Fórmula 2: apreciação da temporada até agora.

Luís MouraMaio 21, 20237min0

Fórmula 2: apreciação da temporada até agora.

Luís MouraMaio 21, 20237min0
Com a Fórmula 1 parada, Luís Moura vai até à Fórmula 2 para nos trazer das novidades desta temporada que tem sido... memorável!

O Campeonato do Mundo de Fórmula 2 tem proporcionado aos seus fãs excelentes corridas nesta temporada. Correu-se em Sakhir, Jeddah, Melbourne e Baku. Cada corrida teve a sua história, mas todas elas tiveram um sentimento em comum: A emoção!

Sakhir

À semelhança do que tem acontecido desde 2021, a F2 arrancou, em conjunto com a F1, o seu campeonato no Circuito Internacional do Bahrain. A primeira prova contou com um domínio de Théo Pourchaire. O piloto francês da ART marcou o tempo mais rápido no treino livre (1:45.264) e deixou claras as suas intenções de dominar o fim-de-semana. Na qualificação, aproveitou a velocidade do seu carro para ser o mais rápido, com 1:40.903, tendo uma vantagem de 0.751 décimas para Victor Martins, o seu companheiro de equipa. Richard Verschoor foi terceiro a 0.900 décimas de Pourchaire.

Na corrida sprint, os primeiros dez da grelha invertem as suas posições e, por esse motivo, Ralph Boschung partiu de primeiro, à frente de Roman Stan. Arthur Leclerc, irmão mais novo de Charles Leclerc, partiu da terceira posição. Durante a corrida, as ultrapassagens e os grandes momentos foram constantes. Boschung geriu a liderança da corrida, e arrecadou os 10 pontos da vitória. Dennis Hauger ascendeu da quarta para a segunda posição. Victor Martins foi terceiro. O Pole siter ganhou cinco lugares e conquistou os quatro pontos da quinta posição, e também o ponto suplementar da volta mais rápida. Já Arthur Leclerc e Roman Stanek, “caíram a pique”, e acabaram na décima segunda e décima terceira posição, respetivamente.

A corrida principal foi caótica! Théo Pourchaire manteve o primeiro posto e venceu a corrida. Ralph Boschung, que havia vencido a sprint de sábado, subiu da décima para a segunda posição. Contudo, a grande surpresa da corrida foi Zane Maloney. O rookie que representa a Rodin Carlin, na sua primeira Feature race da carreira, fechou os lugares de pódio, depois de ter partido da décima oitava posição. Uma excelente carta de apresentação para o piloto da equipa júnior da Red Bull.

Depois da primeira ronda do campeonato, Théo Pourchaire era o líder do campeonato com trinta e dois pontos. Ralph Boschung, outra das estrelas do fim-de-semana, ocupava o segundo posto com vinte e oito pontos. Com quinze pontos, estava Zane Masloney no último lugar do pódio.

Jeddah

A segunda ronda do campeonato foi em Jeddah, na Arábia Saudita. A pole position foi conquistada por Victor Martins da ART. Na segunda posição, a 0.744 do homem da pole, ficou o rookie Oliver Bearman da Prema Racing. O terceiro classificado foi Théo Pourchaire, a 0.745 do seu colega de equipa. O pole siter para a corrida sprint foi Jak Crawford da Hitech, depois do seu décimo posto na qualificação.

Na corrida sprint, Crawford teve alguns problemas e não consegui acabar nos lugares pontuáveis. O grande vencedor foi Ayumu Iwasa, piloto da Red Bull e da Dams, que havia partido da quarta posição. Victor Martins consomou uma série de ultrapassagens e acabou a corrida na segunda posição com a volta mais rápida. Jehan Daruvala foi terceiro. Uma boa corrida do piloto indiano que se estreia esta temporada na MP Motorsport, depois de uma temporada pouco conseguida na Prema.

A Feature Race foi, novamente, repleta de caos e emoção. Victor Martins fez um peão, que o levou à desistência. O grande vencedor foi Frederik Vesti. Uma corrida muito sólida do piloto da Prema que subiu da sexta para a primeira posição. Jack Doohan foi segundo e Daruvala terceiro. A volta mais rápida pertenceu a Arthur Leclerc.

Depois de Jeddah, Ralph Boschung ascendeu à segunda posição, em troca com Théo Pourchaire. Ayuma Iwasa subiu a terceiro.

Melbourne

A Fórmula 2 teve, pela primeira vez na sua história, uma prova em solo australiano. A horas impróprias para os fãs portugueses, o Grande Prémio de Melbourne foi mais um ponto alto do campeonato. Na qualificação, Ayumu Iwasa foi o mais rápido e ganhou o direito de partir da primeira posição na corrida de domingo. Na perseguição ficaram os dois homens da ART, Théo Pourchaire e Victor Martins, respetivamente.

A corrida sprint foi realizada a um ritmo intenso. Dennis Hauger, que partiu da primeira posição geriu a corrida a seu belo prazer e “levou para casa” os dez pontos da vitória e o ponto extra da volta mais rápida.

Já na corrida principal, Ayumu Iwasa dominou a corrida e conquistou os vinte e cinco pontos da vitória. Para além disso, fez a volta mais rápida e levou o ponto extra para casa. Théo Pourchaire aguentou a segunda posição e ficou à frente de Arthur Leclerc, que tinha partido da sétima posição.

No final de contas, Iwasa acabou o fim-de-semana a liderar o campeonato com cinquenta e oito pontos. Pourchaire manteve a segunda posição com cinquenta pontos e Vesti ascendeu à terceira posição com quarenta e dois pontos.

Baku

Baku foi o fim-de-semana menos disputado nesta época de F2. Só conheceu um nome: Oliver Bearman! O piloto britânico da Ferrari e da Prema esteve imparável. Foi o mais rápido no treino livre, fez a pole com a direção empenada, venceu a sprint partindo do décimo posto, e dominou a corrida principal.

Para além de Bearman, na corrida sprint, Vesti foi segundo e Crawford terceiro. Enzo Fittipaldi foi quinto. Já Théo Pourchaire, abadonou a corrida.

Na corrida principal, a história não foi diferente. Novo domínio de Bearman que “não ligou” à concorrência, e geriu a corrida a seu belo prazer. Também Enzo Fittipaldi teve uma corrida bastante positiva, depois de um início de temporada complicado para o piloto brasileiro. Théo Pourchaire “salvou” a má prestação da corrida sprint com um terceiro lugar sofrido.

O líder do campeonato à chegada a Baku teve um fim-de-semana complicado e não foi além da décima segunda posição.

Depois de Baku, Pourchaire voltou a assumir a liderança do campeonato. Vesti subiu até à segunda posição e Iwasa desceu para terceiro.

A prova seguinte seria em Imola, todavia, devido às condições metrológicas, a etapa foi cancelada. Assim sendo, a próxima prova é de 25 a 28 de maio, em Monte Carlo.

Apreciações da temporada

Até Baku, o campeonato tem sido repleto de grandes emoções na maioria das corridas. De positivo, destacam-se as performances de Iwasa, Bearman, Vesti e Pourchaire. Têm mostrado as pretensões de lutar pelo título e com isso almejarem um lugar na F1 na próxima temporada. Dos quatro, Pourchaire aparenta ser o que está melhor apadrinhado, uma vez que as suas ligações com a Alfa Romeo são conhecidas e, de resto, o piloto francês desempenha o papel de piloto reserva e de desenvolvimento da equipa suíça.

Não obstante, Bearman é piloto júnior da Ferrari e Iwasa é piloto Red Bull, portanto, com um bom desempenho no que resta da temporada, poderão chegar à categoria máxima do desporto motorizado. De negativo, há a destacar as prestações de Victor Martins. O piloto luso descendente tem boas prestações nas qualificações, mas não as tem capitalizado nas corridas.

Com nove provas até ao final da temporada, a luta pelas potenciais vagas no pelotão de Fórmula 1 está mais viva do que nunca. Pourchaire e Bearman parecem ser os principais candidatos, contudo, num campeonato tão competitivo, qualquer piloto pode sonhar com o triunfo final.


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