Campeonato Placard Andebol 1: as «boas» surpresas de início de época

Bernardo GalanteOutubro 4, 20226min0

Campeonato Placard Andebol 1: as «boas» surpresas de início de época

Bernardo GalanteOutubro 4, 20226min0
Bernardo Galante olha para o que se passou na 3ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1 e põe-te a par dar novidades aqui no Fair Play

O campeão nacional em título, FC Porto, volta a vencer, enquanto os seus rivais de Lisboa e o ABC de Braga continuam invictos na competição com o SL Benfica isolado na liderança nesta 3ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1.

Teste de fogo para os leões na cidade da Maia

Na ressaca da jornada europeia, o Sporting Clube de Portugal visitou a cidade da Maia para defrontar a jovem equipa da Associação Atlética de Águas Santas que, por sinal, também venceu o seu confronto europeu durante a semana. A partida antevia-se difícil para os leões, devido ao excelente arranque de época que os comandados de Ricardo Moreira estão a realizar, tendo derrotado na primeira jornada, o tricampeão nacional, o FC Porto.

Os primeiros quinze minutos do encontro foi pautado pelas diferenças mínimas no marcador, perspetivando-se uma partida dura para todos os intervenientes, mas também a ser jogada com muita qualidade dentro do 40×20. O Sporting foi construindo uma vantagem interessante no decorrer do primeiro tempo. Um parcial de 4-0 a favor dos leões fez com que o empate a 6 bolas rapidamente se tornasse numa vantagem de quatro golos (6-10) para os visitantes. A superioridade leonina fez-se sentir na primeira parte chegando ao intervalo com um parcial de 11-15 a favor dos comandados de Ricardo Costa.

Na segunda parte, a turma orientada por Ricardo Moreira mostrou, desde cedo, que entrara para vencer e, rapidamente, reduz para 14-15. Na segunda metade do encontro, o marcador eletrónico oscilava entre vantagens de 1 a 2 golos para os vice-campeões nacionais, excetuando, uma única vez em que o encontro esteve empatado a 20 bolas, no entanto, o Sporting perante um Águas Santas de excelente nível não deixou fugir a vitória e acabara por vencer a partida por 27-29, levando assim os três pontos para Lisboa

Miguel Pinto, ponta-direita do Águas Santas esteve novamente em destaque apontando 7 golos ao longo de todo o encontro. Do lado do Sporting, Martim Costa com 6 golos foi o melhor marcador dos visitantes.

Destinos iguais, percurso diferentes: Águia tranquila na Luz (após receber e vencer o Marítimo) e Dragão a transpirar em Avanca

O Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu, de forma tranquila, o Vitória Futebol Clube – que vinha de uma vitória na casa do ADA Maia/ISMAI por oito golos de diferença (23-31) –, no Pavilhão Nº2 da Luz por 37-23.

Os encarnados iniciaram o encontro com um parcial de três bolas a zero e os sadinos nunca foram capazes de controlar o ímpeto benfiquista. Ao intervalo, a vantagem já era de dez golos de diferença, sendo que o marcador do Pavilhão Nº2 da Luz fixava-se nos 22-12. Na segunda parte, a história não foi muito diferente com o SL Benfica de Chema Rodríguez a gerir o encontro, fruto da vantagem construída nos primeiros trinta minutos, sendo Petar Djordjic a tornar-se o melhor marcador do encontro com 6 golos apontados.

No entanto, esta foi a segunda vitória em três dias para a turma de Chema Rodríguez, após bater o sempre difícil Marítimo Madeira SAD por 33-25, em encontro antecipado a contar para a 5ª jornada. Após uma primeira parte muito equilibrada, as águias superiorizaram-se no último quarto de hora do encontro chegando aos seis golos de vantagem, após nunca ter ultrapassado a vantagem de três golos até então. Ole Rahmel foi o artilheiro da partida com 8 tentos apontados durante os 60 minutos.

O encontro da 5ª jornada foi antecipado, devido à participação do Sport Lisboa e Benfica na IHF Super Globe (Mundial de Clubes) a decorrer entre os dias 18 e 23 de outubro na Arábia Saudita, onde os encarnados serão a primeira equipa portuguesa de sempre a conseguir tal feito na história da modalidade.

O Futebol Clube do Porto, em partida a contar para a 3ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1 acabaria por visitar a Artística de Avanca do seu ex-timoneiro Ljubomir Obradovic – que, à data do encontro, somava duas derrotas.

A partida desenhar-se-ia mais difícil do que, teoricamente, se esperava. Na primeira metade do encontro, os dragões não conseguiram alargar a vantagem de 1 a 2 golos que acabara por ilustrar o equilíbrio vivido nos primeiros trinta minutos, acabando mesmo por ir para o descanso com uma vantagem mínima (14-15).

Na segunda metade, o FC Porto consegue um parcial de 4-0 e atira o marcador para os 16-20 a seu favor. Apesar disso, a equipa de Avanca não baixou os braços e foi mantendo o jogo vivo, mas a turma de Magnus Andersson acabaria por descolar e fixar o resultado nos 23-28 a seu favor.

António Areia acabara por sair o melhor marcador do encontro com 8 tentos apontados.

Os expoentes do campeonato: ABC invicto e Belenenses sem vitórias

O ABC de Braga é, até ao momento, a boa surpresa deste campeonato. Não só devido às três vitórias em três encontros, mas sim, por isso significar a boa vida que este histórico do andebol português apresenta aos dias de hoje.

O Académico Basket Clube visitou o recém-despromovido, Académico de Viseu, arrancando para os nove pontos em outros tantos possíveis. A turma bracarense arrancou com todo o gás, chegando ao intervalo a vencer por 6 golos de diferença (10-16). Nos segundos trinta minutos, a jovem equipa do Académico de Viseu ainda reduziu para a diferença mínima por duas vezes (18-19; 19-20), sendo que o ABC rapidamente descolou, novamente.

O encontro terminou com a vitória do ABC por 24-30, sendo que Manuel Lima foi o destaque ofensivo da turma visitante com 8 golos apontados.

O CF “Os Belenenses” ainda não conheceu o sabor da vitória nesta edição do Campeonato Placard Andebol1 concedendo mais uma derrota, de forma surpreendente, no reduto do FC Gaia por 11 (!) golos de diferença. Os homens da casa dominaram o encontro, por completo, sendo que Pedro Oliveira e Vasco Costa foram os artilheiros da turma gaiense com 6 golos, cada, respetivamente.

Renovado Marítimo da Madeira conhece o sabor da vitória

O Marítimo Madeira SAD venceu, pela primeira vez, nesta edição do Campeonato Placard Andebol1 num encontro perante os seus adeptos, frente ao ADA Maia/ISMAI por 32-27.

Após um empate frente ao CF “Os Belenenses” em casa e duas derrotas em casa de Sporting CP e SL Benfica, respetivamente, os madeirenses com Délcio Pina ao comando, fruto dos 12 golos apontados, registaram os primeiros três pontos na competição.

O SL Benfica, segue na liderança isolada (com mais um jogo que os seus rivais e 12 pontos conquistados), seguindo-se o ABC de Braga e o Sporting CP com 9 pontos, respetivamente. Nos últimos lugares de acesso às competições europeias está a Associação Atlética de Águas Santas e o Futebol Clube do Porto com 7 pontos, cada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS