Os dois grandes do andebol português: Gilberto Duarte e Tiago Rocha

João de MatosNovembro 24, 20193min0

Os dois grandes do andebol português: Gilberto Duarte e Tiago Rocha

João de MatosNovembro 24, 20193min0
Tiago e Gilberto serão sempre um dos grandes pioneiros do andebol português no estrangeiro e fomos relembrar alguns dos feitos alcançados por ambos!
Overview
Tiago e Gilberto serão sempre um dos grandes pioneiros do andebol português no estrangeiro.
0%
Summary

Tiago e Gilberto serão sempre um dos grandes pioneiros do andebol português no estrangeiro.

Overall score 0%
0 min100

Tiago André Alves Rocha, o possante pivot do Sporting Clube de Portugal, que atualmente não tem sido das primeiras escolhas de Thierry Anti, em detrimento de Luis Frade. Tiago Rocha é muito mais do que um grande veterano do andebol português, é um Sr. Enfermeiro. Dado pouco conhecido pelo público, Tiago é formado em enfermagem, e será sempre um dos grandes pioneiros do andebol português no estrangeiro.

Depois de 10 épocas no Futebol Clube do Porto e de ter conquistado sete campeonatos nacionais de andebol 1, duas taças de Portugal e três supertaças, ao serviço dos dragões, em 2014 viajou em direção à Polónia, para vestir a camisola do Wisla Plock, marcando ao longo das 3 épocas, mais de 130 golos, e inúmeras nomeações para o 7 ideal da Liga dos Campeões.

Fonte: ehf.com

Tiago Rocha apesar de apenas levar 2 anos de leão ao peito, já entrou para a história do clube, uma vez que foi o autor do primeiro golo da secção de andebol do Sporting Clube de Portugal no novo Pavilhão João Rocha. Tiago é um dos melhores pivots portugueses de sempre, é muito forte, defende bem, apesar da elevada estatura apresenta uma grande mobilidade, sendo um verdadeiro patrão da defesa. O que mais se destaca no seu jogo é a parte ofensiva, tem uma taxa de acerto muito grande, muito eficaz e com uma grande leitura do posicionamento do guarda redes adversário.

Na seleção nacional já possui 127 internacionalizações e mais de 345 golos, sendo um dos capitães da nossa seleção.

Fonte: fpa.pt

A par de Tiago Rocha, outro grande jogador que brilha nos palcos europeus, é nada mais nada menos que Gilberto Duarte.

As rastas são já uma imagem de marca de Gilberto que representa o Montpellier HB. Gilberto foi campeão espanhol pelos catalães, o internacional português não podia “estar mais satisfeito” com o rumo que a sua carreira tomou. E tudo começou no karaté, em Lagoa, no Algarve, que quando pequeno era apaixonado pelo karaté, mas o pai obrigou-o a escolher entre o andebol e a arte marcial, e assim foi e o resto é conversa.

Fonte: ehf.com

Portugal começou a ser pequeno para as rastas de Gilberto Duarte. Seguiu-se então uma aventura no Wisla, da Polónia, assim como o compatriota Tiago Rocha.  Mas a experiência não foi um mar de rosas. A começar pela adaptação, que foi um bocado complicada, apesar de ter contado com a ajuda de Tiago e de mais um galego e de um brasileiro da equipa polaca na altura. Por isso, quando apareceu o Barcelona não pensou duas vezes. Mas não foi fácil sair do Wisla. Teve de lidar com alguns problemas, relacionados com questões burocráticas entre clubes, mas “felizmente” tudo se resolveu e o lateral esquerdo acabou por se mudar para a Catalunha.

Fonte: fpa.pt

Gilberto Duarte faz parte de uma lista de ícones do desporto português que vestiram as cores do clube  blaugrana como Nelson Semedo, Luís Figo, Fernando Couto, Vítor Baía, Ricardo Quaresma, Deco, Edgar Ié e André Gomes no futebol e João Rodrigues  e Hélder Nunes no Hóquei.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter