FIA Prize Giving 2022: E os campeões foram, finalmente, coroados

Diogo SoaresDezembro 11, 20225min0

FIA Prize Giving 2022: E os campeões foram, finalmente, coroados

Diogo SoaresDezembro 11, 20225min0
Estão entregues os prémios da FIA, com os campeões e vencedores a serem distinguidos depois de um ano 2021 emocionante

Na última sexta-feira (9) foram entregues os troféus de campeões do mundo FIA e não só. A cerimónia decorreu em Bolonha, Itália e o FairPlay conta-te tudo o que aconteceu na FIA Prize Giving.

FIA MOTORSPORT GAMES

Os FIA Motorsport Games, realizados no Circuito de Paul Ricard, em França, viram Itália sagrar-se vencedora após arrecadar 4 medalhas no total – 3 de ouro, nas categorias de Rally4, Historic Rally e Formula 4 Cup, e 1 de prata na categoria de GT Sprint. O troféu entregue pela FIA foi recebido por Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automóvel Clube de Itália, e por Andrea Kimi Antonelli, medalhista na categoria de Formula 4 Cup

KARTING

No Karting procedeu-se à entrega de 3 títulos nas categorias de OK, OK-JUNIOR e KZ. Na primeira, o título foi entregue ao jovem brasileiro Matheus Morgatto. Morgatto confirmou o seu título confirmado em Sarno, Itália. Em OK-JUNIOR foi o tailandês Enzo Tarnvanichklul a garantir o título que, tal como Morgatto, confirmou o título na pista de Sarno. Por fim, na categoria KZ, o troféu foi entregue ao sueco Viktor Gustafsson. Este confirmou o seu campeonato em Le Mans, França.

FORMULA 3 & FORMULA 2

Victor Martins levou a melhor sobre os rivais e conquistou o título de campeão de F3 em Monza. Ele que é esperado que corra pela ART na F2 em 2023. No campeonato de equipas, a Prema levou a melhor, confirmando a sua superioridade naquele campeonato.

Já na F2, Felipe Drugovich recebeu o troféu após ter confirmado o título também em Monza com uma temporada completamente dominante. No campeonato de equipas, a MP Motorsport seguiu o caminho de Drugovich e também venceu o campeonato.

FORMULA 1

Na Formula 1 o troféu foi entregue a Max Verstappen. O neerlandês recebeu o tão sonhado troféu de campeão do mundo pela época mais dominante na história da F1. A Red Bull Racing, pelas mãos de Christian Horner, recebeu o troféu de campeão do mundo de construtores.

FORMULA E

Stoffel Vandoorne recebeu das mãos do presidente da FIA Mohammed Ben Sulayem, o troféu por ter conquistado o campeonato do mundo de Formula E. Foi o primeiro título de FE do piloto belga. A sua equipa, Mercedes EQ – que não estará no grid em 2023- tornou-se campeã nos construtores.

WEC

Antes de mais, é preciso relembrar que no WEC apenas são considerados campeonatos do mundo as categorias de Hypercar e de LMGTE, por isso, o título de LMP2 conquistado por António Félix da Costa não é considerado um campeonato do mundo. Posto isto, os títulos de construtores e pilotos em Hypercars ficaram entregues à Toyota Gazoo Racing e aos pilotos do carro número 8, Sébastian Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa. Já em LMGTE, o título de pilotos foi entregue a Alessandro Per Guidi e James Calado, que foram campeões a bordo de um Ferrari 488 GTE Evo. O título de equipas ficou entregue à AF Corse.

WRC

Kalle Rovanpera foi o grande vencedor da temporada de WRC. O piloto finlandês contou ao seu lado com o seu compatriota Jonne Halttunen aos comandos do Toyota Yaris. Os pilotos subiram a palco para receberem os troféus de campeão do mundo de pilotos e de copilotos, respetivamente. Tal como no WEC, a Toyota Gazoo Racing levou a melhor no campeonato de construtores tendo recebido o troféu pelas mãos de Jari-Matti Latvala.

RALLY-RAID

Em Rally-Raid, a dupla que levou o título para casa foi a da Toyota Gazoo Racing, formada por Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel. A construtora japonesa garantiu assim o 3º título de construtores em 2022, confirmando a grande fase em que se encontra. O piloto qatari levou para casa o título de pilotos, já o seu companheiro francês levou o de copilotos.

RALLYCROSS

No Mundial de Rallycross, Johan Kristoffersson não deu hipóteses à concorrência e confirmou o seu 5º título na categoria. O sueco em 2022 terminou o campeonato com 8 vitórias em 10 rondas, sustentando cada vez mais o estatuto de melhor de sempre na categoria.

Destaque ainda para Zane Maloney e Lewis Hamilton. O jovem piloto de Barbados levou para casa o troféu de FIA Rookie of the Year devido à sua fantástica campanha no campeonato de F3 – tendo terminado em 2º lugar -, já o piloto britânico, que não esteve presente na cerimónia, recebeu o prémio FIA Action of the Year pela ultrapassagem dupla a Charles Leclerc e Sergio Pérez, em Silverstone, no Grande Prémio da Grã-Bretanha


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS