Antevisão da temporada do WEC 2024

Diogo SoaresFevereiro 18, 20243min0

Antevisão da temporada do WEC 2024

Diogo SoaresFevereiro 18, 20243min0
Diogo Soares faz o lançamento do WEC 2024 com destaques para as escuderias, pilotos e novidades desta competição de automobilismo

É já no próximo dia 29 que se inicia oficialmente a 12ª temporada do WEC, no circuito de Losail, no Qatar. Antes disso, a 24 e 25 deste mês realiza-se o prólogo no mesmo circuito.

O calendário da temporada conta com oito corridas, com a primeira delas a ser no Qatar, como já referi anteriormente. Seguem-se Imola, Spa, Le Mans, Interlagos, Circuito das Américas, Fuji e Bahrain, respetivamente, sendo que a última corrida se realiza a 02 de novembro.

Esta é uma época de uma grande mudança no formato das categorias do WEC. As categorias LMP2 e GTE Am, restando apenas as categorias Hypercar e GT3. Mas engane-se quem pensa que encurta o campeonato. Estas extinções devem-se à elevada demanda nas categorias principais quer dos Hypercars, que dos GT3. Ao todo, 37 carros estarão presentes nas pistas do calendário, 19 deles serão os Hypercars. As prestigiantes marcas Ferrari, Toyota, Lamborghini, BMW, Cadillac, Porsche, Alpine, Peugeot e a “velhinha” Isotta Fraschini marcam presença na categoria principal. Em GT3, Aston Martin, BMW, Ferrari, McLaren, Lamborghini, Ford, Lexus, Chevrolet e Porsche serão responsáveis por elevar o bom nome da categoria.

Também há é preciso dar destaque a alguns pilotos envolvidos conhecidos do público. A Toyota mantém o núcleo duro, que lhes rendeu o título nos últimos anos, com Brandon Hartley e Sebastian Buemi no carro 8 e Kamui Kobayashi e Mike Conway no 7, tendo ainda a presença de Nick de Vries neste mesmo carro. Na Cadillac temos Sebastian Bourdais. A Porsche contará com Andre Lotterer no carro 6 da Penske e com o campeão do mundo de F1 em 2009, Jenson Button, no carro 38 da Jota.

A BMW conta com René Rast e Robin Frijns no carro 20. Na Alpine, o maior destaque vai para Mick Schumacher no carro 36. Os carros 50 e 51 da Ferrari mantém a fórmula do ano passado que valeu a vitória em Le Mans e tem a presença de mais um carro. O 83 da AF Corse terá ao volante Robert Kubica, Robert Shwartzmann e Yifei Ye. A Peugeot mantém o plantel do ano passado. Por fim, a Lamborghini terá o ex-piloto de F1, Daniil Kvyat.

Na categoria GT3 também há nomes de destaque. Valentino Rossi estará no BMW nº 46 da Team WRT. O Lamborghini 85 da Iron Dames terá a presença da muito promissora Doriane Pin. Ainda no Lexus 87 da ASP Team terá José Maria Lopez, vencedor de Le Mans em 2021. 2024 não terá a presença de nenhum piloto português.

O que esperar do rendimento dos Hypercars?

A Toyota será a favorita à vitória em quase todas as corridas. Apenas Le Mans será uma exceção. No entanto, Ferrari e Porsche terão todas as condições para dificultar a vida à construtora nipónica. A Peugeot é uma incógnita, resta saber se os franceses serão capazes de lidar com a baixíssima fiabilidade que o carro revelou em 2023. Cadillac, BMW, Lamborghini, estarão numa luta de meio de pelotão, sendo que a real competitividade será apresentada em Le Mans. Quanto à Isotta Fraschini, não poderemos esperar grandes feitos da construtora. Apesar de nos testes privados já realizados o rendimento ser satisfatório, é de esperar que os poucos recursos e a inexperiência, “atirem” a construtora transalpina para o fundo do pelotão.

Como referi no início deste artigo, a temporada inicia-se no dia 29 deste mês, sendo que a corrida é no dia 02 de março, correspondentes aos 1812km do Qatar. A prova deverá ter uma duração de oito horas. Esta temporada, à semelhança das anteriores, terá transmissão televisiva na Eurosport e nos canais oficiais do WEC.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS