.

Vanessa Ciobanu assume-se como um dos maiores talentos e uma das figuras de destaque em ambas as competições, mostrando já que está acima de muitas na sua faixa etária. É uma jogadora elegante, muito forte na ida para o cesto e na luta das tabelas, além de ser uma boa lançadora e uma jogadora inteligente capaz de fazer as suas colegas jogarem melhor, características que aliadas ao trabalho com a professora Teresa Barata a colocam já num patamar de muito destaque no basquetebol ribatejano, sendo que é um dos nomes mais expectáveis a figurar na lista final de convocadas da Seleção Distrital de Sub12 que irá participar em Julho na Festa do Minibasquete em Paços de Ferreira.

Raquel Ribeiro – UDR Zona Alta

Raquel Ribeiro começou a sua formação no Chamusca BC em Mini-8 rumando a Torres Novas há 4 temporadas para jogar em Sub16. A jogadora comandada por Mariana Guedes já é há algum tempo um valor no distrito, brilhou em Sub12 assumindo-se na altura como um dos maiores talentos da sua geração, continuando sempre ao longo dos anos da sua formação a ser destaque.

A sua mudança para Torres Novas ajudou este talento, conseguindo ganhar espaço e evoluir sendo nesta altura figura em Sub16 . Raquel Ribeiro é uma jogadora muito veloz, tecnicista, que combina a isso tudo o ser uma boa defensora, muito inteligente e o facto de conseguir ter uma boa média e longa distancia. Raquel Ribeiro tem subido de nível a olhos vistos, sendo nesta altura uma das estrelas do Campeonato Distrital de Sub16 Femininos. Raquel Ribeiro é um valor seguro e fruto da sua capacidade de trabalho uma atleta que tem tudo brilhar cada vez mais.

Matilde Martinho – Chamusca BC

Matilde Martinho foi uma das figuras do título distrital de Sub12 da época passada do clube da Chamusca, conseguindo com isso ser uma das eleitas para representar Santarém na Festa do Minibasquete em Paços de Ferreira, além de ter ainda ganho espaço na equipa de Sub14 que na temporada transata terminou nos primeiros lugares do Campeonato Nacional.

Esta temporada, Matilde Martinho tem se assumido como um dos esteios da equipa de Sub14 Femininos do Chamusca BC que segue na liderança do Campeonato Distrital e que tem conseguido mostrar o muito talento de uma das melhores gerações a surgir no Ribatejo nos últimos anos. Matilde Martinho define-se como uma jogadora muito inteligente que tem uma leitura tática como poucas, conjugando com isso o facto de ser uma ótima lançadora, muito boa passadora e que lê as vantagens e os espaços muito bem, além disso é ainda uma defensora de grande nível. Matilde Martinho assume-se como um dos grandes talentos do basquetebol feminino ribatejano e nesta altura como um dos maiores valores a nível nacional de 2011.

https://scontent.flis12-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/401614656_664727159109492_7899467333925759128_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-7&_nc_sid=5f2048&_nc_ohc=vM_GnsUWJWEAX-H-134&_nc_ht=scontent.flis12-1.fna&oh=00_AfDJzEl72tqmFObA7bbXyuzt547Hf1u_sMnuJSFtSoZP5A&oe=6561EC78

Carolina Silva – BC Tomar

Para finalizarmos vamos até Tomar para falar de uma das melhores bases do distrito abaixo de Sub-16, falo claro de Carolina Silva. A jogadora que está desde Mini10 no BC Tomar e que é um dos rostos da formação do jovem clube de Tomar, está nesta altura a atuar em Sub16, fazendo uma subida de escalão que a tem ajudado a ter maior protagonismo e a adquirir mais ferramentas para o seu futuro. Carolina Silva é um dos grandes talentos do basquetebol feminino ribatejano de 2011, figura como uma das melhores bases do distrito nesta geração.

Carolina Silva evidencia-se pela parte técnica, sendo muito forte no 1×1, na condução de bola e na leitura  de vantagens, juntando a isso o seu QI basquetebolístico coloca-a num patamar de destaque entre mesmo as mais velhas. Carolina Silva ainda se assume como uma boa lançadora de meia distância que tem vindo a melhorar bastante de longa distância, além disso a sua raça na defesa e a sua evolução tem vindo a fazer com que seja uma jogadora cada vez mais completa, assumindo-se cada vez mais como uma das bases com maior futuro no distrito de Santarém pela sua qualidade entusiasmante.

Ficaram aqui 5 grandes valores do basquetebol feminino ribatejano, 5 jogadoras que prometem muito dar que falar em Santarém e mesmo a nível Nacional.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS