Basquetebol jovem feminino ribatejano – 4 grandes talentos pt.4

José AndradeAbril 10, 20235min0

Basquetebol jovem feminino ribatejano – 4 grandes talentos pt.4

José AndradeAbril 10, 20235min0

Regressamos a Santarém para falar de mais 4 nomes que merecem atenção e destaque no basquetebol jovem feminino ribatejano pelo seu elevado potencial, por isso mesmo vem connosco e fica a conhecer mais 4 enormes promessas da bola laranja nacional.

Íris Santos – Talento enorme e de grande futuro

Começamos por falar de uma base do Santarém Basket Clube, Íris Santos que é uma das melhores jogadoras de 2007 do distrito e um dos talentos com maior margem de progressão. Íris Santos é um dos nomes da temporada, algo que já não é novo e quem vem desde os seus primeiros anos no basquetebol. Falamos de uma base que se destaque pelo seu QI basquetebolístico, uma base que pensa e vê o jogo como poucas, com capacidade para “mapear” cada centímetro do campo e de analisar todos os movimentos de uma forma incrível.

Brilhou no Campeonato Distrital de Sub16 e Sub18 mostrando perante todos uma vez mais que é um dos maiores talentos de Santarém e alguém com capacidade para grandes voos. A jogadora do Santarém Basket brilha ainda pela sua capacidade de passe, de tomada de decisão e pelo seu lançamento de meia e longa distância, juntando a tudo isso a sua capacidade técnica sendo temível no 1×1. Íris Santos é um dos talentos de 2007 com maior potencial a nível nacional, uma jogadora que trabalha muito e dona de um potencial que tem tudo para a colocar em patamares elevados do nosso basquetebol.

Matilde Coelho – Um valor geracional e capaz de tudo

Mudamos para Torres Novas para falar de Matilde Coelho, provavelmente o maior talento do distrito abaixo das Sub16. A jogadora da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta é Sub12 ainda, uma vez que é uma atleta nascida em 2011, mas que em campo parece já uma jogadora mais velha. É um talento raro que tem vindo a ser potenciado por Mariana Guedes nas Sub14 da Zona Alta, um salto que se revelou fundamental para a evolução deste verdadeiro diamante do basquetebol jovem feminino ribatejano. Matilde Coelho é já dona de um tiro de alto nível, sendo muito forte a nível técnico e mesmo a nível físico.

A atleta que vai estar ao serviço da Seleção de Santarém Sub14 na Festa do Basquetebol Juvenil é um talento a quem não pode ser dado espaço, muito forte no 1×1, que alia a isso qualidade defensiva, de passe, uma inteligência que a coloca já em destaque uma capacidade de fazer a diferença. Matilde Coelho é um valor acima da média, um dos talentos de 2011 com maior margem a nível nacional e alguém que tem tudo para poder atingir os maiores palcos do basquetebol luso.

Matilde Cegonho – Capacidade que já a coloca em grande destaque

No terceiro destaque desta nossa lista do basquetebol jovem feminino ribatejano, viajamos até à Chamusca para falar de Matilde Cegonho uma das figuras da formação do Chamusca Basket Clube. Estamos perante um talento de 2012 que foi uma das maiores protagonistas em Sub12 no distrito e que mostrou que já é um dos talentos com maior margem no Ribatejo. Evidencia-se pela parte técnica, mas também muito pelo lado defensivo, isto porque é uma atleta que ganha nos duelos individuais, capaz de ultrapassar atletas mais fortes fisicamente no ataque e que na defesa já mostra uma capacidade para também ai fazer a diferença ganhando nos duelos perante adversarias mais rápidas e com maior técnica.

Matilde Cegonho alia a visão de jogo e técnica individual a uma resiliência e ao nunca desistir, sendo determinante nos dois lados do campo. Matilde Cegonho é um talento já muito completo, dona de uma maturidade enorme para a sua idade e com tudo para se afirmar como um dos maiores valores ribatejanos desta geração.

Teresa Neves – Elegância e habilidade para ser de topo

Para finalizar esta nossa nova parte do basquetebol jovem feminino ribatejano, regressamos ao Santarém Basket Clube para falar de Teresa Neves. Para terminarmos vamos a um dos grandes talentos de 2010, alguém que vai estar em Albufeira, que foi uma das estrelas no Campeonato Distrital Sub14 e que mostrou na primeira fase do Campeonato Nacional que é um dos grandes talentos não só no Ribatejo como a nível nacional, sendo um dos nomes a seguir na Festa do Basquetebol Juvenil. Teresa Neves é uma atleta dona de uma enorme elegância, que se evidencia pelo que faz com e sem bola, isto porque junta a capacidade física ao facto de ser habilidosa com bola.

A jogadora do Santarém Basket é forte nos duelos nas tabelas, intensa no garrafão sendo capaz de ganhar a jogadoras mais altas e até mais fortes fisicamente e que depois alia a tudo isso a sua capacidade de lançamento. Teresa Neves é sinonimo de elegância e um dos maiores nomes de Santarém para o futuro, alguém que tem tudo para se tornar uma referência e uma jogadora para voos elevados no mundo da bola laranja em Portugal.

Ficaram aqui mais 4 nomes do basquetebol jovem feminino ribatejano, jogadoras que prometem marcar o presente e muito mais o futuro do basquetebol nacional derivado do seu elevado potencial.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS