Mexidas e novidades no andebol nacional 2023/2024 pt.1

Bernardo GalanteJulho 4, 20235min0

Mexidas e novidades no andebol nacional 2023/2024 pt.1

Bernardo GalanteJulho 4, 20235min0
Várias equipas portuguesas do andebol nacional já operam alterações nos seus planteis com os emblemas da capital em destaque

Vários são os rumores, mas também existem confirmações dadas. Os planteis dos três crónicos candidatos ao título irão sofrer alterações e o caso mais flagrante será o do Sport Lisboa e Benfica com a mexida no banco de suplentes também. Sporting CP tentam segurar irmãos Costa e FC Porto, aparentemente, pode segurar prodígio espanhol nesta primeira parte dedicada às movimentações dos clubes do andebol nacional…

Frandsen de saída: quem entrará?

Sebastian Frandsen, guardião dos Dragões nas duas últimas temporadas, irá rumar ao seu país de origem para representar os dinamarqueses do Fredericia HK e isso fará com que fique uma vaga por preencher no plantel dos Azuis e Brancos.

Segundo o portal especializado RThandball, o polaco Mateusz Kornecki poderá ser o próximo guardião do Futebol Clube do Porto na temporada 23/24. Após ter representado nas últimas quatro temporadas o KS Kielce, onde conquistou por quatro vezes a Liga Polaca e uma Taça da Polónia, a Invicta poderá ser mesmo o destino do internacional polaco por 59 vezes.

Natural de Skarzysko-Kamienna, o guarda redes conta com passagens pelo KSSPR Końskie (quatro temporadas) e Górnik Zabrze (seis temporadas), antes de rumar ao campeão polaco. 

De acordo com a imprensa espanhola, o Futebol Clube do Porto adquiriu os serviços do ponta direita Antonio Martinez, a troco de 50 mil euros.

Promessas ibéricas, um regresso e um toque nórdico: eis o mercado dos Leões

Carlos Ruesga (CDB Oviedo), Jonas Tidemand (KIF Kolding), Francisco Tavares (US Ivry) e Josep Folqués (Istres Provence) estão de saída do Sporting Clube de Portugal, no entanto, existem nomes bem interessantes na rota de Alvalade…

Pedro Portela é um regresso confirmado. O experiente ponta direita chega proveniente do HBC Nantes, após ter ingressado no emblema francês na temporada 2021/22. O atleta leiriense teve uma primeira passagem nos Leões que durou oito temporadas de Verde e Branco, ao passo de que no verão de 2018, de forma a representar o Tremblay HB (França). Três boas épocas valeram-lhe uma mudança para um dos melhores clubes de França, onde conquistou 1 Taça da Liga Francesa, 1 Taça de França e 1 Supertaça Francesa.

No entanto, não é só o nome de Pedro Portela que poderá ser ouvido no Pavilhão João Rocha… João Gomes (ex-Águas Santas), Jan Gurri (ex-CB Granollers) e Orri Thorkelsson (ex-Elverum) são os mais recentes reforços da equipa de Ricardo Costa, segundo os meios especializados.

Saída de Chema e revolução na Luz: os primeiros sinais de 23/24

Chema Rodríguez assumiu, a tempo inteiro, a seleção húngara e o seu substituto chegou do Paris Saint-Germain: eis Jota Gonzaléz. O espanhol realizou um excelente trabalho no Ciudad de Logroño, antes de ser adjunto do seu irmão Raul González no emblema francês, nas última cinco temporadas.

À data, estão confirmados três reforços: Christopher Hedberg (ex-Elverum), Mike Jensen (ex-SC Magdeburg) e Stiven Valencia (ex-Valur). No entanto, segundo os portais especializados poderão ainda vir a ser oficializados os seguintes nomes: Yoav Lumbroso (ex-Limoges Handball), Rui Batista (ex-Águas Santas), Filip Taleski (ex-RK Vardar), Miguel Sánchez-Migállon (ex-KS Kielce) e o Sasser Sonn (ex-Kristiansand IF).

Estes nomes poderão vir suplantar as ausências de Jonas Kallman (retirou-se), Arnau Garcia (US Ivry), Sergey Hernandez (SC Magdeburg), Arnaud Bingo (RK Alkaloid), Ádam Juhász (Tatabánya KC) e de Tadej Kljun (Balatonfuedi).


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS